[Especial] It's-a Me - Super Mario Sunshine
Por Caio Gomes
Depois do sucesso estrondoso que Super Mario 64 obteve, é claro que houve muita expectativa acerca do novo jogo do bigodudo mais famoso no mundo dos games. Muitas perguntas surgiram na mente dos fãs: o jogo conseguiria superar o sucesso alcançado de Super Mario 64? Seria uma continuação direta? Será que o jogo conseguiria trazer algo novo? O que esperar do jogo a ser lançado? E outras perguntas surgiram, conforme o tempo de desenvolvimento do jogo passava. Um novo console já existia, seu nome: Nintendo Game Cube. Maior potência gráfica, recursos audiovisuais totalmente novos, um controle mais coerente e equilibrado e capacidade superior ao seu antecessor, o Nintendo 64. Ou seja, a expectativa sobre o novo jogo era imensa e foi então que no ano de 2002, seis anos após o lançamento de Super Mario 64, o mundo recebeu o segundo jogo em 3D do principal mascote da Nintendo: Super Mario Sunshine, e o jogo trouxe uma verdadeira EVOLUÇÃO!
Super Mario Sunshine: a origem
Antes de Mario Sunshine dar à luz, muitos eventos aconteceram antes de 2002. Antes do pequeno cubo da Nintendo criar vida, um nova sequência estava programada para ser lançada: Super Mario 64 2, e ele sairia para o finado Nintendo 64DD (Nintendo 64 Disk Drive, aquele "suplemento" que você conectava embaixo do seu 64 comum e o aparelho rodaria jogos num disco magnético, com memória própria e tudo mais, que só saiu no Japão). O jogo logo foi cancelado, devido ao fracasso comercial que foi o Nintendo 64DD. Muitos conceitos que foram planejados para aparecer aqui neste jogo, até o fator multiplayer e a aparição de Luigi foram cogitadas nesta versão. Além disso, uma demo também foi criada, mas nunca divulgada ao grande público. Conforme o que foi afirmado pela Nintendo, tais conceitos previamente criados para este projeto podem ser encontrados no Super Mario 64 DS, Super Mario Sunshine e até mesmo em Super Mario Galaxy 1 e 2.
Depois deste cancelamento, houve ainda um outro projeto, previsto para sair no Game Cube, seu nome seria Super Mario 128. Este projeto teve uma Tech Demo apresentada no Nintendo's SpaceWorld, evento que aconteceu em 2000.
Tal apresentação, consistia em várias tecnologias (além de várias ideias que eles pensavam incluir na sequência de Super Mario 64) que seriam usadas na nova geração daquela época. O que foi mostrado nesta apresentação, segundo afirmações de Miyamoto, foi apenas para demonstrar o poder gráfico do Nintendo Game Cube e muitos dos conceitos criados foram incorporados em outros jogos. A capacidade de controlar vários personagens na mesma tela pode ser vista em Pikmin, o famoso "sphere walking" pode ser visto em The Legend of Zelda: Twilight Princess e Super Mario Galaxy. Tudo isto contribuiu para o crescimento não só da franquia, mas também para a empresa nipônica. Confira abaixo um vídeo contendo a demonstração de Super Mario 128:
A história
Como todo jogo do Mario, a história é bem simples: Mario, princesa Peach e Toadsworth decidem curtir as férias em Isle Delfino. Ao chegarem lá, nossos heróis, se deparam com uma ilha poluída por graffiti e por isso, os Shine Sprites, fonte de poder da ilha, desapareceram e a ilha fica encoberta por uma grande sombra. O culpado por tudo isso é o nosso querido Mario, e para se redimir, é sentenciado a limpar toda a sujeira da ilha e recuperar os Shine Sprites. E para completar tal missão, Mario recebe a ajuda de F.L.U.D.D. (Flash Liquidizer Ultra Dousing Device), dispositivo que ajudará o bigodudo a limpar toda a sujeira encontrada na ilha e descobrir o verdadeiro culpado da história. E assim temos, o início a mais uma aventura do querido encanador da Nintendo!
