Nintendo - 28/08/2013

[Preview] The Legend of Zelda - The Wind Waker HD


O anúncio (no começo do ano) de The Legend of Zelda – The Wind Waker HD para o Wii U pegou muitos fãs de surpresa. Apesar de ser uma excelente notícia e muito bem vinda, muitas das reações iniciais foram coisas do tipo “The Wind Waker é muito recente”, “Majora’s Mask merece mais o remake” ou “um remake de Twilight Princess ficaria mais bonito”. Wind Waker sofreu muito preconceito quando foi lançado, e (em uma escala menor) sofreu uma segunda vez quando foi refeito. Mas bastou a Nintendo divulgar imagens do jogo que todos se acalmaram e agora ele é um dos grandes lançamentos do final do ano e um dos jogos mais esperados do Wii U.

Este remake tem dois propósitos muito claros:

1 – Segurar a ansiedade dos fãs enquanto um jogo inédito da série é preparado para o console HD.

2 – Criar e experimentar coisas que podem e serão aplicadas no Zelda Wii U.

E existe um terceiro, uma espécie de “Propósito Bônus”, que é uma consequência dos outros dois e o melhor de todos: Proporcionar uma experiência incrível no Wii U, para quem já jogou o original no GameCube e para quem ainda não teve essa oportunidade.



The Wind Waker é, de longe, o Zelda mais bonito e mais bem cuidado de toda a série. Quem é fã sabe que existe um cuidado em cada mínimo detalhe em todos os jogos da série, mas em Wind Waker isso é levado a um extremo tão absurdo que o jogo é praticamente perfeito. Ele é o único da série que possui um “mundo aberto”, mesmo que tenha uma ordem lógica de dungeons, e é provavelmente por isso que ele foi escolhido para este experimento, afinal tudo o que der certo em The Wind Waker HD será transportado para o Zelda Wii U. Então a beleza gráfica, a jogabilidade, o Hero Mode (que mesmo já sendo recorrente, ainda é uma novidade) e outros elementos podem ser adaptados na nova experiência.

O jogo em sua versão final está ligeiramente diferente das primeiras imagens estáticas apresentadas no dia do primeiro anúncio. Os efeitos de luz e sombra foram suavizados, mas ainda assim apresentam uma evolução gritante comparado ao original.



O jogo foi todo refeito para se adaptar aos gráficos HD do Wii U e terá resolução 1080p. Mas The Wind Waker HD não será apenas uma reprodução da experiência original, diversas novidade foram inseridas no jogo para trazer um ar de novidade e outras tiveram que ser mudadas simplesmente porque não se adaptam mais à realidade atual.

Uma dessas mudanças foi o Tingle Tuner, um item no jogo que permitia que Tingle ajudasse o herói através da conexão do GameCube com o GameBoy Advance. Agora o item se chama Tingle Bottle e está mais adaptado à realidade do mundo em que o jogo se insere, se transformando em uma “mensagem na garrafa”. Você poderá usar o Tingle Bottle para enviar e receber mensagens através do Miiverse, pedindo ajuda a outros usuários quando estiver precisando passar por uma parte difícil. É uma forma legal de integrar o jogo com o Miiverse, mas o Tingle Tuner poderia perfeitamente continuar no jogo, com o GamePad fazendo as vezes do GBA.



Outra interação legal que o jogo terá com o Miiverse é uma ideia roubada de Pikmin 3 e adaptada ao estilo divertido de The Wind Waker: poder tirar fotos dos cenários e postar na comunidade. Mas como tudo em The Wind Waker é descontraído e engraçado, quando você for tirar as fotos, Link se posicionará em frente a câmera, como se ele estivesse segurando ela, permitindo que você tire “selfies” do herói, seguindo a tendência do Instagram. Aí é só postar no Miiverse e dizer: “De boas explorando Dragon Roost, tio Valoo tá nervosão lá no topo.”

Entre as novidades está um novo modo de navegar, permitindo que você possa dar um boost no King of Red Lions, dobrando sua velocidade, fazendo que você chegue mais rápido em seu destino. Pra quem gosta de ir com calma, isso é totalmente opcional e você poderá continuar navegando em sua velocidade habitual, curtindo toda a beleza dos cenários marítimos do jogo.

Outra mudança drástica na navegação é que agora você não precisa mais ficar tocando a música para mudar a direção do vento no mar. Basta virar seu barco e o vento sempre estará soprando na direção que você for. Isso era uma das maiores características do jogo, controlar o vento e usá-lo a seu favor. Por mais chato que parecesse, eu preferia o modo antigo, mas muita gente irá ficar feliz com esse estilo novo de navegar.



O GamePad terá bastante utilidade no jogo, permitindo que você possa ver o Sea Chart a todo tempo, enquanto navega, sem ter que parar o jogo toda hora para se posicionar sobre um ponto de luz que você precise pegar um baú no fundo do mar, por exemplo. Além de facilitar a troca de itens entre os botões e até na utilização dos mesmos, permitindo que você possa – por exemplo – usar o giroscópio do GamePad para mirar e atirar o Grapling Hook.

Para os mais tradicionais, o game suportará o Wii U ProController, permitindo uma jogabilidade mais perto da versão clássica. E terá também o Off-TV Play, para que você possa jogar quietinho enquanto sua mãe assiste a novela.

Como já dito, o jogo contará com o Hero Mode, assim como em Skyward Sword, e com as mesmas funcionalidades. Os inimigos causarão o dobro de dano e você não encontrará corações espalhados pelo cenário para recuperar sua energia. Terá que depender única e exclusivamente das poções e fadas. Durante o trailer que mostra o Hero Mode de The Wind Waker, a Nintendo “acidentalmente” revelou a existência de um bundle do jogo + Wii U que virá com um GamePad estilizado. Quem ainda não tem Wii U, a hora é agora.



The Wind Waker é um jogo atemporal. Mais de 10 anos se passaram e os efeitos do tempo não são sentidos em seus belos e bem trabalhados gráficos cel shading. Então a Nintendo mostrou como ela é capaz de pegar um jogo que já é esteticamente perfeito e transformá-lo em algo ainda mais bonito.

Ontem a Nintendo revelou a data de lançamento do jogo nas Américas. The Wind Waker HD será lançado em solo americano no dia 04 de outubro. Este lançamento no começo do mês já era algo esperado, pois ele sairá no Japão em 26 de setembro, e não é legal deixar os fãs ocidentais furiosos esperando. Agora nós temos uma data exata para aumentar ainda mais a ansiedade e desejar que setembro simplesmente não exista.

The Legend of Zelda – The Wind Waker HD começou causando um imenso mimimi e agora é um dos jogos mais aguardados do ano, e com certeza será responsável por um aumento absurdo nas vendas do Wii U. Só nos resta esperar por outubro para poder (re)viver essa experiência em alta definição.

Leia Também

Nintendo - 29/09/2016

Novidades da eShop (29/09)

Nesta semana, a Nintendo trouxe sua mais nova atualização de conteúdo da eShop com destaque para Yo-Kai Watch 2, Sonic Boom: Fire and Ice, Azure Striker 2 e o Virtual Console de Pikmin. Veja abaixo a lista das atuali...

Leia Mais...

Nintendo - 22/09/2016

Novidades da eShop (22/09)

Nesta semana, a Nintendo trouxe sua mais nova atualização de conteúdo da eShop com destaque para o Virtual Console de Donkey Kong Country Returns. Veja abaixo a lista das atualizações feitas até esta quinta: Wii U -...

Leia Mais...