[TOP 10] Jogos (first-party) do Nintendo DS que gostaríamos de ver no Virtual Console do Wii U
Por Angelo Mota
A Nintendo anunciou, no primeiro Nintendo Direct do ano, que jogos do Nintendo DS começarão a ser lançados no Virtual Console do Wii U. Ainda não foram revelados muitos detalhes, mas é bem provável que os jogos da própria Nintendo compareçam em peso durante o decorrer do ano.
Então eu resolvi listar os 10 jogos First-Party (e aqui eu incluo todos os jogos que são IPs da Nintendo, mesmo que desenvolvidos por outras empresas) que eu gostaria de ver no Virtual Console do Wii U.
IMPORTANTE OBSERVAR: Esta lista representa meu gosto pessoal. Então se seu jogo favorito não está na lista, conte-nos qual é ele nos comentários e porque você gostaria de vê-lo figurar em um Top 10.
Muita gente pede até hoje um remake de Super Mario 64 (sem dúvida alguma, um dos maiores clássicos de todos os tempos) sem sequer se dar conta que a versão do Nintendo DS oferece uma experiência incrível pra quem sente saudade de uma das maiores aventuras do bigode. É claro que seria lindo poder vê-lo em HD, com as texturas e cores de Super Mario 3D World, mas ainda assim, a versão de DS é extremamente gratificante, além de adicionar novos personagens jogáveis, aumentando e melhorando a jogabilidade.
A franquia WarioWare sempre se destacou por utilizar os recursos únicos de um console e oferecer uma experiência divertida e inovadora a cada jogo. No DS não foi diferente. Com a tela touch, as possibilidades eram infinitas, e os microgames ficaram muito mais interativos e dinâmicos. É um jogo sensacional e que merece ser revivido no GamePad.
Ele pode não ser o mais adorado dos jogos da simpática bolinha rosa, e muitas vezes é esquecido pelos fãs, mas eu acho ele um dos jogos mais divertidos do DS. A jogabilidade 100% touch é incrível e serviu para mostrar as principais características do portátil. É um jogo sensacional e desafiador.
Yoshi Touch & Go, assim como Kirby Canvas Curse, é um jogo que serve para mostrar toda a funcionalidade do DS. Ele é 100% touch e oferece uma interação única com o jogador. Além, claro, de trazer o mascote mais simpático de todos os tempos, aumentando ainda mais o apelo do jogo. O modo endless de Yoshi Touch & Go é simplesmente viciante.
A continuação de um dos melhores jogos do Super Nintendo encontrou seu lugar ao sol no DS. O jogo trouxe novos personagens para serem carregados por Yoshi, que aumentaram a variedade da jogabilidade e, assim como no primeiro jogo, tem fases muito criativas, coloridas e desafiadoras.
Bowser's Inside Story é o grande jogo que Partners in Time não conseguiu ser. Depois de uma continuação - eu diria - mais ou menos para o sensacional SuperStar Saga, Bowser's Inside Story recuperou toda a essência da série e trouxe uma jogabilidade e aventura únicas, dentro do corpo do vilão Bowser. É um dos jogos imperdíveis do DS.
Animal Crossing descobriu seu verdadeiro lugar nos portáteis. O jogo não é tão grande e não tem tantos lugares para serem explorados como outras versões, como City Folk, do Wii, por exemplo. Mas poder acessar sua cidade em qualquer lugar, a qualquer momento, sem ficar preso a um console, foi a melhor experiência já oferecida na série.
Mario Kart DS era o melhor Mario Kart ever made até o lançamento de Mario Kart 7. A beleza da versão portátil em duas telas, aliada à jogabilidade perfeita que o DS oferecia, e a inclusão das melhores pistas já vistas faz de Mario Kart DS um jogo indispensável pra qualquer fã da série. Luigi's Mansion é até hoje, pra mim, a melhor pista de todos os tempos, e ela é a apenas uma das incríveis pistas que foram criadas para Mario Kart DS.
Por mais que a série esteja saturada, o primeiro jogo sempre será um clássico, sempre será o jogo que reinventou a forma de se jogar Mario em 2D e trouxe muitos elementos novos que seriam essenciais para a construção de jogos futuros da série. O 2D voltou em grande estilo. New Super Mario Bros. sempre será o melhor jogo da série New Super.
Sim, eu gostaria de ver Phantom Hourglass também, mas coloquei Spirit Tracks em destaque porque, apesar dele não ser o melhor representante da essência da série Zelda, ele é extremamente divertido, uma aventura única, e ele corrige pequenos erros de execução de Phantom Hourglass. De qualquer forma, as duas aventuras, que são continuação direta uma da outra, levam o ouro na minha lista, e são os jogos que mais me deixaram ansioso por esse Virtual Console do DS no Wii U.
Menção mais do que honrosa: Pokémon Diamond/Pearl
Por mais que Black(2)/White(2) sejam jogos incríveis com uma história sensacional, e HeartGold/SoulSilver sejam remakes incrivelmente responsáveis, Diamond/Pearl são meus jogos favoritos da série no DS. Todos os recursos que foram criados para a série no DS fizeram com que ela fosse elevada a outro nível, deixando tudo mais divertido e interativo. E claro, Platinum também entra aqui.
Por mais que Black(2)/White(2) sejam jogos incríveis com uma história sensacional, e HeartGold/SoulSilver sejam remakes incrivelmente responsáveis, Diamond/Pearl são meus jogos favoritos da série no DS. Todos os recursos que foram criados para a série no DS fizeram com que ela fosse elevada a outro nível, deixando tudo mais divertido e interativo. E claro, Platinum também entra aqui.