Nintendo - 10/07/2013

[Matéria] A Gênesis de Pokémon

Por Arthur


Muitos games são aclamados por suas histórias e enredos incríveis, todavia, em meio a diversos lançamentos, as vezes se torna difícil, e até improvável manter uma linha cronológica.
Entre aqueles que ficavam agoniados ao terminar um jogo da série Legend of Zelda, se perguntando em qual ordem o jogo se encaixaria, como Ganondorf reencarnou, como a Triforce realmente foi formada, além de muitas outras indagações, tiveram parte de suas dúvidas sanadas com o Hyrule Historia, uma benção para os fãs de carteirinha da série.
Por mais que pareça que Pokémon siga uma linha cronológica, é muito provável que não (Não se esqueça que o anime e os mangás tem uma cronologia própria); mas deixemos essa era de pokébolas e treinadores de lado um pouco, mas começar do Genesis da nossa "Kanto Historia" e falar do aclamado criador dessa universo que consome horas de bateria de nossos DS - não, não estou falando de Satoshi Tajiri, e sim de Arceus!


A teoria do inicio da existência do universo Pokémon é bem parecida com a do Big Bang; provavelmente quando estudaram sobre tal, sua professora da 5° ou 6° série usou um ovo como exemplo. Pois bem, o universo Pokémon literalmente começou com um ovo! É claro que, diferente do que verá adiante, o "Deus todo poderoso" não veio do Big Bang, o que confundiria muitos criacionistas, ou estudiosos.. No meio do completo nada surgiu um ovo (não me pergunte) e dele nasceu Arceus, o primeiro Pokémon a existir; talvez induzido pelo ócio de se encontrar no meio do nada, criou Dialga, o portador do controle do Tempo, Palkia, o do Espaço, além  de Giratina, o da Antimatéria.

Giratina, por sua natureza destrutiva e conhecimento do bem e mal, foi banido por Arceus do reino que o mesmo estava criando (como aconteceu com o anjo caído Lucífer, em muitas crenças, por exemplo), então Giratina ficou selado em Distortion World; sendo ele a única criação rebelde, Dialga e Palkia cumpriram o papel ao qual foram atribuídos e criaram o Mundo Pokémon, e mais tarde indo para suas próprias dimensões, cuja única ligação com o reino criado era em Spear Pillar, na região Sinnoh.


Temos, agora, uma dimensão que somente aceita os conceitos de tempo e espaço, ou seja, temos um lugar inabitado, o reino que Arceus queria construir estava longe de acontecer. Foram criados então Uxie, a personificação do Conhecimento, Mesprit, da Emoção e Azelf da Essência da Vida (ou Alma se preferir), que por sua vez criaram alguns Pokémon. Diferente das primeiras criações de Arceus, eles não foram para suas próprias dimensões e sim para Lake Verity, Lake Vlalor e Lake Acuity, na região de Sinnoh, que mais tarde ficaria conhecido como ‘’O Lago dos Guardiões’’.
Pronto, assim, de uma maneira consideravelmente simples, surgiu o nosso aclamado Universo Pokémon, mas o mesmo se encontrava em era pré-histórica , e se tem pouco conhecimento de Pokémon dessa era, como Kabuto, Omanyte, Gennesect ( em sua fase inicial) etc, mas a partir daí surgiram outros seres que seriam a personificação das matérias mais importantes desse novo reino estabelecido.


Kyogre foi formado pelo movimento forte de ondas no oceano, Groundon se formou, provavelmente, perto do centro da terra, com lava e terra endurecidos e Rayquaza é formada pelos minerais da camada de ozônio, onde precisa ocasionalmente passar para manter a força de seu corpo, quando não o faz, descansa em Sky Pillar.
Kyogre e Groudon tentaram expandir o oceano e a terra respectivamente, o que acabou gerando rivalidade entre os dois, a batalha pela dominância do reino foi por muito tempo travada até que Rayquaza selou os dois em duas cavernas, com o poder das Orbs vermelha e azul, criadas por ele; e os dois descansariam até os eventos das terceira geração, muitos milênios depois.


Com todo esse conflito de terra e oceano, surgiu uma outra entidade, Regigigas, que com seu poder de mover continentes teria formado toda a região de Sinnoh em volta do lugar que surgiu junto dele, Mt. Coronet. Para serem guardiões do local, criou Regirock, vindo do pó, Regice, vindo do gelo e Registeel, vindo do magma, uma curiosidade é que os ‘’olhos’’ de Regigas tem cada par representando uma de suas criações. Esse processo violento de mover continentes inteiros formou a Stark Mountain, dando luz a outra entidade Heatran. Já tendo formado toda a região desejada, Arceus cai em um sono profundo, porém antes criando Adamant/Lustrous/Griseous orbs.

Baseando-se nos contos falados pelos Npcs de idade encontrados nos mapas, alguns registros nas paredes de templo, e mais algumas especulações, essa é a ideia base de como o universo Pokémon teria começado, muito, muito, antes de pensarmos em detonar o Blue na Elite 4, ver um Pokémon evoluir por felicidade, rir das causas bestas do Team Magma e Team Plasma ou até realmente filosofar com as do Team Plasma. É claro que acabamos nos perguntando ‘’Como seria a serie Black White, e futuramente a X Y caso Satoshi não tivesse falecido?’’, não podemos evitar, mas a gamefreak de fato fez e continua fazendo um ótimo trabalho para dar continuidade a essa série, desde o enredo fantástico ao sistema de batalha cada vez mais inovador e diverso. Agora, para aqueles que não colocam a nostalgia acima de tudo, e aceitaram a quinta geração como talvez a mais definitiva, ainda sobram perguntas ‘’Onde se encaixam, especificamente Reshiram e Zekrom nessa criação?’’, ‘’Como realmente foi fundado Team Plasma?’’. Existem boas sobre isso, também baseando-se em dicas dos jogos, mas nada tão objetivo como os eventos aqui explicados, ou seja, requerem mais estudos.

Mas estamos sempre aí! Não passávamos horas e horas deduzindo uma linha de tempo para Zelda? Podemos fazer o mesmo com Pokémon, mas o mais importante, nunca deixe de se divertir nas exóticas, e as vezes até frustrantes, batalhas com seus amigos; afinal de contas se trata de nosso lazer! Ficar matutando a linha cronológica de Pokémon é de fato divertido, mas, afinal de contas, quem entende os japoneses? Detone seus amigos com seu time de Weather Inducers e acabe com aqueles caras chatos que usam um Tyranitar com Sandstorm, e sempre tente aproveitar ao máximo o que essa franquia maravilhosa tem a nos oferecer!

Leia Também

Nintendo - 30/01/2015

Pérolas do DS: The Legendary Starfy - bom até debaixo d'água

Volta e meia, eu menciono meu falecido Nintendo DS Lite preto, com a mesma saudade que falo de amigos perdidos do Ensino Médio e de amores que nunca foram. Tivemos três anos muito felizes, nos quais redescobri os vide...

Leia Mais...

Nintendo - 29/08/2014

Nintendo dá fôlego novo ao 3DS em Nintendo Direct Japonês

Hoje, às 8h00, aconteceu o Nintendo Direct Japonês focado no Nintendo 3DS, que já estava anunciado desde quarta-feira. No começo da apresentação, Shulk foi apresentado como um personagem jogável nas duas versões do...

Leia Mais...