[Especial] It's-a Me - Mario 64
Por Fernando Ross
A passagem para o universo 3D não é algo tão simples como parece, séries clássicas ainda continuam na árdua estrada para essa migração chegando perto de 15 anos. Criado para impulsionar as vendas do Nintendo 64 no ano de 1996 Super Mario 64 foi além de apenas um jogo, foi, com todas as letras, REVOLUCIONÁRIO.
O Conceito
A idéia por trás de Super Mario 64 nasceu não como um jogo para o novíssimo N64, mas sim como um para Super Nintendo. O jogo teria gráficos e rolagem 3D utilizando o Super FX, um componente que acelerava o processamento gráfico do cartucho do SNES. Jogos como Doom, Star Fox e Super Mario World 2: Yoshi Island utilizaram da tecnologia no SNES para aplicar efeitos de profundidade, nunca para simular um ambiente 3D.
A maior façanha de Miyamoto e dos desenvolvedores da Nintendo foi preservar intactos alguns aspectos clássicos da franquia Super Mario como sua jogabilidade anterior com excepcionais gráficos tridimensionais. É aclamado até os dias atuais como um marco na história, sendo considerado por diversos jogadores como um dos melhores jogos já criados pela indústria de games.
História
O jogo começa de maneira tradicional e óbvia para jogos da série Mario, a Princesa Peach convida Mario para comer bolo em seu castelo. Quando o encanador chega descobre que ela foi sequestrada por Bowser junto com as 120 Estrelas Mágicas do castelo que foram escondidas em diversos quartos.
Na mudança dos gráficos 2D para o 3D - Super Mario 64 substitui os clássicos obstáculos lineares por vastos mundos 3D onde os objetivos agora são coletar diversas estrelas que eram obtidas ao explorar uma fase ou cumprir uma tarefa especial. Ao total são necessárias 70 das 120 estrelas para chegar ao chefe, mas, se o jogador conseguir as 120 conseguirá um final surpresa.
Além das 15 fases normais com sete estrelas cada uma o jogo ainda possui diversas fases secretas que somam 15 estrelas as 105 já normais. Para ter acesso a fase secreta o jogador deve explorar todos os cantos do castelo, procurando por quadros na parede ou buracos estratégicos. Cada uma das fases é um mundo em particular, com seu cenário próprio e vilões/inimigos característicos, além de amigos que ajudarão Mario quando necessário.
Em sua primeira aventura tridimensional Mario pode desenvolver uma variedade imensa de movimentos, tais como: andar, correr, saltar, bater, abaixar, rastejar e nadar. A combinação dos botões faz Mario se movimentar de diversas maneiras.
Seu mais clássico movimento que é o Pulo também ganhou diversas variações. Mario pode executar vários saltos diferentes: Salto comum, Salto duplo, Salto triplo, Salto reverso, Salto mortal, Salto em distância, Ground pound e Wall kick (pular em uma parede e usá-la como impulso para pular novamente, subindo mais alto). Todas essas novas mecânicas foram inteligentemente adaptadas ao já complexo por natureza controle no Nintendo 64.
E como não poderiam faltar nos jogos da série do Mario temos também uma série de Poderes Especiais (Power-Ups) que podem ser utilizados em certas partes do game. Os poderes especiais são agora divididos em Caps (Chapéus) e cada cor dá a Mario um poder diferente.
- O Bloco Vermelho (Red Block) fornece o Wing Cap. Com ele Mario pode voar (planar). Para acioná-lo, basta fazer um salto triplo ou atirar-se de um canhão.
- O Bloco Verde (Green Block) fornece o Metal Cap. Ele dá um corpo metálico ao personagem, o que faz com que ele fique invencível, destruindo os inimigos nos quais toca, e também o permite caminhar debaixo d'água, essa última função sendo usada principalmente para pisar em botões que não se pisaria no modo normal;
- O Bloco Azul faz surgir o Vanish Cap. Ele torna Mario transparente e o torna imune a golpes de inimigos e também possa atravessar determinadas grades e paredes.
Super Mario 64 como dito no começo da matéria, é um marco na indústria dos Games e ganhou diversos prêmios de "Melhor Jogo do Ano" em 1996. Warren Spector diretor da Ion Storm criadora de Deus EX e Epic Mickey resume bem o sentimento dos fãs frente ao jogo.
"É impossível juntar tanta jogabilidade e ação num só jogo. Mario tem, vamos dizer, dez movimentos diferentes e não há nunca momento algum em que você se sinta limitado. Nenhum jogo jamais fez tal planejamento de metas, possibilitando ao jogador traçar planos antes de executá-los. E o modo como o jogo permite explorar diversas vezes o mesmo cenário enquanto revela uma coisa nova a cada instante é incrível. Qualquer programador que não teria matado alguém para fazer um jogo desses é um maluco".L is Real 2401
Depois do lançamento do jogo diversos vários rumores sobre glitches e segredos se espalharam rapidamente, dentre o mais famoso deles é que Luigi pode ser jogável. Este rumor foi alimentado devido a uma escritura borrada encontrada numa fonte dos fundos do castelo e que supostamente diz "L é real 2401".
A Nintendo em 1998 lançou na edição de abril da Nintendo Power que finalmente resolveria o rumor na página 128, curiosamente a revista só possuía 106 páginas. A revista também criou um artigo falso chamado "Luigi 64" satirizando ainda mais o rumor.
A mensagem "L is Real 2401" também aparece em games como The Legend of Zelda: Ocarina of Time (1998) e Luigi's Mansion (2001).
No ano de 2012 o site GameTrailers lançou na sua coluna mensal Pop-Fiction um especial contando toda a história por trás do rumor "L is Real 2401" que você pode conferir abaixo.
Super Mario 64 é um marco até hoje no mundo dos games, seja por todos os pontos citados no artigo ou por simplesmente ser um jogo do Mario. Mecânicas criadas pelo game são usadas até hoje, o legado que Mario 64 deixou não é apenas estético, é sim um espaço de boas recordações preenchido na memória dos jogadores.