Comentários sobre o filme do Animal Crossing (Gekijôban Dōbutsu no Mori)
Por Mario Toledo
Muitos desconhecem o fato de que a série Animal Crossing possui uma animação baseada em sua versão para o Nintendo DS, a Wild World. Assim como uma grande diversidade de filmes originalmente japoneses baseados em games, o filme de Animal Crossing não foi lançado no ocidente, havendo a necessidade de ser traduzido por fãs e ser disponibilizado na da internet para pessoas que não puderam ter acesso a animação - e isto inclui a mim, reservando 87 minutos do meu Domingo para assistir ao filme.
Transmitir a mesma sensação do jogo para uma animação não é uma tarefa fácil, afinal, Animal Crossing não possui um objetivo específico, e criar um roteiro em cima de sua história poderia acabar limitando o filme a possuir um enredo totalmente inventado, fugindo dos padrões dos jogos.
Ao contrário disto, Gekijôban Dōbutsu no Mori - como é chamado originalmente - é muito fiel ao jogo, e permite a quem já jogou Wild World conseguir identificar os diversos elementos do game, seja de forma explícita ou como easter eggs.
A história gira ao redor de Ai, uma garota que está se mudando para a Animal Village. Tal qual como no jogo, Ai conhece Pelly, Tom Nook e outros personagens clássicos, havendo de trabalhar na Nook's Cranny como entregadora.
Durante suas entregas, Ai conhece os demais moradores da cidade, selecionados entre os demais possíveis dentro de Wild World - entre eles, Rosie (chamada de Bouquet em japonês) e Margie (chamada de Sally em japonês), que ficam amigas íntimas de Ai.
O mais divertido no filme é ver os pequenos detalhes do jogo em forma cinematográfica. Os ambientes como a loja das Able Sisters, o museu e o café remetem imediatamente a uma sensação nostálgica, especialmente pela trilha sonora ser a mesma utilizada dentro do jogo. Até mesmo quando K.K Slider toca no festival de fogos, sua voz se remete à mesma trilha utilizada no game.
Gekijôban Dōbutsu no Mori possui fortes características de um anime Kodomo - animações japonesas voltadas ao público infantil, como Doraemon e Hamtaro, por exemplo. O filme não tem um roteiro que se desenvolve com o seudecorrer, podendo ser quebrado em diversas partes - mas não deixa de ter boas histórias e interações entre os personagens, que se interligam através das demais situações que acontecem no filme. Apollo e Whitney, por exemplo, possuem um caso de longa data, e algumas dicas são mostradas ao espectador, mostrando a resolução desta trama.
Apesar da boa recepção do filme no Japão (só em bilheterias, Gekijôban Dōbutsu no Mori arrecadou o equivalente a 5 milhões de reais), não houve nenhuma motivação da parte da Nintendo para lançar o filme no ocidente. A seguinte mensagem foi publicada em 2007 por Dervin Camden, responsável pela comunicação da Nintendo com os fãs, quando questionado sobre a localização do filme de Animal Crossing:
Se você é fã de Animal Crossing, não deixe de procurar para assistir ao filme. Todo o sentimento do jogo foi respeitado, trazendo a sensação de pureza e tranquilidadee destacando diversos aspectos positivos da vida que acabamos esquecendo em nosso mundo corriqueiro.
Transmitir a mesma sensação do jogo para uma animação não é uma tarefa fácil, afinal, Animal Crossing não possui um objetivo específico, e criar um roteiro em cima de sua história poderia acabar limitando o filme a possuir um enredo totalmente inventado, fugindo dos padrões dos jogos.
Ao contrário disto, Gekijôban Dōbutsu no Mori - como é chamado originalmente - é muito fiel ao jogo, e permite a quem já jogou Wild World conseguir identificar os diversos elementos do game, seja de forma explícita ou como easter eggs.
A história gira ao redor de Ai, uma garota que está se mudando para a Animal Village. Tal qual como no jogo, Ai conhece Pelly, Tom Nook e outros personagens clássicos, havendo de trabalhar na Nook's Cranny como entregadora.
Durante suas entregas, Ai conhece os demais moradores da cidade, selecionados entre os demais possíveis dentro de Wild World - entre eles, Rosie (chamada de Bouquet em japonês) e Margie (chamada de Sally em japonês), que ficam amigas íntimas de Ai.
O mais divertido no filme é ver os pequenos detalhes do jogo em forma cinematográfica. Os ambientes como a loja das Able Sisters, o museu e o café remetem imediatamente a uma sensação nostálgica, especialmente pela trilha sonora ser a mesma utilizada dentro do jogo. Até mesmo quando K.K Slider toca no festival de fogos, sua voz se remete à mesma trilha utilizada no game.
Gekijôban Dōbutsu no Mori possui fortes características de um anime Kodomo - animações japonesas voltadas ao público infantil, como Doraemon e Hamtaro, por exemplo. O filme não tem um roteiro que se desenvolve com o seudecorrer, podendo ser quebrado em diversas partes - mas não deixa de ter boas histórias e interações entre os personagens, que se interligam através das demais situações que acontecem no filme. Apollo e Whitney, por exemplo, possuem um caso de longa data, e algumas dicas são mostradas ao espectador, mostrando a resolução desta trama.
Apesar da boa recepção do filme no Japão (só em bilheterias, Gekijôban Dōbutsu no Mori arrecadou o equivalente a 5 milhões de reais), não houve nenhuma motivação da parte da Nintendo para lançar o filme no ocidente. A seguinte mensagem foi publicada em 2007 por Dervin Camden, responsável pela comunicação da Nintendo com os fãs, quando questionado sobre a localização do filme de Animal Crossing:
Atualmente, não existem planos para lançar o filme em questão aqui na América do Norte. Para saber mais novidades sobre a Nintendo, acesse nosso site.Como todo produto originalmente japonês, a Nintendo of America tratou com descaso o filme de Animal Crossing, impedindo de abranger um público muito maior. Felizmente, graças ao trabalho de fansubbers, é possível ter acesso ao filme através da internet, o que não se torna uma prática ilegal, uma vez que não há outra maneira de assistí-lo.
Sinceramente,
Nintendo of America Inc.
Dervin Camden got from Nintendo of America.
Se você é fã de Animal Crossing, não deixe de procurar para assistir ao filme. Todo o sentimento do jogo foi respeitado, trazendo a sensação de pureza e tranquilidadee destacando diversos aspectos positivos da vida que acabamos esquecendo em nosso mundo corriqueiro.