Nintendo - 08/04/2014

Conheça a história de Megaman, o mais novo lutador da série Super Smash Bros.


No dia 11/06/2013, no Nintendo Direct, foi anunciado o novo Super Smash Bros, e junto com ele, tivemos a revelação de que Megaman estaria presente entre os lutadores. Mas você conhece a história por trás do personagem?

Caso não, esta é uma ótima oportunidade para conhece-la. Se sua resposta foi positiva, tá ai uma boa chance de relembrar as aventuras do também conhecido “Bombardeiro Azul”. Lembrando que todos os jogos aqui citados, exceto o Mega Man 8, estão disponíveis para Virtual Console e no Wii Ware.

MEGA MAN

Criador: Keiji Inafune
Lançamento: 17/12/1987
Plataforma: NES (Famicom)

A história de Mega Man se passa no ano de 200X, quando Dr. Thomas Light, em parceria com o Dr. Albert Wily, criaram seis robôs humanoides para ajudar em tarefas industriais. São eles: Cut Man, para trabalhos em madeireiras, Elec Man, para operações elétricas, Fire Man e Ice Man, para trabalhos em condições de temperaturas extremas, Bomb Man, para demolições e Guts Man, para trabalhos pesados em construções. Só que o que Dr. Light não esperava é que Dr. Wily roubaria os robôs e os reprogramaria para que eles o ajudassem a dominar o mundo. Já tendo experiência em programação de robôs de batalha (fato que será contado mais para frente), Dr. Light reprograma o robô Rock, usado como assistente de laboratório, que possuía um grande senso de justiça, e o equipou com uma armadura e a Mega Buster, arma capaz de atirar tiros de plasma e de copiar as habilidades de outros robôs. Eis que surge Megaman!


Megaman vai para vários lugares de “Monsteropolis” (local fictício onde se passa o jogo) para derrotar os seis Robot Masters, pegar suas habilidades para assim ir até a Fortaleza do Dr. Wily e dar fim aos seus planos malignos. Porem, após derrotado, Wily se ajoelha perante Megaman e pede perdão, sendo que, por mais que Megaman tenha um alto senso de justiça, ele ainda é inocente demais e deixa o maligno doutor escapar. Na verdade o jogo não deixa claro se Megaman deixa Wily escapar ou se Megaman prende Wily, eu particularmente prefiro acreditar nessa versão, para que a história tenha mais coerência.

C-E-I-F-B-G

MEGA MAN II 

Lançamento: 03/03/1988
Plataforma: NES (Famicom)


A Cidade agora está em paz, Dr. Light volta aos seus trabalhos e Rock volta a trabalhar como assistente de laboratório do Dr Light, ao lado de sua irmã Roll, que fazia os trabalhos domésticos da casa. Mas nem tudo são flores. Um ano depois, Dr Wily surge com 8 criações robóticas próprias para novamente gerar o caos e assim dominar o mundo. Quanto aos Robot Masters, são eles: Bubble Man, Air Man, Quick Man, Heat Man, Wood Man, Metal Man, Flash Man e Crash Man.


Então, Dr. Light veste Rock novamente com a armadura azul e o Mega Buster e então Megaman sai para derrotar os robôs, recolhendo suas habilidades. Após derrotar o último robô, Megaman vai até a fortaleza de Dr. Wily para prende-lo pois ele sabia que Wily não se arrependeria dos seus atos. Chegando na fortaleza, Megaman percebe que as salas estavam diferentes, mas isso não impede sua chegada até o final, a sala do Wily, que após ser derrotado, é preso.

M-A-C-B-H-W-F-Q


MEGA MAN III

Lançamento: 28/08/1990
Plataforma: NES (Famicom)


Neste jogo é contado um pouco sobre o passado de Megaman. Sabe quando eu disse que Dr. Light já tinha experiência em programação de robôs de batalha? Então, vamos entender isso agora.

