[Review] Pikmin 3
Por André Aranovich
Depois de quase 10 anos a série Pikmin recebe sua merecida continuação, sendo o primeiro título da onda de jogos que estarão no Wii U durante o segundo semestre de 2013. Injustamente, Pikmin é uma das séries mais negligenciadas pelos fãs da Nintendo. Caso você seja um dos que também não corre o "risco" de se apaixonar pela série, saiba o porquê de essa escolha estar errada nos próximos parágrafos.
Assim como os capítulos anteriores da série, Pikmin 3 é um RTS em que o jogador controla uma horda de seres que possuem atributos animais e vegetais conhecidos como Pikmin. Os Pikmin são inofensivos e, provavelmente, a parte mais baixa da cadeia alimentar do planeta em que vivem e cabe o jogador - sendo representado nesse jogo por três astronautas-aventureiros do planeta Koppai - semear, de forma literal, estes bichinhos para multiplicá-los e criar um verdadeiro exército para vencer seres dezenas de vezes maiores. Pikmin mostra o lema "A união faz a força" de uma forma prática.
Até aqui, toda essa explicação pode ser bem utilizada em qualquer título da série sem muitas alterações, de fato, Pikmin 3 se mantém em suas raízes até bem demais, sem medo de inovar muito nesse sentido, mas para um jogo que teve seu último representante em 2004, não vejo problema algum nisso. Em contra-partida com a falta de inovação em sua estrutura principal tudo que esteve presente em jogos anteriores voltou com suas merecidas melhorias.
A jogabilidade de Pikmin já era muito boa em sua versão de Wii, agora ela deu um passo para frente e criou comandos que facilitam ainda mais a vida do jogador. Agora é possível comandar seu exército para realizar um ataque em conjunto, quando temos um número considerável de Pikmin (Na maioria dos casos, 100 Pikmin, o número máximo que é possível ter dentro do grupo) matamos a maioria dos inimigos normais em um ataque só, sem perdas de aliados. Outra melhoria nos comandos é que agora é possível, através do mapa do GamePad, mandar seus companheiros para locais específicos do mapa sem precisar controlá-los, aumentando muito mais as possibilidades de fazer várias tarefas ao mesmo tempo.
Não podemos esquecer também dos gráficos, como é bom ver a Nintendo no mundo da alta definição. Pikmin 3 é um dos jogos com os gráficos mais bonitos desse ano, sem muitas dificuldades. A chuva do jogo é molhada, o sol é quente, e os Bulborbs, famintos. Isso sem mencionar as frutas que devemos recolher, elas foram feitas com tantos cuidados que parecem de verdade. Mas, se os bons gráficos vieram pelo bem, uma coisa foi para o mal, os slowdowns. Sempre que entramos no mapa existe uma cena que mostra o foguete dos "Koppaianos", Drake, pousando, essa cena é provavelmente é feita com o processamento do console, pois temos uma pequena queda de frames, nada que atrapalhe, mas fiquei com um pequeno incômodo. Outro momento, após derrotar um dos bosses do jogo, enquanto estava recolhendo os espólios daquela batalha, haviam tantos Pikmin recolhendo coisas diferentes que o jogo teve uma queda drástica de frames durante cerca de 10 segundos. Perdoável, pensando que a quantidade de coisas que o jogo estava processando era enorme, mas para um console de uma geração gráfica um pouco melhor que o PS3/X360 e sendo um produto da própria Nintendo, isso foi um pouco triste.
Se o jogo peca em algo, é na duração. Para completar o jogo com todas as frutas possíveis gasta-se no máximo 11 horas de gameplay. Pouco comparado a vários outros jogos. Existe o modo multiplayer e o mission, que podem dar uma sobrevida maior para o jogo, mas considerando que a maioria das pessoas não jogaram Pikmin, ter um amigo próximo que também gosta da série é mais difícil ainda. Caso você seja um desses felizardos pode considerar o modo multiplayer uma ótima pedida.
Pikmin 3 é um jogo que dura pouco mas vale muito a pena. Se não jogou os outros títulos da franquia, não existe problema, a história não relaciona-se fortemente com os outros capítulos da série. Esse é o primeiro jogo realmente obrigatório do Wii U além de uma obra rara que todos os fãs da franquia estavam esperando.
Pontos positivos | Pontos negativos | Nota final |
|
|
9,7 |