Nintendo - 07/06/2013

[TOP 10] It's-a Me


Mario. O mascote definitivo. Não só da Nintendo, mas o mascote definitivo do mundo dos games. Afinal, quem não conhece o Mario, certo? (ok, a piada é eterna).

Hoje no Top 10, os melhores jogos do bigode, incluindo seus spin-offs (mas sem Mario Kart e os jogos de esportes). Ficou confuso? Então acompanha aí...

10º Lugar

Paper Mario - Sticker Star (3DS): Não sei se adianta, mas vou explicar. O Top 10 é uma lista pessoal deste redator que vos escreve, portanto entram na lista os jogos que eu joguei e gostei. Eu não joguei o Paper Mario do N64 nem o Thousand-Year Door, e só joguei metade do Super Paper Mario. Sticker Star foi o primeiro jogo da série que peguei pra jogar de verdade, e para quem começou por ele, ele é um jogo extremamente divertido e uma aventura sólida e cativante do começo ao fim. Sem contar o fato de Sticker Star ser um dos jogos mais bonitos do 3DS e que leva a palavra "Paper" ao extremo, caprichando em todas as texturas, fazendo com que TUDO no jogo pareça papel de verdade. Além dos Stickers conferirem uma variedade absurda de golpes diferentes às batalhas. Sticker Star está no Top 10, deal with it.


9º Lugar

Mario & Luigi - Bowser's Inside Story (DS): Bowser's Inside Story veio para se redimir depois do fraco Partners in Time, e conseguiu fazer isso em grande estilo. O jogo é criativo e mostrou que o caminho da série Mario & Luigi é longo e ainda tem muita coisa a ser criada. A adição de Bowser como um aliado (mais ou menos) ajudou a criar o tom cômico que marcou a série, e a jogabilidade é uma das melhores. Sem contar a beleza gráfica (que vai evoluindo a cada jogo).



8º Lugar

New Super Mario Bros. U (Wii U): A série New Super Mario Bros começou no Nintendo DS e criou uma tradição de 1 jogo por console. Com alguns altos e baixos, ela chegou ao Wii U de forma genial e inovadora, veio para reformular uma série que já era uma reformulação de uma série ainda mais antiga. Que confuso. Em New Super Mario Bros U, elementos de Super Mario World foram trazidos à tona para delírio dos fãs, incorporando o mapa único e alguns inimigos clássicos que deixaram saudades do jogo do SNES. Tudo está incrivelmente bonito e colorido com os gráficos em HD, os mundos são diversificados, divertidos, as fases são criativas e os caminhos paralelos e fases secretas estão lá, você só precisa ser bem curioso para encontrar.



7º Lugar

New Super Mario Bros. (DS): Se Mario & Luigi criou um novo conceito no GBA, New Super Mario Bros. recriou um conceito no DS. Trazendo de volta o estilo plataforma 2D, com os lindos gráficos em profundidade que o DS sabe fazer, o jogo conseguiu restaurar a nostalgia da era NES e SNES e ainda proporcionar novidade com suas fases criativas e os poderes novos de nosso herói favorito.



6º Lugar

Mario & Luigi - Superstar Saga (GBA): Mario & Luigi criou um novo conceito de se fazer jogos do Mario em portátil. O jogo tem um estilo RPG que difere da série principal e o humor contido nos diálogos dita o clima de diversão da aventura. A jobabilidade é fluída e os gráficos estonteantes. Sem dúvida, SuperStar Saga é o melhor exemplar dessa série em especial.



5º Lugar

Super Mario 3D Land (3DS): Como fazer um jogo perfeito do Mario? Transformações criativas, gráficos bonitos, cores, inimigos aos montes, música que gruda na cabeça. Super Mario 3D Land tem tudo isso e muito mais. O jogo tem uma das melhores utilizações do 3D no console, mostrando que sim, o 3D pode deixar um jogo mais bonito e orgânico se for bem executado. As fases são as mais criativas que se tem notícia desde Mario Galaxy e (SPOILER ALERT) quando você acha que o jogo vai acabar, ele dobra de tamanho. É diversão que não acaba mais pra quem quer um bom exemplar da série para se divertir por horas e horas.



