[Retrô] Sailor Moon: Muito amor e justiça nos games!
Por All
Em 1996, graças à TV Manchete (R.I.P.) nós brasileiros tivemos acesso a animes que marcam nossas vidas. Se não fosse essa emissora, o que seria de nossa infância se Saint Seya, Doraemon, Shurato, Samurai Warriors? Seríamos seres inestimáveis que procriam, e nada mais!
Em meados dos anos 90, uma legião de fãs se iniciava em território nacional, todas as meninas (e meninos também), aficionados por uma heroina adolescente, loirinha, chorona e azarada que descobre ser a encarnação da princesa da lua com a ajuda de uma gata falante. Sim, Usagi Tsukino (aqui conhecida como Serena) estampava mochilas, álbuns, revistas (e eu não consegui todos, hunf!) e é claro, nossos corações! E outras sailor faziam com que nos identificássemos. É, havia o Girl Power.
"Um caleidoscópio é meu coração.."
Embora a emissora tivesse comprado apenas a primeira temporada do anime, e o Cartoon Network ter adquirido outras no ano 2000, podíamos nos deliciar com as revistinhas e adesivos, mas infelizmente, não com todos os jogos. Lançados somente no Japão, eu digo o quanto foi difícil (e tamanha minha felicidade) conseguir um cartucho de Super Sailor Moon S para SNES (que guardo até hoje com carinho).
Aproveitando que hoje é o dia do lançamento do mangá Sailor Moon, vamos mostrar como as heroinas combateram o mal em nome da lua nos games de antes do final do século XX.
Game Boy - Bishoujo Senshi Sailor Moon (1992)
AAAAAAAAAA Eu don't hablo japonaise!
Um jogo em que o objetivo é andar e pular por aí, conversar com os personagens Ikuko (mãe da Usagi), Naru (Molly), Umino (Kelvin), Motoki (Andrew) e outros, ouvir o que eles tem a dizer (isto é, se você for fluente em japonês, o que não é meu caso, mas tenho um padrinho de casamento que vai ajudar com a tradução, viu?) e jogar mini-games da heroina Sailor Venus (por sinal, a única Sailor conhecida publicamente, estrela de um seriado de TV), que nos jogos enfrenta o terrível hambuguer e atira contra a carne. Seria ela vegetariana? Mesmo que não haja ação, aventura e grandes desafios, o que vale é ter o controle sobre a heroina e se sentir um pouco parte desse universo. Como o enredo segue a 1ª temporada, o objetivo é derrotar a Rainha Beryl.
Game Boy - Bishoujo Senshi Sailor Moon (1992)
Arreda, criatura do mau!
Sequência do jogo, mais uma vez Usagi e sua turma enfrentam inimigos da 2ª temporada do anime para no final derrotarem o Príncipe Diamante. Aqui uma prévia de como seriam alguns golpes em uma versão com maior capacidade gráfica.
SNES - Bishoujo Senshi/ Pretty Soldier Sailor Moon R (1993)
Enfrentar os bichos feios só para pegar o Mamoru Chiba no final...
Esse jogo de luta, também com uma versão para o Mega Drive lançada no ano seguinte, foi produzido pela Bandai e desenvolvido pela Angel Studios. Aqui é divertido ver as Sailors num beat'em up, saindo na porrada com os monstros de Negaverso da primeira temporada do anime. Certo que os movimentos aqui não são executados em sua maioria pelas heroinas no anime (principalmente Usagi, que não consegue nem dar cambalhota no chão e aqui fica pau a pau com a Blaze de Streets of Rage/ Bare Knuncke).
Os gráficos são muito bonitos, a música tema da abertura é a original (claro que em sua versão 16 bits e sem canção), e é incrível ouvir as meninas dizerem seus golpes fielmente ao anime!
Bishoujo Senshi Sailor Moon R - Zenin Sanka Shuyaku Soudatsusen (1993)
Reveja seus conceitos, e nunca mais diga: "Você bate como uma garotinha".
Uma sequencia foi produzida pela Bandai, e com mais uma personagem selecionável: Sailor Chibi Moon, do ceu para a cabeça de Usagi! Há um modo para jogar com ela (alguns a acham uma fofinha, outros a consideram irritante. Mas aí vai do gosto do freguês).
Pretty Soldier Sailor Moon R – Jougai Rantou? Shuyaku Soudatsusen (1994)
Calma meninas! Quanta violência!
Um jogo de luta ao estilo Street Fighter. As meninas quebram tudo e tem golpes que coincidentemente lembram hadoukens, shoryokens (inclusive de fogo) e tem até uma versão de tatsumakisempukiaku (o famoso 'tektektugenn' do Ryu e do Ken para quem não sabe pronunciar o nome verdadeiro do golpe).
Escolha sua favorita e lute (obs: a Sailor Júpiter tem o pilão do Zangief, pronto, falei!).
Escolha sua favorita e lute (obs: a Sailor Júpiter tem o pilão do Zangief, pronto, falei!).
Aqui segue a estória referente à 1ª temporada do anime (com um final emocionante, aliás), e é só bater, dar magia e vencer o oponente. E a Sailor Urano é a que mais me deu trabalho, viu?
Mais um puzzle!
Elimine as peças coloridas do seu lado da tela e mande-os para o lado do oponente. Parece bobinho, mas requer muita estratégia e a fúria do jogador é despertada quando ele vê que suas colunas aumentam.
Pretty Soldier Sailor Moon - Another Story (1995)
"Sweet Sweet [Final] Fantasy baby..."
Seguindo a 3ª temporada do anime, esse belo jogo é um RPG, no estilo dos jogos desse gênero tão em voga nos anos 90, dessa vez com as meninas. Muito gostoso de jogar, pena que esteja em japonês, e naquela época não havia a opção para mudar o idioma.
Bijousho Senshi Sailor Moon Fuwa Fuwa Panic (1995)
"Cai cai balão..." NÃO CAI NÃO PELAMORDEDEUS!
Aqui as meninas duelam em um jogo mais amigável. Um divertido Puzzle, com as personagens muito bonitinhas e redondinhas ao estilo pocket. É preciso estourar os balões conforme as cores nas colunas usando corações e executar golpes especiais a cada combo. Obtenha todos os três talismãs no canto da tela inferior antes que seu oponente faça isso e vença. Esse estilo sempre foi e sempre será muito divertido de jogar.Bishoujo Senshi Sailor Moon Super S: Zenin Sanka Shuyaku Soudatsusen - 1996
Meu momento nostalgia...
Esse jogo, da Bandai, tem a mesma engine se Sailor Moon S, com upgrades. A movimentação é mais rápida, as vozes são mais perceptíveis ao serem executados os especiais, há mais personagens jogáveis (Sailors Urano, Betuno, Saturno e Plutão - na época ainda considerado um planeta-) e Usagi em versão Super, com seu báculo mágico bem mais apelão!
Cenários bonitos e nada enjoativos, músicas divertidas, mas um final que merecia mais cinematográfica! Mas e dai? É Sailor Moon, e eu mudei minha vida ao ter esse jogo em mãos (mesmo sendo do Paraguai).
Sailor Moon Super Star - Fuwa Fuwa Panic 02 (1996)
Preste atenção ou você já era!
Não! Que venha mais Sailor Moon!
PS: uma dúvida: teriam elas pernas compridas ou troncos curtos?