O mito do remake de Majora's Mask
Por Angelo Mota
A série Zelda está prestes a completar 28 anos, e apesar de não ser tão popular quanto outras franquias da Nintendo (como Mario e Pokémon, que até os leigos conhecem e sabem o que é apenas de ouvir o nome), tem sua cota de fãs fiéis e conquista outros novos a cada jogo lançado, por sempre escolher um estilo inovador e diferente a cada aventura, aumentando assim seu leque de adoradores e atingindo todos os tipos de fãs, dos que gostam de cenários realistas e bem trabalhados em 3D (Twilight Princess, Ocarina of Time 3D) aos que preferem um estilo cartunesco, mais colorido e vivo (The Wind Waker HD, A Link Between Worlds).
Não importa seu estilo, Zelda sempre terá um episódio que irá te conquistar e eventualmente te deixará curioso para conhecer outros episódios da série. Foi assim comigo, e tenho certeza que muitos outros fãs surgem a cada novo jogo que é lançado.
Durante o curso de sua história, Zelda recebeu diversos ports de uma plataforma para outra, como o lançamento de A Link to the Past para o GameBoy Advance e depois de muitos outros jogos da série com a chegada do Virtual Console, que trouxeram jogos como Ocarina of Time e Majora’s Mask para o Wii, e o The Legend of Zelda Original, Oracles of Ages, Oracle of Seasons – entre outros – para o 3DS. E também entrou na onda dos remakes, com Ocarina of Time 3D para o 3DS e The Wind Waker HD para o Wii U.
Mas nenhum remake se tornou tão icônico e polêmico na série quanto o remake de Majora’s Mask. Este, que por sinal... não existe.
The Legend of Zelda - Majora's Mask 3D...
Depois do sucesso de Ocarina of Time 3D, um remake de Majora’s Mask se tornou praticamente uma obrigação, de acordo com os fãs. Majora’s Mask é uma continuação direta de Ocarina e utiliza a mesma base gráfica, portanto ele ficaria tão bonito (ou até mais) do que o remake de Ocarina of Time.
Agora, Majora's Mask tinha se tornado uma obrigação no 3DS, os gráficos de Ocarina 3D eram lindos, a jogabilidade era perfeita e o 3D deu uma vida ainda maior aquele mundo que já é rico e bem diverso. Um novo estilo gráfico tinha sido criado e o caminho certo era a Nintendo continuar naquele caminho para reviver as aventuras de Link no mundo de Termina.
Os fãs estavam dispostos a se manifestar positivamente quanto a isso, e existe até não apenas uma, mas duas páginas no facebook focadas no projeto 3D de Majora e dedicas a monitorar o andamento de tudo que a Nintendo faz e anuncia quando o assunto é Zelda, apenas esperando que o jogo seja anunciado para o 3DS. É uma reivindicação válida. Ocarina e Majora sempre andaram juntos, e se um deles foi refeito e deu certo, porque não refazer o outro? Da mesma forma que foi rápido criar Majora (o jogo foi feito em 1 ano) utilizando toda a base de Ocarina, seria igualmente rápido fazer a mesma coisa com sua versão 3D.
Sabendo que a Nintendo gosta de inovar no estilo de cada jogo novo da série, estava claro na mente dos fãs que ela não utilizaria o estilo de Ocarina para um jogo totalmente novo, então o mais correto seria utilizar essa linha gráfica para outros remakes, e Majora era o próximo na linha de sucessão. Tanto que, quando o remake de The Wind Waker foi anunciado, toda aquela alegria de vermos a beleza do jogo em HD se misturou com um sentimento de: "Porque não fizeram de Majora?". É claro que teve o "porque não fizeram de Twilight Princess" e até o "porque não fizeram de Skyward Sword" (que acabou de ser lançado mas não é HD então precisa ser atualizado), mas Majora já vem nessa história há algum tempo, então merecia uma atenção maior.
Agora, Majora's Mask tinha se tornado uma obrigação no 3DS, os gráficos de Ocarina 3D eram lindos, a jogabilidade era perfeita e o 3D deu uma vida ainda maior aquele mundo que já é rico e bem diverso. Um novo estilo gráfico tinha sido criado e o caminho certo era a Nintendo continuar naquele caminho para reviver as aventuras de Link no mundo de Termina.
Os fãs estavam dispostos a se manifestar positivamente quanto a isso, e existe até não apenas uma, mas duas páginas no facebook focadas no projeto 3D de Majora e dedicas a monitorar o andamento de tudo que a Nintendo faz e anuncia quando o assunto é Zelda, apenas esperando que o jogo seja anunciado para o 3DS. É uma reivindicação válida. Ocarina e Majora sempre andaram juntos, e se um deles foi refeito e deu certo, porque não refazer o outro? Da mesma forma que foi rápido criar Majora (o jogo foi feito em 1 ano) utilizando toda a base de Ocarina, seria igualmente rápido fazer a mesma coisa com sua versão 3D.