4º Lugar

Super Mario 64 (N64): Super Mario 64 foi o primeiro jogo do bigode em polígonos 3D, e por mais que hoje ele pareça bem quadrado perto do que a série atingiu no GameCube e Wii, ele foi a mudança definitiva. De Super Mario World para o 64 foi verdadeiramente uma revolução. Cenários enormes em 3D, o esquema de estrelas, inimigos novos, velhos inimigos vistos por outro ângulo, posição perfeita da câmera, novos poderes, tudo é lindo e inovador em Super Mario 64, mesmo depois de todos esses anos.



3º Lugar

Super Mario World (SNES): Debutando no novíssimo Super Nintendo, Mario precisava de uma "roupa" nova. E recebeu muitas. Uma nova transformação, novos cenários, Yoshi e até os cogumelos e flores são ligeiramente diferentes dos outros jogos, pra mostrar que World tinha uma personalidade própria. E o mapa, que agora mantinha o esquema de mundos, mas era inteiriço, unificado, permitindo que você tivesse liberdade de locomoção e pudesse trilhar caminhos alternativos, foi uma inovação muito bem vinda.



2º Lugar

Super Mario Bros. 3 (NES): Mario 3 era um jogo do NES, e é aquele tipo de jogo que aparece mais pro final do console pra mostrar tudo que ele é capaz de fazer. Foi nesse jogo que Mario se transformou no mestre que é hoje em transformações. Aqui se criaram roupinhas clássicas, como o Tanooki e o Sapinho, que seriam lembradas por gerações e gerações. Mario 3 foi mais um jogo que revolucionou a forma de se fazer Mario e criou um padrão a ser batido.



1º Lugar

Super Mario Galaxy (1 e 2) (Wii): Mario Galaxy revolucionou a série de uma forma que não acontecia há anos. A jogabilidade perfeita, o esquema de galáxias, planetas, gravidade, a adição dos star bits e a utilização precisa e perfeita do wiimote transformaram o jogo em um clássico instantâneo. Tanto que o jogo recebeu uma continuação que vai além de ser um mero complemento do original, como se estivessem apenas utilizando fases descartadas. Super Mario Galaxy 2 é uma evolução do primeiro jogo, e não perde em nada para seu antecessor. Super Mario Galaxy inovou a forma de se fazer Mario, a forma de se fazer videogame, e o 2 veio para deixar tudo ainda mais fluído e divertido. Te desafio a ser fã da Nintendo, ser fã de Mario, e não ter ficado com os olhos brilhando quando o primeiro Galaxy rodou pela primeira vez em seu Wii.
Não, eu não esqueci das incríveis músicas orquestradas do jogo, sem elas a experiência não seria a mesma coisa. E sim, os dois jogos merecem a mesma colocação, porque eles são praticamente um jogo só, uma longa aventura que não importa quantas fases geniais tenha, sempre deixará um gostinho de quero (MUITO) mais.



Menção Honrosa:

Super Mario Bros.: Não foi exatamente aqui que tudo começou, mas foi sim aqui que o estilo plataforma se estabeleceu como a principal modalidade de jogo e inspiraria dezenas de outras franquias através do mundo, transformando nosso querido bigodudo Mario em um ícone no mundo dos games.



Os que sentiram falta de Super Mario RPG, só posso pedir desculpas, pois nunca joguei. Sei a importância do jogo para a criação de outras séries como Mario & Luigi e Paper Mario, mas não tenho como falar dele aqui sem conhecer.

Leia Também

Nintendo - 27/10/2016

Monster Hunter XX é anunciado - Confira detalhes e imagens

Monster Hunter XX - Double Cross foi anunciado no Nintendo Direct de hoje. Confira o trailer: Monster Hunter XX é a sequência de Monster Hunter X (que se chama MH Generations no ocidente) e será lançado no Japão ...

Leia Mais...

Nintendo - 18/10/2016

Attack on Titan: Escape from Certain Death é anunciado para 3DS

A empresa Ruby Party, subsidiaria da Koei Tecmo está desenvolvendo o novo jogo Attack on Titan: Escape from Certain Death para 3DS. Membros da equipe do Anime estão trabalhando em conjunto para criar o visual do jogo...

Leia Mais...