Gameplay
Tudo aquilo que presenciamos em Super Mario 64 encontramos aqui em Sunshine também, porém, com novidades! Com F.L.U.D.D. nas costas, Mario pode alcançar maiores distâncias, planar por um determinado período de tempo, saltos maiores, correr em super velocidade e muito mais! A variedade de possibilidades e power-ups relacionados ao estimado F.L.U.D.D foram elementos essenciais para tornar a aventura de Mario mais completa, proporcionando várias estratégias para completar as fases e eliminar os chefões! Mas não é só isso. Mario também tem a ajuda de Yoshi, seu eterno companheiro, tendo nesse jogo sua primeira aparição em 3D! Sua alimentação é baseada em frutas, que lhe proporcionam a capacidade de aumentar seu esguicho de suco. Ao longo do jogo, você deve coletar 120 shine sprites, o mesmo número de Power Stars existente em Super Mario 64. Como seu antecessor, não é necessário possuir todas elas para completar o jogo. Mas para aqueles que completarem o desafio, o jogo oferece uma pequena recompensa.
Super Mario Sunshine e suas heranças
Não só no gameplay Mario Sunshine trouxe novidades. Muitos paradigmas foram quebrados e aquilo que estávamos acostumados a ver nos jogos do Mario não estão tão presentes aqui. Não sabe sobre o que se trata? Acompanhe as próximas linhas e descubra estas curiosidades:
Super Mario Sunshine é o único game em que acontece muitas coisas: aqui o castelo de Peach não aparece e o jogo não começa com a princesa enviando uma carta para Mario. Aqui temos também outro fator curioso: Peach não é sequestrada logo no início do jogo. Mario Sunshine é o segundo jogo que não tem a aparição de Luigi. E aqui também não há nenhum item em que Mario ganha invencibilidade temporária. Mario Sunshine é um dos únicos jogos da franquia 3D em que os Goombas e os Koopa Troopas não aparecem, o acontece é a aparição de uma variação de inimigos: os Electro-Koopas e os Snooze-A-Koopas.
Muito do que presenciamos aqui, em Super Mario Sunshine, foi levado para os outros games da franquia: os Shine Sprites, que aparecem aqui pela primeira vez, tiveram uma nova aparição em Mario Kart DS. Bowser Jr. que também teve sua estréia neste jogo, desde então apareceu em todos os jogos posteriores da franquia (New Super Mario Bros., New Super Mario Bros. Wii, New Super Mario Bros. U, Super Mario Galaxy 1 e 2), incluindo os jogos esportivos e os spin-offs.
Outro personagem que tornou recorrente é Petey Piranha, sua aparição não aconteceu apenas em Sunshine e desde então já apareceu em vários games do encanador bigodudo. Cavalgar em Yoshi e em seus parceiros coloridos também. Nos jogos 3D, isto só ocorreu novamente em Super Mario Galaxy 2. E não podemos esquecer todas as referências de Mario Sunshine que encontramos no Smash Bros. Brawl. Pois é, Super Mario Sunshine deixou um grande legado para os outros jogos.
A trilha Sonora
Falar dos jogos do Mario e não citar a trilha sonora, é como ficar com aquela sensação de ter se alimentado e ainda sentir fome. Composta pelas mentes engenhosas de Koji Kondo e Shinobu Tanaka, as canções presentes em Mario Sunshine realmente ecoam todo aquele clima paradisíaco presente nestes ambientes tropicais. Com canções suaves e alegres, muitas das canções já se tornaram clássicas. Uma trilha sonora digna daqueles que a criaram. Confira uma delas logo em seguida:
Um clássico brilhante!
Super Mario Sunshine foi um fenômeno! Seu sucesso comercial foi imediato vendendo até junho de 2006, 5.5 milhões de cópias. Com tantas qualidades isto foi meramente simbólico. Super Mario Sunshine é um dos poucos jogos da franquia em que todas as cutscenes são narradas, o que foi uma grande inovação na época e só tornou o jogo mais memorável. Qualidades é o que não faltam neste incrível jogo e poderíamos ficar por muito tempo descrevendo tudo o que o jogo possui. Um clássico brilhante, de um dos mascotes mais queridos no mundo dos games. Um jogo inesquecível e imperdível!