Nintendo - 30/07/2013

[Matéria] Homenageado do dia: David Wise


Um jogo sem sua trilha sonora com certeza deixa de ser o mesmo. A partir desta semana, aqui na N-Party, você vai conferir nossa homenagem a um determinado artista que, de alguma forma, trabalha com games e tem seu trabalho reconhecido dentro e/ou fora do mundo dos vídeos games. E esta semana começaremos homenageando o grandioso David Wise.

A origem

Falar de David Wise não tem como deixar de citar a Rare, mas vamos ao começo. David Wise sempre respirou música. Seu primeiro instrumento foi o piano, posteriormente indo para o trompete e na adolescência aprendeu a tocar bateria, e por consequência disso, ele tocou em algumas bandas durante a sua juventude. 

Sua carreira no mundo dos games começou em 1985, na época em que trabalhava numa loja de instrumentos musicais. Ao demonstrar uma Yamaha CX5 Music Computer para Tim e Chris Stamper foi que surgiu a contratação para trabalhar na Rare.  De 1985 até 1994, David Wise foi o único compositor existente dentro da Rare, um legado que perpetua até hoje e que já se tornou inesquecível para muitos.     


O estilo e um legado inesquecível

O estilo das composições de David Wise é único! Suas criações possuem um som atmosférico, com uma mistura de som ambiente com acompanhamentos acentuados, melódicos e percussivos. E justamente por tais características presentes nas canções criadas pela miraculosa e engenhosa mente de David Wise, que seu estilo se destacou tanto! Cada música é marcante, rítmica e acima de qualquer elemento: inesquecível. Sua colaboração ao mundo dos games é nítida e seu trabalho na Rare é um momento histórico para o universo dos videos games. Com certeza os jogos realizados pela Rare perderiam muito o seu brilho sem as composições de Wise dentro dos jogos. Um talento consagrado e dedicado, digno do profissional que Wise se tornou, e suas criações marcaram e ainda marcam a vida de vários gamers.

As criações

Conhecido também como D. Wise ou Dave Wise, pois antes de 1993 os profissionais dificilmente recebiam os devidos créditos. Mas sabemos que 1985 até 1994, David Wise foi o único compositor dentro da Rare, sendo assim todos os jogos que saíram para o NES, Game Boy, Arcade e outras plataformas, foram de sua autoria, criando grandes trilhas, sendo algumas delas: Wizards & Warriors (1987), WWF Wrestlemania (1989), The Amazing Spider Man (Game Boy, 1990), Batlletoads (1991), e mais um tanto de jogos. Quando falamos de David Wise, não tem como deixar de citar o seu trabalho mais conhecido: a trilha sonora da série Donkey Kong Country para Super Nintendo (ou SNES, para os íntimos).

Confira abaixo a trilha sonora do game Wizards & Warriors do NES:



Donkey Kong Country

Que a série Country já é considerada como uma das melhores séries já lançadas na nostálgica época do Super Nintendo, isso todo mundo já sabe. Mas este que vos escreve quer deixar claro aqui é sobre a importância das músicas presentes durante todo o jogo!

Cada canção cria vida ao escutarmos, suas músicas são condizentes com o ambiente e com o clima que o jogo propõe. Ao ouvinte se cria uma sensação de viajar ao longo do universo criado na série Country. Você imagina passando por cada fase, os apuros, a diversão e muito mais!
Poderia ficar aqui por muito tempo descrevendo a trilha dos games, mas tal descrição ainda não seria suficiente para expressar o que ela realmente é. Nada melhor do que ouvi-las, para entender um pouco do que está escrito acima. Confira abaixo algumas músicas marcantes da série:




Um homem genial, uma carreira brilhante

Ao longo dos seus quase 30 anos de carreira, David Wise mais do que comprovou o talento e a dedicação à sua arte no decorrer dos anos. Com um estilo único e consagrado, cada trilha sonora criada por ele já se torna um clássico imediato e cada canção se torna também, uma referência para as gerações futuras. É claro que tentar resumir quase 30 anos de carreira de um artista em palavras é muito pouco, mas com certeza o legado que David Wise já criou e ainda está criando, já marcou e marcará a vida de muita gente! O que seria dos jogos sem suas trilhas, não é verdade? A dedicação de Wise é tão grande, que até mesmo o conhecimento sobre programação Wise adquiriu. Isso se torna mais notável quando escutamos as canções presentes na série Country. Uma qualidade que o coloca anos luz à frente de muitos. Por isso seu trabalho é tão valorizado e requisitado.