Sabendo que a Nintendo gosta de inovar no estilo de cada jogo novo da série, estava claro na mente dos fãs que ela não utilizaria o estilo de Ocarina para um jogo totalmente novo, então o mais correto seria utilizar essa linha gráfica para outros remakes, e Majora era o próximo na linha de sucessão. Tanto que, quando o remake de The Wind Waker foi anunciado, toda aquela alegria de vermos a beleza do jogo em HD se misturou com um sentimento de: "Porque não fizeram de Majora?". É claro que teve o "porque não fizeram de Twilight Princess" e até o "porque não fizeram de Skyward Sword" (que acabou de ser lançado mas não é HD então precisa ser atualizado), mas Majora já vem nessa história há algum tempo, então merecia uma atenção maior.
Toda essa movimentação sobre o remake 3D aconteceu antes do lançamento do Wii U, o 3DS era a opção mais viável, mas agora que o Wii U estava no cenário, os fãs começaram a ficar mais ambiciosos, e com o console HD da Nintendo, eles queriam mais do que um remake 3D para o Nintendo 3DS, eles queriam um remake HD no Wii U, para trazer à tona, em alta definição e gráficos bem trabalhados, todo o potencial sombrio do jogo.
Tanto que, durante a E3 de 2012, um fã criou esse vídeo:
O vídeo em questão deixou todos alvoroçados (com muita gente inclusive acreditando que era verdade) e deixou tudo ainda mais claro, que agora o 3DS não era mais digno de receber o remake de Majora’s Mask, e ele precisava ser criado no Wii U, com lindos gráficos em alta definição.
É claro que, por mais que não cansemos de nos perguntar: “Nintendo, porque você não faz isso, porque não cria o projeto assim?” Temos consciência de que não é algo tão simples. A indústria de games evoluiu o suficiente para que os gráficos do vídeo possam aparecer em um game em forma jogável sem problema algum, mas por mais que as empresas gostem de deixar claro que elas sempre estão dispostas a ouvir seus fãs, dificilmente eles iriam trabalhar em cima de um projeto fan made, pois sabemos que eles já têm em mente tudo bem resolvido do destino que eles querem dar para cada uma de suas séries.
O fato de Ocarina of Time e The Wind Waker terem ganhado remakes tão bonitos e bem trabalhados, cada um representando um console e um estilo diferente de se recriar a série, e Majora’s Mask não ver a luz do dia, além de deixar alguns fãs ansiosos e agitados, transformou o remake de Majora em um mito. Um jogo que todos esperam que pode ser anunciado a qualquer momento, mas que acabou nunca se concretizando. E nessa história toda, os fãs estão sendo constantemente “provocados” pela própria Nintendo.
You've met with a terrible fate...
Sempre que o hype por este remake está prestes a esfriar, a própria Nintendo dá um jeito de reacender a chama. Quando A Link Between Worlds estava para ser anunciado, um rumor surgiu na internet de que a Nintendo finalmente iria anunciar o tão esperado remake de Majora, e que Aonuma, quando perguntado se Majora’s Mask 3D era real, mandou o jornalista escrever: “diga que eu ri”. Então a Nintendo anunciou A Link Between Worlds, e dentro da casa de Link, podia-se ver com clareza uma réplica da máscara. Aí estava a resposta da risada de Aonuma. Os fãs queriam Majora’s Mask em 3D, e eles tiveram a Majora’s Mask em 3D.
You've met with a terrible fate...
Sempre que o hype por este remake está prestes a esfriar, a própria Nintendo dá um jeito de reacender a chama. Quando A Link Between Worlds estava para ser anunciado, um rumor surgiu na internet de que a Nintendo finalmente iria anunciar o tão esperado remake de Majora, e que Aonuma, quando perguntado se Majora’s Mask 3D era real, mandou o jornalista escrever: “diga que eu ri”. Então a Nintendo anunciou A Link Between Worlds, e dentro da casa de Link, podia-se ver com clareza uma réplica da máscara. Aí estava a resposta da risada de Aonuma. Os fãs queriam Majora’s Mask em 3D, e eles tiveram a Majora’s Mask em 3D.
