[Especial] It's-a Me - Super Mario Bros. 2
Por Osmar Lino
Hello, companheiros! Dando sequência ao Especial de Super Mario, hoje seu amigo Osmariobro vai falar sobre os games mais polêmicos da série original: Super Mario Bros. 2, que existe em versão japonesa (conhecida no ocidente como Super Mario Bros: The Lost Levels) e americana (Super Mario USA, no Japão). Os games possuem histórias complicadas e interessantes que envolvem sua produção e o direcionamento ao público, que apesar de gerar algumas decepções (por parte dos jogadores), foram responsáveis pela caracterização dos personagens da série Mario que se mantém até hoje. Vamos conferir de perto todas as inovações que os games trouxeram:
Os Níveis Perdidos
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De 1986 a 1993, melhora estética, dificuldade insana. |
- Piranha Plants vermelhas, que entram e saem de canos independente de Mario estar próximo a elas. - Também saem de canos que estão de ponta-cabeça;
Koopa Troopas aparecem debaixo d'água (e outros inimigos, como Lakitu, também) e não podem ser vencidos ao pular sobre eles;
- O Poison Mushroom faz sua estréia neste game: é um cogumelo alaranjado com pintas pretas. Se pegá-lo, Mario perde seu poder (se estiver nas formas Super ou Fire) ou perde uma vida (se estiver pequeno).- O jogo possui 8 mundos normais, com 4 fases cada, como o game anterior, e mais 5 mundos extras: o mundo 9 só é acessado caso o jogador vença o game sem usar Warp Zones, e os mundos A,B,C e D após zerar o game oito vezes consecutivas (o FDS salvava cada término e exibia uma estrela na introdução do game. Podia-se acumular até 24 estrelas);
- Falando em Warp Zones, este game possui algumas que fazem o jogador VOLTAR para fases que já completou, ao invés de pegar atalhos;
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Dá vontade de morrer... |
- Algumas fases possuem um vento que acelera o movimento dos Irmãos no ar, e molas verdes que os fazem saltar tão alto que somem de vista na tela;
- A física ao se saltar sobre inimigos mudou um pouco: é possível (e diversas vezes obrigatório) pular mais alto ao tocar a cabeça deles;
- Não há mais modo para dois jogadores: só é permitido escolher entre Mario ou Luigi, e usar um dos Irmãos até o fim. Mario mantém a mesma mecânica do game anterior. Luigi, porém, salta mais alto, corre mais devagar e derrapa mais do que Mario. Foi aqui que as características únicas de Luigi começaram a surgir;
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Ciladas Everywhere |


Super Mario Bros. 2 também recebeu um remake como um modo extra no game para Game Boy Super Mario Bros. Deluxe. Esta versão contava apenas com os mundos de 1 a 8, sem os extras. Além disso, os comandos exclusivos de Luigi e o vento foram removidos, e devido a estes fatores algumas fases foram modificadas. Também existe um port para Game Boy Advance (somente no Japão) chamado Famicom-Mini: Super Mario Bros.2, que faz parte das Classic NES Series. O game também está presente no especial de 25 anos da série, Super Mario All-Stars Limited Edition, para Nintendo Wii, e pode ser comprado online e jogado no Virtual Console do Wii, 3DS e WiiU. O último foi lançado recentemente, em agosto de 2013.
Até hoje, pode-se considerá-lo o game mais difícil e traiçoeiro da série original (ou até mesmo de toda a série como um todo), é um ótimo desafio para os jogadores mais hardcore. Se encarar esta aventura, prepare-se bem, apenas os mais habilidosos saem triunfantes. O jogo requer além de treino, paciência. E para facilitar um pouco a vida de vocês, um macete para conseguir 128 vidas logo na primeira fase:
Vai Sonhando!

Ouço muitas pessoas considerarem o game o pior da série, devido à sua jogabilidade diferenciada. Como nota pessoal, ele sempre esteve entre meus favoritos, mesmo não tendo quase nada em comum com outros títulos como Super Mario Bros. 3 ou Super Mario World, as eternas lendas da Nintendo, aprovados por público e crítica. O "segundo" game trouxe diversas novidades, muitas delas presentes no Marioverso até hoje. Vamos a elas:
- Além de Mario e Luigi, a Princesa Peach e Toad também são jogáveis;
- Cada um dos personagens possui habilidades únicas: Toad é o mais veloz e mais forte, porém pula baixo. Peach pode flutuar, mas é a mais lenta e frágil. Luigi é o melhor saltador, mas é o mais difícil de controlar. E Mario é o segundo melhor em tudo, sendo o mais equilibrado;
- Ao contrário de quase todos os demais games Mario, neste não adianta saltar nos inimigos para derrotá-los. Deve-se atacar com vegetais, blocos e outros objetos puxáveis, ou até usar os próprios inimigos como arma;
- Foi a partir deste game que Mario e Luigi passaram a usar macacões azuis e blusas com a mesma cor dos bonés (antes era o oposto). Porém, as artworks da caixa e manual do jogo ainda os mostra com as cores da primeira versão;
- Todos os inimigos são novos: não há Goombas, Koopas, Piranha Plants, etc. e Bowser não é o vilão do game. No entanto, muitos destes inimigos reapareceram em games futuros, como ShyGuys, Pokey, Bob-Omb e Birdo;
- Este é o primeiro game a apresentar tanto ação lateral quanto vertical, e ao contrário do predecessor, é possível subir/descer níveis e também recuar, em direção ao início da fase. Além disso, também existe o recurso de entrar de um lado da fase e sair pelo outro (como em Mario Bros. e Kid Icarus);
- Além dos Cogumelos e a Starman, não há Power-Ups no game (como a Fire Flower). Também não existem fases aquáticas: normalmente onde há água, tem um abismo;
- O jogo não registra pontuação, apenas a quantidade de vida do jogador. Se possuir mais do que dois corações, Mario & cia. não encolhem imediatamente ao receberem dano. Este é o único game que mescla as duas mecânicas (medidor de energia e modificação do tamanho do personagem), e também o único que possui dois itens para "crescer" (Cogumelo e Coração);
- O Bloco POW de Mario Bros. aparece aqui, com um efeito similar (tremer a fase e derrotar todos os inimigos) mas não pode ser atingido por baixo.
- Quase todas as fases possuem Bosses: normalmente Birdos. A terceira fase de cada mundo apresenta chefes diferentes, ao invés de praticamente repeti-los como no predecessor;
- Neste game iniciou-se o uso de portas para acessar outros níveis,além do uso de chaves. E no lugar de canos temos vasos. Também iniciou a escalada livre de cipós (já que em Super Mario Bros. eles apenas levavam para áreas bônus no céu);

- As Warp Zones são encontradas usando a Poção Mágica e adentrando vasos no Subespaço. Normalmente vasos isolados e de difícil acesso possuem Warp Zones. Uma está na fase 1-3, outra em 3-1, uma em 4-2 e outra em 5-3. Elas levam, respectivamente, para os mundos 4, 5, 6 e 7. Para encontrá-las com mais facilidade, use a Peach ou o Luigi.
- Todas as fases possuem um bônus "Caça-níqueis" no final delas, caso tenha adquirido pelo menos uma moeda para jogar. Aperte A na hora certa para emparelhar três figuras iguais e ganhar muitas vidas. Tente pegar principalmente as cerejas;

- É o único game Mario do NES cuja introdução possui música (um remix das fases aquáticas de Super Mario Bros.). Em Super Mario All-Stars o mesmo tema foi remixado para todos os outros games;
- É o único game Mario do NES em que Luigi possui um sprite diferenciado de seu irmão (mostrando-o mais alto e magro, como é conhecido hoje). Esta diferença só foi representada novamente em Super Mario Kart e Super Mario All-Stars/+ Super Mario World. Ou seja, tanto o Super Mario Bros. 3 quanto o Super Mario World tornaram a mostrá-lo como um "Mario Verde";
- Primeira aparição de superfícies ambulantes, como esteiras (se não contar o Donkey Kong original de Arcade), areia movediça e tapetes voadores;
- Primeiro game com superfícies atravessáveis, Super Pulo (agachando por alguns segundos e saltando em seguida), e capacidade de carregar outros objetos;
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Do mais lento ao mais veloz, do mais fraco ao mais forte. Toad perde para todos no pulo. |
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Já estava mais do que na hora de uma boa recompensa, né, Luigi? |
Além destes, ele também está presente no Virtual Console do Wii e no Especial de 25 Anos de Super Mario.

Além dos Consoles

Finalizando, estas são as principais características de, repito, os jogos mais polêmicos da série. Apesar de vários elementos causarem estranheza nos jogadores, ninguém pode negar que muitos dos mesmos se tornaram marcas permanentes deste universo tão adorado que é o Mundo Mario, e que apenas coisas boas vieram após esta etapa. A próxima se trata de nada mais, nada menos que Super Mario Bros. 3, até hoje consagrado como um dos melhores games de todos os tempos. Com raízes tão bem trabalhadas e adoradas, as expectativas sobre Super Mario 3D World são altíssimas. Como nota pessoal, por ser muito fã de Super Mario Bros. 2 (USA) e dos 3D 64, Sunshine, Galaxy e 3D Land, não canso de dizer a todos que, há mais de 10 anos aguardo por um game Mario deste calibre. Here We Go!
Bom, isto é tudo, companheiros! Não deixem de acompanhar a continuação do especial durante as próximas semanas! Okeydokey? Let's-a-Go!