Este ano de 2013, os fãs nitendistas só tem a comemorar, pois foi anunciado que David Wise irá compor a trilha sonora de Donkey Kong Country Tropical Freeze. Com certeza teremos mais belas músicas pela frente, e a expectativa sobre o jogo só aumenta.
E desta forma, fica registrada a nossa singela homenagem a este poderoso artista, que há anos tem contribuído com sua arte para o mundo dos games e criando momentos inesquecíveis para os gamers. Abaixo segue a lista da maioria dos jogos que nosso homenageado de hoje fez a trilha sonora. Confira também o trailer com o gameplay de Donkey Kong Country Tropical Freeze e ouça mais algumas canções criadas pelo David Wise, um homem genial, com uma carreira brilhante:

1987
- Slalom (NES)
- Wizards & Warriors (NES)

1988
- R. C. Pro-Am (NES)
- Wheel Of Fortune (NES)
- Jeopardy! (NES)
- Anticipation (NES)

1989
- Marble Madness (NES)
- World Games (NES)
- WWF Wrestlemania (NES)
- Sesame Street 123 (NES)
- John Elway's Quarterback (NES)
- California Games (NES)
- Taboo: The Sixth Sense (NES)
- Sesame Street ABC (NES)
- Hollywood Squares (NES)
- Who Framed Roger Rabbit (NES)
- Jordan Vs. Bird: One On One (NES)
- Cobra Triangle (NES)
- Ironsword: Wizards & Warriors II (NES)
- Wheel Of Fortune Junior Edition (NES)
- Jeopardy! Junior Edition (NES)
- Silent Service (NES)

1990

- Double Dare (NES)
- Wheel Of Fortune Family Edition (NES)
- Jeopardy! 25th Anniversary Edition (NES)
- The Amazing Spider-Man (Game Boy)
- Captain Skyhawk (NES)
- Pin Bot (NES)
- Snake Rattle N' Roll (NES)
- Wizards & Warriors Chapter X: The Fortress of Fear (Game Boy)
- NARC (NES)
- A Nightmare On Elm Street (NES)
- Super Glove Ball (NES)
- Cabal (NES)
- Time Lord (NES)
- Arch Rivals (NES)
- WWF Wrestlemania Challenge (NES)
- Solar Jetman: Hunt For The Golden Warpship (NES)

1991

- Digger T. Rock (NES)
- WWF Superstars (Game Boy)
- Battletoads (NES, Game Boy)
- Beetlejuice (NES)
Super R. C. Pro-Am (Game Boy)
- High Speed (NES)
- Sneaky Snakes (Game Boy)
- Sesame Street ABC & 123 (NES)

1992

Wizards & Warriors III (NES)
Beetlejuice (Game Boy)
Danny Sullivan's Indy Heat (NES)
R. C. Pro-Am II (NES)
Championship Pro-Am (Mega Drive)

1993

- Battletoads (Mega Drive, Game Gear)
- Battletoads & Double Dragon (NES, SNES, Mega Drive, Game Boy)
- Battletoads In Ragnarok's World (Game Boy)
- Battletoads In Battlemaniacs (SNES)
- X The Ball (Arcade)
- Snake Rattle N' Roll (Mega Drive)

1994

- Monster Max (Game Boy)
- Battletoads (arcade)
- Donkey Kong Country (SNES) (com Robin Beanland and Eveline Fischer)

1995

- Donkey Kong Land (Game Boy) (com Graeme Norgate)
- Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest (SNES)

1996
- Donkey Kong Country 3: Dixie Kong's Double Trouble! (SNES) (com Eveline Fischer)

1997
- Diddy Kong Racing (N64)

2000

- Donkey Kong Country (GBC)

2002

- Star Fox Adventures (GCN)

2004
- It's Mr. Pants (GBA) (efeitos sonoros adicionais)

2005
- Donkey Kong Country 3 (GBA)

2007

- Diddy Kong Racing DS (DS)

2008

- Viva Piñata: Pocket Paradise (DS)

2013

- Donkey Kong Country Tropical Freeze (WII U)





Leia Também

Nintendo - 29/05/2020

Subarashow #40: Animal Crossing: New Horizons

O pessoal do Estação 64 discutiu o fenômeno que Animal Crossing: New Horizons criou dentro de um novo cenário mundial, analisaram as mecânicas do jogo e comentaram suas experiências (frustradas) como arquitetos de uma...

Leia Mais...

Nintendo - 29/05/2020

Nintendo a 3 #211: Futuro de Xenoblade e jogos baseados no Brasil

O pessoal do Estação 64 discutiu sobre a entrevista de um dos diretores de Xenoblade Chronicles Definitive Edition, a respeito dos proximos jogos da Monolith, e sobre os jogos baseados em cenários brasileiros. Acesse...

Leia Mais...