Nintendo - 30/01/2014

O título não é uma simples piada em Adventure Time: Explore the Dungeon Because I DON'T KNOW!


Eu costumo assistir Adventure Time quando posso, e me considero um fã da franquia. Fiquei entusiasmado com o primeiro jogo da série, que mesmo simples, conseguiu mostrar vários detalhes que apenas quem assistiu o desenho conseguiria identificar.
As vendas de Adventure Time: Hey Ice King! Why'd You Steal Our Garbage?! não decepcionaram, e logo a WayFoward anunciou um novo jogo baseado na animação. Não perdi tempo, e como todo fã retardado, fiz a encomenda de uma versão de colecionador de Adventure Time: Explore the Dungeon Because I DON'T KNOW!. A decepção de ser taxado foi insignificante perto da decepção que tive logo nas primeiras horas de jogo.

Qualquer fã da série animada compraria o jogo depois de assistir a seu trailer.

A história é a mais simples possível: a princesa Bubblegum pede para que Finn e Jake investiguem a Royal Dungeon, uma prisão gigante que fica abaixo do reino de Ooo, da qual diversos prisioneiros estão fugindo.
Logo de início, Marceline e Cinnamon Bun estão disponíveis para controle do jogador, e outros personagens são desbloqueados com o decorrer do jogo (entre eles, Ice King, Flame Princess, Lumpy Space Princess e Lemongrab). Cada personagem possui status específicos e habilidades únicas (Finn é o intermediário, enquanto Jake possui ataques mais fortes e Marceline pode voar entre vãos), além de ataques especiais ativados pela força da imaginação (uma pequena barra que aumenta conforme o jogador realiza ataques básicos).

Como todo dungeon crawler clássico, a idéia é explorar o ambiente e eliminar os inimigos pelo caminho. Quanto mais fundo o jogador for, mais difícil a dungeon se tornará, e a cada 10 andares, o jogador deve enfrentar um chefe especial.
Os monstros normais algumas vezes derrubam tesouros, que também podem ser encontrados no chão. Estes tesouros podem ser trocados por upgrades no status do personagem na entrada da dungeon, como aumento no número de vidas, força e etc.

Derrotar os monstros do jogo não dá XP, apenas alguns tesouros de vez em quando.

Os gráficos do jogo são quase que 100% em 2D. Sou fã de pixel art, e acho bonito ver não só as sprites dos personagens do desenho, como também uma série de detalhes que remetem a jogos da geração 16 bits.
Porém, a escolha do 2D começa a se tornar questionável depois de algum tempo jogando o game em um console de mesa (no meu caso, o Wii U). Muitos detalhes ficaram mal-feitos, e o jogo aparenta ser muito mais simples do que ele deveria ser. O jogo fica aquém até mesmo no Nintendo 3DS, que em tese, possui limitações gráficas muito maiores se comparado à um PS3 ou um XBox 360.

Um fator importantíssimo que deixou de ser explorado foi a possibilidade de uma maior interação com o universo de Adventure Time. O máximo que você têm da terra de Ooo é a entrada da Royal Dungeon, onde todos os personagens permanecem. Alguns deles estão lá de maneira totalmente aleatória, simplesmente para oferecer um upgrade, e quase não dialogam com o jogador.
Apesar de existir alguns detalhes divertidos para os fãs da série (como o fato de BMO ficar na tela do Game Pad falando coisas aleatórias, ou pequenas frases na tela de loading), é difícil não ficar desapontado com a falta de imersão sobre o mundo do desenho animado.

A entrada da dungeon é o máximo que o jogador possui de contato com o reino de Ooo.

Tudo isto poderia ser compensado com uma jogabilidade incrível, que explorasse o gênero RPG do qual o jogo se aproxima. Porém, este é o principal problema: o jogo é extremamente simples.
A impressão que eu tive enquanto jogava Adventure Time: Explore the Dungeon Because I DON'T KNOW! é que eu estava jogando um game de 15 anos atrás que eu havia escolhido aleatoriamente na locadora porque a capa era bonita. O game é extremamente repetitivo, eliminar os inimigos não acrescenta em nada no progresso do jogo e não existem objetivos que motivem o jogador a investir seu tempo jogando o game.

O modo single-player é extremamente entediante, e mesmo o modo em co-op não traz uma diversidade maior do que se acomodar no sofá com seus amigos e ficar apertando o botão de bater repetitivamente. Pior do que isto, não há motivos para querer jogar o game em multiplayer, uma vez que os controles se tornam extremamente confusos enquanto jogando com outras pessoas, e não existe interação entre os personagens.
Sem mais, Adventure Time: Explore the Dungeon Because I DON'T KNOW! é um jogo decepcionante, e não vale o preço pelo qual é cobrado.

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