Nintendo - 12/08/2013

[Ficha Artística] Ilustrador: Hugo Henriques Pereira


Hugo Henriques Pereira mora em São Paulo, e possui incríveis talentos para a criação de ilustrações. Sua paixão por games o leva a criar peças de artes surpreendentes, envolvendo, em sua maioria, o universo da Nintendo.
Através de sua página no Deviantart e sua página no Facebook, Hugo publica não só seus trabalhos profissionais e pessoais, como também uma série de quadrinhos baseada em Phoenix Wright, chamada de Fênix Veríssimo.

Há quanto tempo você produz ilustrações?
Bem, eu desenho desde que me lembro por gente. Aos 3 anos de idade vivia pegando aquelas folhas de formulário continuo no escritório do meu pai e desenhando em uma atrás da outra.
Mas ilustrações própriamente ditas, acho que dá pra considerar que eu as faço há quase 5 anos; desde outubro de 2008, quando ganhei minha primeira mesa digitalizadora.


Como você aprendeu a desenhar?
Sou 100% auto didata, tanto em termos técnicos do desenho quanto nos aspéctos digitais da minha ilustração. Eu cheguei a entrar em um curso quando estava na 5ª série do ensino fundamental, mas a professora que dava aula na escola foi demitida no mês seguinte, então não deu para eu aprender muita coisa.
Sempre comprei livros e revistas para estudar e aprender técnicas de desenho. De 2008 prá cá, quando comecei a desenhar e colocar minhas imagens no Deviantart, comecei a utilizar de tutorias do mesmo site feitos por outros usuários para poder aprender técnicas e efeitos mais específicos.
Para não dizer que nunca fiz nenhum curso, começo do ano passado fiz um de 3 mêses sobre HQs, para aprender os tipos de câmera, panelização, efeitos e etc. Foi muito interessante e está me ajudando bastante com o projeto do "Fênix Veríssimo"



Você se lembra do seu primeiro desenho?
Meu primeiro desenho provavélmente não. Eu lembro um aos 5 anos quando meu pai resolveu cortar meu cabelo e eu decidí que queria raspar com máquina 1. Meus pais estavam inseguros quanto à minha decisão, achavam que eu não sabia o que estava falando, e pra, literalmente, ilustrar melhor, eu fiz um desenho do Ronaldo Fenômeno, que na época usava um cabelo parecido com o que eu queria.
Provavélmente não foi o primeiro, mas com certeza foi um dos.


Qual a ilustração que fez de que mais gosta?
Se me perguntasse à 3 semanas, eu diria que é a minha "Do you Still Brawl?" por inumeras questões. Era meu jogo favorito do Wii, me rendeu uma entrevista na Nintendo World, é a mais favoritada no meu Deviantart.
Mas atualmente, a minha imagem favorita é a "Haunted Towers", baseada na mansão nº2 e de mesmo nome do jogo Luigi's Mansion: Dark Moon para o 3DS.
Como fã roxo (ou seria melhor verde?) do Luigi, o Luigi's Mansion original do Cubo é até hoje (empatado com sua sequência) meu jogo favorito, e eu esperei 12 anos por uma continuação.
Sendo o ano do Verdão, eu decidi dar um presente à série que tanto amo fazendo a Mansão cujo design achei o mais interessante. Aproveitei e coloquei as coisas que faltavam para que ela ficasse perfeita (leia-se Dry Piranha plants, diferença nos Boos e referências a outros jogos do Universo Mario).
Não só pelo jogo, ela é a imagem que mais gosto pela quantidade absurda de detalhes que eu consegui colocar e a qualidade da pintura.
Mais de 20 horas do meu Luigi's Mansion DM foram gastas perambulando pra lá e pra cá na Haunted Towers durante as missões "Job for a Plumber" e "Pool Party" para que eu conseguisse representar no desenho fielmente todos os elementos que apareciam no jogo.



Quanto tempo leva, em média, para uma ilustração ficar pronta?
Varia bastante. Eu adoro fazer coisas épicas (como nas imagens citadas acima), o que geralmente acarreta em passar mais de 80 horas em um único desenho.
Normalmente, entretanto, os desenhos costumam variar entre 8 e 16 horas no total para que fique completo, demorando mais ou menos de acordo com a complexidade e o estilo artístico que resolvi tomar.