E agora, que o tempo passou, que nós jogamos The Wind Waker HD e A Link Between Worlds até nos esbaldarmos, e já estávamos prontos para esquecer novamente, Hiromasa Shikata, diretor de A Link Between Worlds, disse em uma entrevista que a máscara na casa de Link foi um pedido pessoal da equipe de Aonuma, aquilo precisava acontecer. O que nos faz pensar (e já pensávamos isso antes) se essa máscara tem um "propósito de ser" naquele jogo, uma vez que ele trabalha com um universo paralelo (Lorule), assim como é o mundo de Termina. A máscara não exerce influência alguma no decorrer da aventura, mas pode ser uma dica de que eles já estão trabalhando em modelos 3D para o jogo. Isso reafirmaria o lançamento do jogo para o 3DS, não para o Wii U, então teremos que nos desapegar dos belos gráficos HD e nos contentar com belos gráficos 3D, será que no estilo de Ocarina of Time 3D ou no estilo de A Link Between Worlds? (não no posicionamento da câmera, visto por cima, mas dos gráficos mais redondinhos, que são bem diferentes do que foi feito em Ocarina 3D).
Criar esse tipo de expectativa na maioria das vezes é muito saudável, pois libera o que há de melhor na imaginação dos fãs, e podemos nos deparar com projetos incríveis, como o de um fã que criou todo o conceito de como seria um bundle especial de Majora’s Mask no Wii U.
E olha. É de tirar o chapéu. Se um produto como esse realmente existisse, seria difícil resistir à sua beleza. É claro que uma versão de 3DS não ficou de fora. E é igualmente bonita. O que nos deixa ainda mais em dúvida. Seria melhor ver o jogo em HD ou em 3D?
O problema é que muitas vezes os fãs colocam em sua cabeça que este remake é uma verdade, que ele precisa acontecer a todo custo e toda vez que a Nintendo faz um anúncio e o remake de Majora’s Mask não aparece, todos ficam indignados pois estavam esperando que daquela vez o anuncio sairia de fato. A Capcom sofre com isso até hoje, pois perdeu o rumo da série Resident Evil, e constantemente é cobrada pelos fãs do remake de Resident Evil 2. A reinvenção do primeiro jogo é tão bom e fez tanto sucesso no GameCube, que um remake do 2 se tornou obrigatório, e apesar dela nunca ter prometido que faria, os fãs consideram que é uma obrigação da empresa fazê-lo. Seria no mínimo incrível que ela fizesse, mas está longe de ser uma obrigação da empresa, e muitas vezes os fãs não sabem separar isso.
O problema é que muitas vezes os fãs colocam em sua cabeça que este remake é uma verdade, que ele precisa acontecer a todo custo e toda vez que a Nintendo faz um anúncio e o remake de Majora’s Mask não aparece, todos ficam indignados pois estavam esperando que daquela vez o anuncio sairia de fato. A Capcom sofre com isso até hoje, pois perdeu o rumo da série Resident Evil, e constantemente é cobrada pelos fãs do remake de Resident Evil 2. A reinvenção do primeiro jogo é tão bom e fez tanto sucesso no GameCube, que um remake do 2 se tornou obrigatório, e apesar dela nunca ter prometido que faria, os fãs consideram que é uma obrigação da empresa fazê-lo. Seria no mínimo incrível que ela fizesse, mas está longe de ser uma obrigação da empresa, e muitas vezes os fãs não sabem separar isso.
Mas do outro lado desta moeda, estão as pessoas (fãs da Nintendo, fãs de Zelda) que não aceitam os remakes e acham que a Nintendo está perdendo tempo e recursos recriando as histórias, e querem que todo jogo seja uma aventura nova. E eles entrarão em guerra caso a Nintendo ouse lançar outro remake antes de apresentar algo novo. O que poderia eliminar essa hipótese do Wii U, que com o remake de Wind Waker, se trouxesse Majora’s Mask teria dois remakes seguidos sem nenhum jogo novo, mas ainda sobraria espaço no 3DS, que estaria com remake (Ocarina), original (Link Between Worlds), remake (Majora).
Mas nesse lado da discussão, não importa quantos jogos originais a Nintendo tenha lançado, os remakes não são bem vindos e ponto final.
E se o remake de Majora’s Mask já está sendo desenvolvido, ele já tem um caminho pré-definido, e o que nos resta é aceitar o que for entregue. Mas sabemos que, depois do incrível trabalho realizado em Ocarina of Time 3D e The Wind Waker HD, o remake de Majora’s Mask (se é que ele existe em algum lugar dentro dos domínios da Big N) vai ser uma experiência inesquecível.
E você, fã de Zelda. Prefere The Legend of Zelda - Majora's Mask 3D ou The Legend of Zelda - Majora's Mask HD?
E você, fã de Zelda. Prefere The Legend of Zelda - Majora's Mask 3D ou The Legend of Zelda - Majora's Mask HD?