[Preview] Hometown Story
Por Mario Toledo
Apesar da Natsume possuir diversos títulos de sucesso (tal qual como Pocky and Rocky, e se me permitem incluir, Full Metal Alchemist: Dual Simpathy), sempre ficou muito claro que seu carro forte esta na franquia Harvest Moon.
Com os jogos da série Rune Factory, a publisher pôde apostar em outros títulos de gêneros similares, alterando um pouco a fórmula principal. Porém, Rune Factory 4 acabou sendo localizando pela XSeed, fazendo a Natsume localizar outro título de um gênero próximo a Harvest Moon - o novíssimo Hometown Story.
Chamado originalmente de de "Project Happiness", Hometown Story possui fortes semelhanças com Harvest Moon - e não é por menos, afinal, o jogo foi criado pelo próprio Yasuhiro Wada. Porém, ao invés de tomar conta de uma fazenda, o jogador deverá administrar uma loja herdada de sua vó, se responsabilizando por todos os aspectos administrativos, além de cuidar de diversos outros detalhes, a fim de aumentar as vendas de seus produtos.
Wada: O foco em vendedores se dá devido a meus pensamentos sobre os valores de certas coisas, e achei muito interessante que um item possa ter absolutamente nenhum valor para algumas pessoas, enquanto para outras, chega a ser de uma importância vital. Alguns bens - como souvenirs - trazem boas memórias. Tudo depende de como a pessoa a vê e de quem leva isto até elas. Eu queria, de algum jeito, mostrar isto no jogo, e é por isto que foquei em vendedores de lojas. Quando a mercadoria é mostrada, as pessoas a envolvem e existe uma interação humana com isto.
Tal qual como Harvest Moon, Hometown Story é ambientado em uma cidade rural, onde o jogador pode circular a vontade a fim de interagir com seus vizinhos e saber melhor seus gostos - isto permite disponibilizar seus produtos de forma a agradar a todos. O jogador também terá a ajuda de pequenas criaturas mágicas, que ficarão ao seu lado para expor suas opções em determinados momentos, além de indicar algumas dicas importantes.
Wada: Em Harvest Moon, você pode ficar amigo de pessoas ao dar, repetidamente, presentes para eles, mas eu acredito que isto é diferente na vida real. Se você der as pessoas algo que elas realmente queiram, você não precisa repetir a ação - você se torna mais próximo instantaneamente. Isto é algo que eu queria em Hometown Story.
Tudo em sua loja pode ser customizado para atrair novos consumidores. O jogador pode comprar novos móveis, mudar sua disposição, decora-los e colocar seus ítens a venda, escolhendo seu preço e disponibilizando outros itens ao seu redor. Além disto, também há a necessidade de escolher seus próprios fornecedores, além de poder criar itens melhores com as próprias mãos.
Um elemento chave para o jogo é tornar a loja maior e mais rentável, porém, este não é o ponto. Por exemplo, você pode encontrar uma sucata em algum lugar e escolher vender em sua loja. Não importa se você for colocar um preço alto ou baixo - ela continuará sendo uma sucata para várias pessoas.
Porém, em algum dia, uma pessoa pode entrar em sua loja, encontrar a sucata e falar: 'Isto é algo que eu perdi há muito tempo, algo que ganhei do meu pai como presente'. Aquela sucata é de grande valor para ela.
Alguns aspectos visuais poderão parecer estranhos para o jogador. O estilo chibi, característico nos personagens, acaba deixando o jogo com o ar mais infantil do que aparenta, e a câmera também não se concentra no personagem, permanecendo fixa no cenário, tal qual como nos primeiros jogos de Resident Evil.
Apesar das tantas semelhanças com Harvest Moon, Hometown Story deve proporcionar experiências diferentes para o jogador, principalmente na interação com outros personagens.
O jogo deverá ser lançado nas Américas no dia 22 de Outubro, e impressionantemente, antes da versão japonesa.
Confira abaixo um de seus trailers oficiais.