Nintendo - 02/10/2013

Um quadro em movimento... Isso é Rayman Legends


A franquia Rayman chegou até nós em 1992. Criada pela engenhosa mente de Michel Ancel, o primeiro jogo foi lançado para Sega Saturn, Atari Jaguar e Playstation. O sucesso foi imediato e por causa deste aclamado jogo foi que a Ubisoft entrou para o mundo dos games e se tornou a empresa que conhecemos hoje. De lá para cá a franquia cresceu, muitos jogos fizeram sucesso, outros nem tanto, e até mesmo os Rabbids ganharam uma série própria. Porém, em 2011, tudo mudou: o protagonista sem braços e sem pernas mais querido do mundo dos games retornou com triunfo em Rayman Origins e com tamanho sucesso, uma continuação era um futuro óbvio.

Todos nós sabemos a novela que se sucedeu acerca de Rayman Legends e o tão subestimado Wii U. Muitos adiamentos aconteceram, a Nintendo perdeu a exclusividade do jogo e a data do lançamento parecia não chegar nunca. Mas a espera acabou: Rayman Legends já está entre nós e a espera valeu por cada dia que se passou. Confira o nosso veredito, agora:

O início de uma Lenda

Rayman Legends nos agracia realmente com aquilo que o nome lhe diz: uma lenda. A história, como praticamente todos os jogos do gênero de plataforma, é praticamente inexistente: os Teensies são capturados e para que tudo volte ao normal, cabe a Rayman e seus companheiros partirem para o resgate para trazer a paz de volta à Glade Of Dreams. Tudo isso se torna um mero pretexto para que a aventura comece e uma nova lenda se inicie.


Tudo se resume em uma palavra: agitação!

Com toda a certeza um dos maiores trunfos desta continuação são as fases. Ao evoluir no jogo, fica difícil saber qual é a melhor. A cada novo estágio e a cada novo mundo, a escolha de uma fase favorita na jogatina fica cada vez mais difícil. A evolução gráfica do game é incrível, os detalhes, as texturas, a movimentação dos personagens, os acontecimentos ao fundo enquanto a ação acontece, são tão reais e cheia de detalhes que a sensação às vezes que surge no jogador é de apenas ficar olhando tudo o que acontece.
E a evolução gráfica é notada mais ainda quando temos a oportunidade de jogar a fases remasterizadas do Origins. São mais de 40 fases remasterizadas e após jogá-las fica impossível imaginar que o jogo anterior não foi feito dessa forma. Diversão garantida e tempo de vida do jogo renovado!

Outra evolução digna de nota é a linearidade. Em Origins para passar por todas as fases de um determinado mundo você precisava passar fase por fase, e aos poucos você se aventurava numa fase nova. Em Legends isso não é tão necessário assim. Quanto mais Teensies você resgata e mais Lums você salva, mais fases você desbloqueia. Ou seja, você não precisa seguir a mesma ordem de fases toda vez que jogar Rayman Legends. Elemento este que renova a jogatina e torna tudo menos enjoativo.

Outro fator que está presente nesta sequência são os Power-Ups, enquanto em Origins aos poucos elas eram conquistadas, aqui isso não acontece. Para aqueles que jogaram o primeiro jogo e já estavam acostumados com todas as habilidades liberadas de Rayman durante as fases, se sentirão mais tranquilos e poderão aproveitar ao máximo os desafios que cada fase propõe. O game desta forma cumpre aquilo que propõe: agitação, diversão e um nível frenético como nunca se viu na história da franquia. Mas tudo isso não seria a mesma coisa sem um elemento principal: o Game Pad.


O Game Pad

Mais um grande trunfo deste game: a utilização do Game Pad. Podemos afirmar, sem nenhuma margem para dúvidas, que este jogo tem o melhor uso dos recursos que o Game Pad oferece de todo o acervo de jogos que o Wii U tem em sua biblioteca até o momento! Cada fase traz modos diferentes e geniais para resolver puzzles, encontrar cantos escondidos, resgatar Teensies, salvar Lums e muito mais! A criatividade aqui atinge níveis estratosféricos! Ao controlarmos o sapo voador Murfy  de forma tão inovadora só nos mostra que de forma alguma o gênero dos games de plataforma morrerá, muito pelo contrário, evidencia que o gênero está vivo e com muito fôlego por anos a fio.


Mais, mais, mais e mais!

Tudo em Rayman Legends é maior! Muito daquilo que ficou faltando em Origins, Rayman Legends corrigiu: temos mais (e muito mais!) fases, mais desafios, mais agitação, mais colecionáveis, mais personagens novos, mais resgates a serem feitos, mais Lums para serem salvos, mais chefões para serem derrotados! São tantos elementos e melhorias presentes no game que parece impossível que tudo esteja num disco só!


