Nintendo - 03/09/2013

[Retrô] [SNES] Demon's Crest


Saudações caros leitores da N-Party. Retorno mais uma vez das profundezas das trevas para fazer um post para a famigerada coluna "Retrô". O jogo escolhido dessa vez é um em que decidi, depois de muita enrolação, pegar para jogar afinco - e para a minha surpresa, o jogo me fascinou, como há um bom tempo um jogo não fazia. Vamos entender mais desse encanto dessa magnífica pérola a seguir.

Introdução


Demon's Blazon: Makai-Mura Monshou Hen foi lançado pela Capcom em outubro de 1994 no Japão, sendo lançado no mês seguinte no ocidente com o nome de Demon's Crest. Exclusivo do video game 16-bits da Nintendo, o jogo é um spin-off da conhecida série Ghosts'n Goblins, famosa nos fliperamas.

Demon's Crest é o último jogo da trilogia Gargolye's Quest (os anteriores foram lançados para Game Boy e para NES), a série que tem como protagonista o personagem Firebrand (Red Arremer ou Red Demon também), inimigo de Arthur nos jogos da série principal.

Trata-se de um jogo de plataforma com elementos de aventura e exploração (parecidos com Metroid, Turrican ou ActRaiser 2, por exemplo), em que você pode retornar mais de uma vez nas fases para pegar alguns itens escondidos ou encontrar outras saídas. Demon's Crest é um dos melhores jogos neste estilo para o console.

História


Como de costume, ninguém melhor que o próprio jogo para contar sua história.

"A lenda diz que o mundo foi dividido em duas partes. Um reino era governado por seres humanos e o outro por demônios.

Um dia, seis pedras mágicas caíram do céu no reino dos demônios. Nessas pedras estava escrito que eram as cristas de fogo, terra, ar, água, tempo e paraíso.

Logo os demônios começaram a brigar pelas cristas mágicas e o reino entrou em uma guerra civil.

Finalmente, o demônio vermelho derrotou todos os outros e coletou cinco cristas.

Insatisfeito com as cristas de fogo, terra, ar, água e tempo, o demônio vermelho desafiou o dragão demônio que possuía a crista do paraíso.


Depois de uma batalha longa e violenta, o demônio vermelho matou o dragão e conseguiu a última crista. Entretanto, o preço da vitória foi alto: o demônio vermelho ficou gravemente ferido.

[Em seguida, um demônio chamado Phalanx ataca Firebrand ferido pelas costas...]

Phalanx: 'Eu venci o demônio vermelho! Reinarei supremo! Com o poder das cristas, tanto o mundo dos demônios quanto o dos humanos serão meus!'"

Felizmente, nosso herói demoníaco não morreu! Agora a sua missão é pegar de volta as cristas que Phalanx lhe roubou utilizando um golpe baixo.

Sobre o jogo


A aventura começa com Firebrand dentro de uma arena, precisando enfrentar um dragão esquelético chamado Somulo. Embora essa luta não seja difícil, é no mínimo peculiar a jogatina começar precisando enfrentar um inimigo com tamanha proporção.

Derrotando Arma, fiel súdito de Phalanx, pela primeira vez ainda nesta série de fases (em que você irá enfrentar Hippogriff no meio do caminho também), você vai para um campo aberto em que Firebrand pode escolher para qual cenário ir. Neste momento, você pode começar explorar a vontade o mapa e os cenários disponíveis.

Claro que nem tudo são flores... Há alguns chefes relativamente fortes nos cenários, talvez no começo, principalmente, seja complicado para derrotá-los. Apertando o botão START no mapa-múndi, você pode ver os números dos cenários em que Firebrand pode explorar. Entretanto, vale lembrar que os cenários (excetuando o primeiro) têm mais de uma saída.

Após derrotar cada chefe, você recebe algum benefício na maioria dos casos, podendo ser um ponto de vida a mais, uma parte da crista de fogo, uma outra crista ou, no pior dos casos, um item que apenas recupera todos seus pontos de vida. Além das cristas e dos pontos de vida, Firebrand também pode coletar poções, magias e talismãs escondidos nos cenários. A quantidade de itens que você coleta influencia no final do jogo, pois o jogo tem quatro finais ao todo.

Jogabilidade


As cristas são o grande diferencial deste jogo, pelo menos, claro, em aspectos de jogabilidade na parte de plataforma. Elas permitem que Firebrand vá adquirindo várias habilidades no decorrer do jogo e possa acessar áreas que antes não eram possíveis acessar (por estarem embaixo d'água, por exemplo).

Mesmo precisando voltar nos cenários mais de uma vez, o jogo não se torna repetitivo por conta disso. Sempre haverá novos desafios a serem combatidos, pois, voltando num mesmo cenário que tinha ido antes, com uma nova habilidade, você acaba encontrando lugares que nem imaginava que encontraria e, quando se dá conta, Firebrand está enfrentando outro chefe, encontrando outra saída e adquirindo outra habilidade!


É difícil descrever a sensação de surpresa ao entrar em um tornado, ir parar numa outra área, começar a subir, entrar em algumas cavernas, encontrar um templo e dentro dele... Arma o espera para mais uma batalha! Por essa você jamais esperaria!

Trilha Sonora


Outro ponto de destaque para Demon's Crest é a sua trilha sonora. Composta por mestres na arte de chiptunes, o jogo consta com músicas com um caráter claramente sacro, combinando bastante com o clima demoníaco, cheio de gárgulas, que o mesmo tem. Como qualquer outra música, fica difícil descrever em palavras, selecionei algumas para que vocês mesmos possam entender a magnificência deste jogo:

Beyond the Collosseum: Música que toca em boa parte do primeiro cenário e em algumas partes de outros cenários.

This Enchanted Forest: Música do terceiro cenário.

Cursed Towers: Música do quarto cenário.

A Sunken Aqueduct: Música do quinto cenário, a minha música preferida, por sinal.

Conclusão


Os inimigos, os cenários, os poderes das cristas, as músicas, tudo compõe uma verdadeira obra de arte. Apesar de ser um jogo relativamente curto (pode ser zerado em umas 5 ou 6 horas, no máximo), é considerado por muitos fãs como um dos melhores jogos de aventura para o Super Nintendo.

Para quem gosta de um bom jogo de exploração e plataforma, recomendo fortemente que jogue Demon's Crest, principalmente se você gosta de um bom desafio. Certamente será uma jornada no mundo dos demônios que você jamais irá esquecer... ficará eternamente salva no seu coração pixealizado.

Imagens








Vida longa aos que conseguiram matar o Dark Demon! Maldito chefe infernal apelão que ataca de todos os lados e não para de se mecher!

Até mais,
Lobim

Leia Também

Nintendo - 16/09/2016

Capcom confirma: Monster Hunter vai virar filme

A Capcom está levando uma de suas principais franquias para o cinema. Durante a Tokyo Game Show, o produtor Ryozo Tsujimoto foi chamado em palco na apresentação do jogo Monster Hunter Stories, e tratou de anunciar que...

Leia Mais...

Nintendo - 30/08/2016

Capcom anuncia Megami Meguri, jogo de 3DS que faz uso de Intelligent Cards

A mais recente edição da revista Famitsu nos trouxe a confirmação do mais novo jogo da Capcom para o 3DS: Megami Meguri. Certo, mas você deve estar se perguntando o que esse jogo tem demais. É aqui que, pela primeira ...

Leia Mais...