LEGO Marvel Super Heroes mantém a qualidade da franquia LEGO
Por Mario Toledo
Desde o primeiro filme de X-Men, os heróis da Marvel tem estado em alta no cinema - até então, o ápice deste fenômeno se deu com o lançamento de "Os Vingadores" em 2012, com um faturamento de mais de US$ 1,447 bilhão nas bilheterias mundiais.
Como todo sucesso de cinema, é natural que surjam jogos baseados em filmes, feitos da forma mais acelerada possível para acompanhar o lançamento do filme. Mas este não é o caso de LEGO Marvel Super Heroes, feito com o cuidado necessário para ganhar o apreço dos fãs de quadrinhos.
Antes de mais nada, é necessário ressaltar que LEGO Marvel Super Heroes se baseia sim em "Os Vingadores", e expande seu universo para os personagens que não apareceram no longa-metragem. E sem dúvida, o jogo já havia sido planejado desde a época em que o filme ainda se preparava para ser lançado nos cinemas - você se lembra do poster da LEGO lançado na internet um mês antes do filme entrar em cartaz?
O poster de LEGO Avengers é uma prova de que os modelos dos heróis já estavam prontos desde a época do filme.
Logo na primeira missão, já é possível ver o tradicional cuidado que a Traveller's Tales tem com seus jogos. A fase tutorial permite que o jogador controle Iron Man, Hulk e Spiderman na luta contra Sandman e The Abomination, explorando os conceitos básicos do jogo.
Cada personagem possui detalhes mínimos de suas características vistas nos filmes e nos quadrinhos. Iron Man pode voar, disparar raios de energia e acionar dispositivos que outros personagens menos inteligentes não conseguem. Hulk, por outro lado, é super forte, resistente, e possui uma habilidade engraçadíssima: poder se transformar em Dr. Benner e de volta a Hulk a hora que desejar, permitindo acessar áreas menores.
Cada personagem possui características próprias. Hulk, por exemplo, pode se transformar em Dr. Benner e voltar a ser o monstrão verde a qualquer momento.
A história de LEGO Marvel Super Heroes é totalmente original, trazendo o jogador para dentro da S.H.I.E.L.D, controlando personagens específicos para cada missão do modo história. A base de operações da S.H.I.E.L.D já fica acessível depois da primeira missão, e a partir daí, o jogador pode cair em Manhattan quando quiser.
É claro que o lado bem humorado da TT é um dos pontos fortes do game, onde cada vídeo que liga as missões do modo história mostra situações divertidas com o personagens. Reed Richards, por exemplo, utiliza seus poderes a todo momento, e anda de forma descontraída, se alongando a cada passo.
A zueira não tem fim com a Traveler's Tales, onde as características dos personagens servem de alivio cômico a todo momento.
Controlar os personagens da Marvel é só um dos pontos fortes do jogo. O mais interessante é uni-los nas mais diferentes situações, um conceito muito próximo do usado em Marvel Ultimate Alliance. Cada fase possui obstáculos que apenas personagens específicos podem ultrapassar, havendo a necessidade de joga-la em outro modo para conseguir novos colecionáveis (ok, isto é uma característica clássica dos jogos de LEGO).
Além disto, para os fãs absolutos dos quadrinhos, o jogo resgata personagens clássicos das revistas, como todo o Quarteto Fantástico, os X-Men, Deadpool, Sillver Surfer e muitos outros. Não só estes, como o jogador também pode desbloquear os vilões e controla-los no modo livre de jogo. Além disto, os cenários mantém diversas referências das séries, como outdoors com a cara de J.J Jameson.
Um dos trunfos de LEGO Marvel Super Heroes esta na grande mistura de personagens que o jogador pode controlar.
O único porém de LEGO Marvel Super Heroes é que, assim como qualquer outro jogo de LEGO feito pela Traveler's Tales, ele não apresenta nenhum obstáculo maior. O objetivo continua sendo coletar o máximo de colecionáveis em cada fase, e apesar de haver inimigos a serem enfrentados ou pequenos puzzles a serem superados, não existe nenhum malefício ao morrer com o personagem (a não ser perder algumas moedas de LEGO), e a única maneira do jogador não passar a fase é o desligamento repentino de seu video-game.
Além disto, se considerarmos os jogos de LEGO como uma franquia, não vemos nenhuma diferença em Marvel Super Heroes para os demais jogos antecessores, a não ser sua temática.
Sem mais, LEGO Marvel Super Heroes é um ótimo jogo para quem é fã dos quadrinhos da Marvel, mas no fim, não passa de mais um jogo de LEGO da Traveler's Tales.