Uma mistura recheada de cultura: Rayman Legends

Se tem uma característica que torna a franquia Rayman única, com toda a certeza são as referências da cultura pop em geral que estão por todo o jogo! Descobrir as referências seja nos nomes da fases, na trilha sonora ou nos cenários de cada fase, só aumenta o orgulho de ter o prazer de jogar um game tão incrível. Você vai se surpreender com as referências à grandes filmes, músicas, literatura e muito mais! São nesses momentos que você descobre que não basta só jogar video games para se entreter: quando se trata de bagagem cultural, toda e qualquer manifestação artística se complementa e nos emociona de alguma forma. Tentar descrever essa emoção que Rayman Legends nos traz é impossível, para saber exatamente como é essa sensação, você saberá quando começar a jogar!


Confira abaixo o gameplay de uma das fases mais empolgantes do jogo:


Novos personagens

Outra novidade bem vinda nesta continuação são os novos personagens! Barbara é a primeira aparição e sua aparição é digna do carisma da personagem! Com seu machado poderoso, ela destrói tudo que vê pela frente! Passar as fases com Barbara causa uma nova sensação ao gameplay! Seus poderes e sua velocidade faz com que criemos novas estratégias para passar por cada estágio e cada novo mundo. Novas maneiras de jogar com um personagem novo são sempre bem vindas e Rayman Legends cumpre essa característica com louvor!


Um louvor para os ouvidos: a trilha sonora

A trilha sonora é um espetáculo à parte! Origins já tinha músicas impactantes (muitas delas estão presentes na continuação), mas Legends foi além: com canções harmoniosas e condizentes com cada fase, transpor por cada desafio que aparece pela frente se torna muito mais prazeroso! Ouça uma das canções e sinta cada nota:


O jogo  não é perfeito...

Como Rayman Legends é um jogo que deve atender a todo tipo de público, isso afeta um quesito: a dificuldade. É claro que conforme você avança na aventura, você se defrontará com algumas fases mais difíceis do que outras, mas mesmo dessa forma a dificuldade não chega a ser frustrante. Você consegue facilmente passar por todos os desafios e coletar tudo que as fases oferecem. A baixa dificuldade chega ser maior do que a que já tinha em Origins ( e olha que a baixa dificuldade já tinha sido acusada em 2011), mas nada disso compromete a experiência final do jogo.

E a tradução?

E aqui entramos numa questão um tanto quanto desconcertante. Recebemos na redação uma versão distribuída pela NC Games, porém mesmo sendo de distribuição nacional, a versão que recebemos não há localização para o português!
É claro que isso não afeta em nada a experiência final do jogo em si, mas é aqui que percebemos o diferencial e a influência que as concorrentes já oferecem no nosso país. Enquanto você consegue encontrar as versões localizadas para PS3 ou XBox 360, você, usuário de um console da Nintendo, não consegue. São pequenos detalhes que acabam fazendo diferença. A Nintendo possui uma presença quase invisível no Brasil e ela precisa mudar esse cenário e rápido! Sua ausência em eventos como o BGS que acontecerá agora em outubro é um belo exemplo. A Nintendo mudando sua visão, todos nós ficaremos felizes!

... mas continua sendo Imperdível!

Rayman Legends para o Wii U se torna a versão definitiva para se ter a experiência máxima deste jogo! Ele pode ter saído para os consoles concorrentes, mas o uso inteligente do Game Pad ( tudo fica mais fácil pelo Game Pad, você pode transitar por várias áreas do jogo apenas com um toque na tela do controle), a possibilidade de jogar com cinco jogadores ( 4 jogadores usam os Wii remotes e o quinto utiliza o Game Pad), exclusividades on-line (uma série de desafios que devem ser completados em parceria com seus amigos) e um visual impecável, são fatores que tornam a versão para o console de mesa da Nintendo muito mais completa. Divertido, frenético, estimulante e criativo: são quatro palavras que definem Rayman Legends, um jogo imperdível e um dos melhores do ano. Se você ainda não adquiriu o Wii U, esse é momento certo para ter um.

Leia Também

Nintendo - 06/04/2020

Nintendo a 3 #203: Especial Nintendo Direct Mini (26/03)

O pessoal do Estação 64 discutiu todas as revelações do Nintendo Direct Mini, realizado no dia 26 de março, incluindo novidades de Xenoblade Chronicles: Definitive Edition, Ninjala, Bravely Default II, Good Job!, DLC ...

Leia Mais...

Nintendo - 07/09/2016

Conheça Super Mario Run, primeiro jogo de Mario para aparelhos mobile

A Nintendo pegou muitos fãs de surpresa hoje. Durante um evento especial da Apple, foi anunciado que o app chamado Super Mario Run será lançado para plataformas mobile. De acordo com Tim Cook, atual presidente da Appl...

Leia Mais...