Dr. Light e Dr.Wily eram amigos de faculdade, mestrado e doutorado onde estudaram robótica, sendo que Light era visto como gênio e Wily estava sempre em sua sombra. Logo após acabar os estudos, Light decidiu montar um laboratório para desenvolver robôs que ajudassem a humanidade, e chamou seu amigo Wily para que ele o ajudasse no desenvolvimento. Wily aceita trabalhar com Light, porém decide montar um laboratório secreto com o objetivo de acabar com os planos de Light e contra a cidade, já que todos sempre o viam em segundo plano.

Doutor Light então cria os robôs e se orgulha demais disso, então ele decide criar um robô que se assemelhasse demais com humanos, capaz de tomar suas próprias decisões e de ter sentimentos. Surge Protoman, um robo de batalha que ajudaria na segurança e na paz mundial. Porém, assim como humanos são imprevisíveis, Light jamais imaginaria que Protoman não se importaria com nada e nem com ninguém, fora que Protoman tinha um defeito: ele descarregava rápido demais. Dr. Light o quis consertar, porém Protoman achou que Light aproveitaria a oportunidade para mudar sua personalidade e decide fugir do laboratório. Vendo aonde tinham erros e acertos, Light decide criar Rock e Roll para que eles ajudassem nos trabalhos laboratoriais e domésticos respectivamente. Sendo que, assim que Wily rouba os robôs industriais, Rock se oferece para ajudar e ser reprogramado a fim de se tornar o Megaman.

Passados os acontecimentos anteriores, Dr. Wily diz que está arrependido e decide pedir perdão ao mundo e a Dr. Light, que o aceita de volta no laboratório e os dois começam a construir um robô chamado Ganma. Porém, Wily diz que para que o robô fosse concluído, Megaman teria que recolher alguns materiais que eram presentes somente no espaço. Então Dr. Light manda Megaman recolher esses materiais, sendo que, ao voltar para a Terra, encontra o (obvio) caos: Wily havia roubado o Ganma, alem de ter soltado pelo mundo 8 robôs: Needle Man, Magnet Man, Gemini Man, Hard Man, Top Man, Snake Man, Spark Man e Shadow Man. Sendo que, agora, além dos 8 Robot Masters, Protoman sempre aparece a fim de provar para Megaman que ele é mais forte, o desafiando para batalhas, sendo que Protoman não quer destruir Megaman, ele apenas quer provar sua superioridade e o enxerga como seu irmão menor.


Dr. Light, nesse meio tempo, cria Rush, um cão robô que ajudaria Megaman nas mais diversas tarefas em sua jornada. Sendo assim, Megaman destrói os 8 robôs, e Protoman, ao ser derrotado, foge. Depois disso, Megaman parte rumo ao laboratório do Dr Wily e, após o cientista ser derrotado, o laboratório desaba e caem duas pedras, uma em cima de Wily e outra em cima de Megaman. Porém, Protoman aparece e salva Megaman, quanto a Dr. Wily, parecia ser tarde demais…

T-Sh-Sp-M-H-Sn-G-N

MEGA MAN IV

Lançamento: 06/12/1991
Plataforma: NES (Famicom)


Um ano depois dos acontecimentos de Mega Man III, em que Dr. Wily foi dado como morto devido a destruição do seu laboratório, Dr. Light recebe uma carta de um cientista russo chamado Dr. Mikhail Sergeyevich Cossack, dizendo que construiu um grupo de (adivinhem quantos) robôs e que eles atacariam a cidade a fim de destruí-la, e são eles: Ring Man, Dive Man, Skull Man, Pharaoh Man, Bright Man, Toad Man, Drill Man e Dust Man.


Então Megaman, agora armado com a New Mega Buster (capaz de concentrar o seu tiro), parte para a batalha, derrota os 8 Robot Masters, adquire suas habilidades e vai até o laboratório de Dr. Cossack. Ao chegar ao laboratório, Megaman descobre que Cossack estava fazendo aquilo tudo pois estava sendo chantageado por Dr. Wily, que ainda estava vivo e tinha sequestrado Kalinka, filha do Dr. Cossack. Então Megaman parte para confrontar Wily, que ativa a autodestruição do laboratório e foge, mas antes da explosão, Megaman, com a ajuda de Protoman, consegue tirar o Dr. Cossack e a sua filha de dentro do laboratório.

T-B-P-R-D-S-Di-Dr

MEGA MAN V

Lançamento: 04/12/1992
Plataforma: NES (Famicom)


Alguns meses depois do incidente com Dr. Cossack, Dr. Light é sequestrado, e na cena do crime, foi encontrado o lenço que Protoman usava amarrado no pescoço, indicando que ele era o sequestrador e misteriosamente 8 Robôs aparecem e criam o Caos na cidade, eles são: Stone Man, Gravity Man, Crystal Man, Charge Man, Napalm Man, Wave Man, Star Man e Gyro Man.


Megaman então vai atrás de pistas enquanto destrói esses oito robôs e, depois que todos estavam derrotados, encontra Protoman sem o lenço no pescoço. Então inicia-se uma longa batalha entre os dois e eis que alguém surge para ajudar o Megaman e esse alguém é… PROTOMAN (com o lenço no pescoço) e então após a batalha, o impostor se revela como Dark Man, que diz que ele e os 8 Robot Masters foram criados por Dr. Wily que queria incriminar Protoman.

Megaman então parte para o Laboratório do Dr. Wily, onde ele derrota o vilão, que foge, e ativa a autodestruição do seu laboratório, mas antes que o laboratório fosse destruído, Megaman, com a ajuda de Protoman, salva Dr. Wily e saem do laboratório. E enquanto eles veem o laboratório implodindo, a nave do Dr. Wily voa para longe.

Sa-Gr-Gy-N-So-C-W

MEGA MAN VI

Lançamento: 05/10/1993
Plataforma: NES (Famicom)


Depois da fuga de Dr. Wily, a paz reina por um tempo e nada mais foi falado sobre o cientista. Algum tempo depois, um homem autointitulado Mr. X organiza um torneio onde os maiores cientistas da robótica colocariam seus robôs para lutar a fim de descobrir qual é o robô mais forte. Dr Light não aprova tal evento e não participa do torneio, porém está desconfiado de que algo de errado está acontecendo e manda Megaman para investigar o tal torneio. Chegando nas semifinais, quando restavam apenas 8 robôs, Mr. X os reprograma e toma posse dos semifinalistas, fazendo os 8 robôs atacarem a cidade, e logo após, Mr. X revela ser Dr. Wily. Os robôs são: Blizzard Man, Wind Man, Flame Man, Plant Man, Tomahawk Man, Yamato Man, Knight Man e Centaur Man.


Megaman então sai para acabar com os planos de Wily, derrota os 8 Robot Masters e avança para o laboratório. Após se deparar com inúmeros desafios (dos quais são todos superados), o robô azul derrota Wily, que dessa vez não foge, mas é preso… Não por muito tempo…

P-W-F-T-Y-K-C-B

MEGA MAN VII

Lançamento: 24/03/1995
Plataforma: SNES (Super Famicom)


Seis meses se passam, Dr.Wily está preso, mas logo consegue fugir, Wily havia preparado 4 robôs de resgate que seriam ativados caso Wily não desse nenhum comando de atualização de status, e com Wily preso, ninguém usou seus sistemas, fazendo com que 4 robos (Cloud Man, Junk Man, Freeze Man e Burst Man) fossem ativados e saissem para resgatar Wily. Megaman logo é convocado para impedir o resgate, porém surge na sua frente Bass, com seu cão robô Treble, ambos criados por Dr. Wily com base nos dados coletados de todos os robôs derrotados por Megaman e Rush, porém com o mesmo senso de individualismo e vontade de provar a si mesmo que ele é mais forte que Megaman.

Após a derrota dos 4 Robos, surgem mais quatro recém-ativados: Shade Man, Spring Man, Slash Man e Turbo Man.


Logo após derrotar os outros 4 robôs e Bass, Megaman parte para a batalha com Dr Wily, e no final da batalha, Megaman faz algo que vai contra as leis da robótica: ele aponta sua Mega Buster para Dr. Wily com a intenção de matá-lo, já que Wily não mudaria nunca e aquilo estava se tornando um círculo vicioso. Wily diz a Megaman que ele não poderia matá-lo, pois robôs são proibidos de machucar humanos, porém Megaman responde: “Eu sou mais do que um robô, morra Wily”, Seu laboratório começa a desmoronar e alguns pedaços do teto caem sobre Wily, o deixando preso e, enquanto Megaman se aproxima, Treble aparece e salva o doutor. Então Bass aparece e fala que Megaman demorou demais para agir e que eles retornariam. Após isso, o laboratorio explode mas Megaman consegue escapar.

C-J-F-B-Sl-Sp-Sh-T

MEGA MAN 8

Lançamento: 17/12/1996
Plataforma: PSX & Saturn


Tudo começa com uma cena que mostra dois robôs poderosos se enfrentando em pleno espaço. Porém, enfraquecidos pelo combate, os dois ficam inconscientes e acabam caindo na Terra.

Enquanto isso, na Terra, outro embate está acontecendo entre Mega Man e Bass. A batalha é interrompida por Roll, que veio avisar a Megaman que algo parecido com um meteorito havia caído na Terra. Então Megaman, usando a habilidade de voar do Rush, vai na mesma hora para investigar. Chegando ao local, Mega Man encontra dois robôs: um deles foi totalmente destruído e, em sua carcaça, estava uma poderosa e maligna forma de energia. Megaman decide ficar com a forma de energia para que ela não caíssem em mãos erradas, mas foi tarde demais. A ilha no qual os robôs caíram era justamente a ilha onde Wily criou a sua base secreta - Wily consegue fugir com as formas de energia, mas Megaman percebe que o outro robô caído ainda está em estado funcional, apesar de inconsciente. Megaman então leva esse robô para o laboratório do Dr. Light, ondeo doutor passa a recuperá-lo enquanto Megaman deve derrotar vários dos robôs de Wily que estão espalhados pelo mundo e causando terror. E são eles: Tengu Man, Frost Man, Granade Man, e Clown Man.


Depois de derrotar os 4 oponentes, Megaman volta ao laboratório, pois descobriu que nesses robôs havia uma energia maligna que os estava fortificando (tal energia essa que tinha assinatura semelhante a energia vinda do espaço). Enquanto Megaman e Light tramavam um plano de como deter Wily, o robô que foi encontrado inconsciente finalmente desperta. Ele consegue explodir uma parede e fugir, mas Megaman vai logo atrás dele e consegue encurralá-lo. Ambos se enfrentam, mas o robô não usa toda a sua força. Ao ser derrotado, ele consegue escapar, mas quando Megaman iria atrás desse robô, surge Protoman e o detêm. Protoman conta que o local onde eles estavam era justamente a ilha do Dr Wily e que o laboratório dele estava na direção em que o robô saiu correndo. Megaman então vai até o local, mas é capturado por um dos robos de Wily, mas logo o robô que o estava enfrentando a pouco tempo o salva e se apresenta como Duo.

Duo é um robô da polícia espacial criado com a intenção de procurar e destruir quaisquer amostrar de energia maligna. Sendo assim, ele quer entrar na fortaleza do Wily para destruir toda a energia maligna presente naquele local, mas há um campo de força fortificado pela energia maligna presente em outros 4 robôs, e cabe a Megaman procurá-los e destruí-los. E esses robôs são: Search Man, I, Sword Man e Aqua Man.


Depois de derrotar esses robôs e sabendo que agora a fortaleza estava desprotegida, Megaman parte para lá com o objetivo de destruir o restante da energia maligna, porém novamente encontra Bass, que estava infectado por essa energia e consequentemente mais poderoso do que nunca. Entretanto, graças à habilidade de se adaptar que Megaman possui, Bass é derrotado.

Após a interrupção de Bass, Megaman se depara com Wily. Eles se enfrentam e Wily é - mais uma vez - vergonhosamente derrotado. Megaman acaba bem enfraquecido e é infectado com a energia maligna ao tentar ajudar Wily, que estava ferido, mas acaba se ferindo também e agora correndo risco de ficar maligno graças a energia que estava em seu corpo. Duo o encontra e consegue salvá-lo. