[Especial] A Evolução de Pokémon - 2ª Geração
Por Fernando Ross
Editado e revisado por Mario Toledo
Três jogos, sucesso absoluto e inquestionável ao redor do globo - esses eram os adjetivos mais comuns ao se definir o “fenômeno” de Pokémon durante o final da década de 90. Dentre jogos, filmes e um desenho que aumentava sua fama exponencialmente, era mostrado ao mundo aquilo que seria a “nova geração” do fenômeno que encantava e ainda encanta a todos.
Pokémon Gold e Pokémon Silver foram lançados para o Game Boy Color em 1999 no Japão e em 2000 nas Américas e Europa. E uma das mais impactantes mudanças em relação a seus antecessores foi a possibilidade de adicionar cores ao jogo graças ao avançado hardware do Game Boy Color.
As cores trouxeram uma nova vida para os jogos de Pokémon.
Assim como seus antecessores, haviam duas versões separadas com algumas diferenças entre elas, além, claro, dos Pokémon que você poderia obter durante sua jornada: 100 novos monstrinhos que elevava a então Pokédex, que só conhecia 151 para 251.
Comparações com o passado eram somente estéticas. As mudanças que Pokémon Gold e Silver proporcionaram para a série em um período de tempo de três anos foram assustadoras. Para efeito de comparação, algumas delas servem de reflexo para algumas coisas que vemos nos jogos atuais, e isso contando uma diferença de mais de 12 anos.
Diferente do seu antecessor, Gold e Silver começam em uma estranha região chamada Johto, região leste do então continente principal, Kanto, que foi lar da aventura nos jogos originais. O jogo inicia na cidade de New Bark Town, onde o professor Elm lhe convoca para ir falar com uma entidade chamada Mr.Pokémon e ver qual era a maior recente descoberta dele. Elm fornece ao jogador um dos três iniciais de Gold e Silver, que não são os mesmos da versão Red e Blue: Cyndaquil do tipo Fogo, Chikorita do tipo Grama e Totodile do tipo Água.
Chikorita, Cyndaquil e Totodile são os iniciais da região de Johto.
Chegando a casa do Mr.Pokémon, uma surpresa: ele está recebendo a visita de nada mais nada menos que o Professor Oak, responsável por iniciar jovens treinadores na região de Kanto. Oak, vendo seu potencial, lhe entrega a versão melhorada da Pokédex, contendo informações de todos os então 251 Pokémon existentes.
Retornando para o laboratório do Prof. Elm, você dá de cara uma estranha pessoa de cabelos vermelhos. Ela te desafia para uma batalha utilizando um dos Pokémon do professor Elm (coincidentemente aquele que leva vantagem contra o seu). Chegando lá, o jogador descobre que a tal pessoa de cabelos vermelhos roubou um dos Pokémon de Elm e você dará um nome para ele. Depois do incidente, e vendo que Oak deu uma Pokédex para você, Elm o encoraja a desbravar a região de Johto e coletar as oito insígnias.
Conectividade
Pokémon Gold e Silver mantiveram o sistema de trocas entre as versões por meio do GameBoy Link Cable, mas com diversas melhoras. Foram os primeiros jogos a introduzir o conceito “Conexão Retrocompatível”, onde você poderia passar os seus monstrinhos das versões Red, Blue e Yellow para as novas do GameBoy Color.
O cablo link permitia trocas da segunda geração com a primeira geração.
Outro meio de conexão do GameBoy Color é o Infra-Vermelho, que também tinha função presente nos jogos: o Mystery Gift servia para trocar itens e decorações entre os jogadores.
Com o infrared, os jogadores poderiam trocar ítens pelo Mistery Gift.
Decorações são um show a parte. Você pode decorar todo seu quarto com itens especiais obtidos através do Mystery Gift: Dolls, Big Dolls, Posters, Camas e até Video-Games são algumas das decorações disponíveis. Toda dedicação em montar minuciosamente o seu quarto era recompensado porque ele poderia ser visto em 3D pelo Pokémon Stadium 2, que por sua vez também possuía algumas decorações exclusivas.
Você poderia decorar seu quarto e vê-lo pelo Pokémon Stadium 2;
PokéGear
Os anos 2000 no mundo real marcaram o início da telefonia móvel, ou popularmente conhecido como Celular. Inspirado nessa tendência. foi adicionado no jogo uma espécie de “celular de pulso” chamado PokéGear.
O PokéGear era dado ao jogador logo no início da aventura, e como os celulares da época no mundo real, vinha com diversas funções: rádio, mapa local, data e hora e a função de celular. O acessório fez tanto sucesso que depois de Gold e Silver todas as outras gerações contaram com aparelhos com funções similares.
O Pokéwalker trouxe diversas novas funções, incluindo telefone.
Uma das curiosidades do PokéGear é que ele funcionava exatamente ao mesmo tempo que um relógio no mundo real. Isso abriu diversas novas funções para os jogos, como a troca de períodos entre o matutino e o noturno.
A mudança entre Dia e Noite mudava radicalmente o sistema em que o jogo rolava. Por exemplo, Hoothoot (que é um Pokémon coruja) só aparecia durante a noite, enquanto Sunflora (Pokémon Girassol) aparecia somente durante a manhã. Até mesmo eventos dentro do jogo aconteciam em dias específicos, como o Bug Catching Contest, que acontece as Terças, Quintas e Sábados.
O sistema de dia e noite permitiu encontrar Pokémon em situações diferentes.
Pokébolas Especializadas
Em Gold e Silver foram introduzidas uma série de novas Pokébolas chamadas de “Pokébolas Especializadas”. Cada uma possui uma qualidade diferente: capturar pokémons pesados ou que acabaram de serem pescados são algumas delas.
Para obter essas novas pokébolas, o jogador deveria coletar “Apricorns” que nasciam em árvores, e assim, leva-los para Kurt, onde o mesmo, dependendo da cor do Apricorn, criava uma nova Pokébola.
Kurt era o cara que fazia novas Pokébolas para o jogador.
Na época, somente era possível coletar um Apricon por dia nas árvores. Os remakes Heart Gold e Soul Silver para Nintendo DS mudaram a mecânica para 3 Apricons por dia e um limite de até 99 pokébolas feitas por dia - haja trabalho!
Mudanças no Pokémon Competitivo
Se tratando de batalhas, Pokémon Gold e Silver colocaram todo o sistema de cabeça para baixo, o que foi a porta para que jogadores cada vez mais competitivos quebrassem a cabeça de como seria a forma mais eficiente de se ganhar as partidas.
Assim como está acontecendo com Pokémon X e Pokémon Y com a introdução do tipo fada, aos já conhecidos em Gold e Silver, adicionaram não um, mas dois tipos novos, Noturno (Dark) e Metálico (Steel). A proposta era a mesma do irmão mais novo: balancear o metagame, que na época era amplamente dominado pelos tipos Psíquicos (Psychic).
Murkrow e Skarmory foram Pokémon dos novos tipos Dark e Steel.
O Sistema de Cruzamentos (Breeding) também fez as pessoas suarem em busca do Pokémon perfeito para as batalhas. É um sistema bem complexo, onde agora, todos os Pokémon são divididos entre Egg Groups e dois Pokémon da mesma categoria podem cruzar entre si.
O Breeding era possível através do Day Care do jogo.
Aquela ideia de precisar chegar até certo nível para o Pokémon evoluir foi mudada em Gold e Silver. Certos Pokémon como Scyther e Seadra conseguiram evoluir para Scizor e Kingdra de uma maneira um tanto quanto diferente.
Scizor e Kingdra evoluiam de uma forma diferente.
Quando equipados com certos itens e transferidos para outros jogadores via troca, ao chegarem, eles evoluíam independentes do seu nível. Foi uma versão melhorada e adaptada do que acontecia com Graveller e Haunter em R/G/B/Y.
Pokémon como Eevee e Chansey ganharam evoluções baseadas em felicidade: onde uma vez que ela chegasse ao máximo o Pokémon evoluía. No caso do Eevee, também dependia do horário: de manhã ele evoluía para Espeon e durante a noite para Umbreon.
Espeon e Umbreon foram os primeiros Pokémon a evoluir por Hapiness.
Com o Hardware do GameBoy Color, os Pokémon finalmente conheceram a palheta de cores, mas a novidade delas não ficou restrita apenas a colorir todos os monocromáticos bichinhos. Em G/S, há a possibilidade de se encontrar Pokémon Shinies, que são monstrinhos com cores diferenciadas do normal, sendo MUITO raros de se encontrar.
Pokémon Crystal
Pokémon Crystal foi lançado para o GameBoy Color em 2001, e assim como a versão Yellow, foi uma releitura das duas anteriores com mudanças o suficiente para ser considerado um jogo novo.
Uma das mais notáveis mudanças foi que agora você poderia escolher o sexo do personagem, ou seja, poderia jogar com uma menina no papel de heroína. Assim como Gold e Silver, a história é a mesma e somente mudanças na localização dos Pokémon foram alteradas de um game para o outro.
Em Pokémon Gold e Silver, temos os lendários Lugia e Ho-oh estampando a capa dos jogos. Porém, em Pokémon Crystal, aparece Suicune em primeiro plano.
A capa de Pokémon Crystal trazia Suicune em primeiro plano.
Junto com Raikou e Entei, Suicune faz do trio de Pokémon lendários de Johto, mas diferente dos pássaros lendários de Kanto, eles aparecem aleatoriamente pelo mapa, o que faz cada andada no matinho se tornar uma verdadeira emoção. Também foi o primeiro jogo que colocava uma música diferenciada para cada vez que você os encontrava.
Pokémon Crystal também foi o jogo que mais prolongou a vida da Gen II depois de toda a história de Johto e Kanto com a adição da Battle Tower.
A Battle Tower era um desafio a parte da segunda geração.
A Battle Tower é uma sequência de 7 batalhas contra trainadores aleatórios, onde uma série de regras tem que ser seguidas (tais como a proibição do uso de lendários e guardiões). O objetivo é conseguir ganhar o maior número de batalhas seguidas, e assim, ganhar uma grande quantidade de pontos que podiam ser trocados por itens raros.
Pokémon Heart Gold e Soul Silver
Lançados em 2010 para o Nintendo DS, Pokémon Hear Gold e Pokémon Soul Silver são assim como FireRed e LeafGreen, releituras dos jogos de GameBoy Color que foram refeitos para a geração atual.
Pokémon Soul Silver e Pokémon Heart Gold foram lançados em 2010 para o Nintendo DS.
A história do jogo se mantém a mesma: as mudanças, no entanto, são proporcionais as evoluções que o Nintendo DS se dava em 2010. Sprites bem trabalhadas, animações nas batalhas (que foram derivadas da geração Crystal) e uma série de mudanças que adequaram os jogos de 2000 para o ano de 2010.
Uma das melhores mudanças foi a possibilidade de todos os 493 Pokémon serem capazes de seguir os jogadores em HG/SS. semelhante ao Pikachu em Pokémon Yellow.
Em HG/SS, os Pokémon seguiam seu treinador.
Um bônus de HG/SS foi o Pokéwalker, um marca passo especial que tinha funções que ajudavam o treinador na aventura principal no jogo. Você podia passar seu Pokémon dos jogos para o Pokéwalker, e conforme vai andando, ele vai ganhando experiência dentro do aparelho.
O Pokéwalker permitia levar um Pokémon consigo para onde fosse.
Não perca na próxima semana um artigo especial sobre a 3ª geração.