Quais inspirações você possui para desenhar?
Ah, as mais diversas. Pessoalmente adoro concept art de jogos do Mario (as do Galaxy são 'MindBlowing'), mas para ser mais específico, existem 5 artistas os quais eu acho que tiveram uma tremenda influência sobre mim.
Eiffelart (http://eiffelart.deviantart.com/), que foi um dos meus primeiros contatos no mundo das ilustrações e fanarts. Ficava impressionado como os desenhos dele pareciam cenas de anime. Fiquei muito surpreso o quão solícito ele foi ao, diversas vezes, responder duvidas minhas detalhadamente explicando como fazia tal efeito ou como funcionava tal técnica.
Ry-Spirit (http://ry-spirit.deviantart.com/), um outro dos primeiro artistas com os quais interagi, embora meu estilo de pintura seja um tanto diferente, ele também já tirou diversas duvidas minhas e eu acho a maneira com a qual ele desenha, bem como a sua maneira de compor uma cena realmente única.
Masa Bowser (http://masabowser.deviantart.com/), um japonês viciado no Rei Koopa. Muito bom nas suas ilustrações, acho todas hilárias e bem feitas. Análisei muito seus desenhos e tentei utilizar sua técnica em uma de minhas peças (a "Wrath of the Koopa King" - http://hugo-h2p.deviantart.com/art/The-Wrath-of-the-Koopa-King-176479448 ) e foi muito legal quando recebi o reconhecimento dele por isso.
Purple Kecleon ( http://purplekecleon.deviantart.com/ ) é uma artista sensacional. Além de super criativa e a primeira a conceder uma entrevista para mim (que estão rolando no Wii-Brasil), eu acho realmente unico o estilo dela. Atualmente várias pessoas já a imitam e meio que virou uma corrente conhecida dentro do círculo de Fan-artists.
E por último o Wesley Talbott (http://westalbott.deviantart.com/), que já virou um amigo pessoal. Me ajudou a escolher para qual faculdades aplicar nos Estados Unidos e até mesmo como montar meu portfólio. Além de ilustrador de mão cheia, o cara impressiona com as recriações em LEGO de lugares e elementos da série Zelda. Ele manda tanto que se formou agora em maio na Columbus College of Art and Design, e recebeu uma proposta para se mudar pra Dinamarca e trabalhar na sede da lego como um Lego Designer!



Quais são os materiais que usa para fazer suas ilustrações?
Vez ou outra elas começam com papel e caneta (sim, caneta, não lápis) quando rascunho alguma coisa durante uma aula ou esperando no médico. Sempre ando com um bloquinho de notas para caso venha a inspiração, eu não a perca.
Mas no geral, a grande maioria das minhas ilustrações são puramente digitais. Atualmente utilizo uma Wacom Intuos 4 média, em conjunto com meu fiel Adobe Photoshop CS4 - mas pretendo mudar para o Dream Suite quando começar a faculdade, já que os alunos da Savannah College of Art and Design ganham acesso a este completamente grátis.
Quanto ao processo, bem, se uma foto vale mais do que mil palavras, creio que um vídeo valha mais do que 10 mil:


uma ilustração de ponta a ponta acelerada: 


e uma em tempo real de um unico elemento do desenho:


Até onde você almeja que suas criações cheguem um dia?
Sinceramente? Até a Nintendo. Por mais "sonho de criança" como algumas pessoas insistem em categorizar, eu só irei descansar quando estiver trabalhando pertinho do Mestre Shigeru ou do grande Satoshi. Pretendo começar a cursar japonês em breve e tentar me tornar mais conhecido nos próximos anos.
Lá nos EUA vou tentar participar com barracas nas Comic-Cons, Otakons e outros "Cons" da vida para criar nome e conseguir chegar a onde eu quero. Foi muito legal nos ultimos meses algumas conversas que tive com o Igor Andrade, o editor da Nintendo World, e o Manoel Marques, o gerente de Marketing da Gaming do Brasil (a representante oficial da Nintendo por aqui).
Eles me encorajaram bastante, falando que é mais possivel do que a gente pensa. Somos nós que colocamos barreiras e dificultamos o caminho na nossa mente.
Só abro excessão do sonho se eu terminar na Capcom trabalhando com a série Ace Attorney ou na Level-5 com o nosso querido gentleman, o Professor Layton.

Você tem alguma dica para as pessoas que também produzem materiais artísticos como os seus?
Sonhe alto. Um artista deve sempre presar sua criatividade, mas esta deve ser utilizada não só em seus desenhos como em sua vida. Atualmente não tá fácil pra ninguém conseguir um emprego e artistas não são exatamente o que pode-se chamar de uma profissão "essencial", como médicos e professores.
Então sonhe! Queria algo utópico e tente chegar nessa utopia. Lembro ter ouvido em uma palestra uma vez que o bom de perseguir uma utopia é que você está sempre melhorando pois a cada passo em direção à ela que você dá, ela dá mais dois. Com um sonho que te motiva a melhorar, seus desenhos vão sempre ficando melhores, mais interessantes e mais inspirados e consequentemente aumentam suas chances de conseguir aquele seu "Dream Job".
Parece, ao menos para mim, que quando penso nos meus sonhos; aonde quero chegar e o que quero fazer; eu tenho um boost de criatividade e energia para dar vida às minhas criações e me ajudar a realizar os meus objetivos.
Caso você possua interesse em divulgar seu trabalho, mande um email para [email protected] com alguns detalhes de seu projeto.


Está procurando por cosplays, perucas, camisetas ou artigos geeks/nerds? Não deixe de dar uma passada na Yahime Shop!

Leia Também

Nintendo - 16/05/2013

[Ficha Artística] Cosplayer: Thamires Ribeiro

Thamires Ribeiro mora em São Paulo, e é frequentadora dos eventos da capital. Fã de Pokémon e outros games, Thamires costuma caprichar em seus projetos, aplicada até mesmo nos cenários das fotografias. Dona de uma con...

Leia Mais...

Nintendo - 24/04/2013

[Ficha Artística] Cosplayer: Natasha Cavata

Natasha Harumi Cavata possui 23 anos, é estudante e reside na cidade de São Paulo. Frequentadora dos espaços da N-Party nos eventos de anime, Natasha aproveita suas características orientais para se caracterizar dos m...

Leia Mais...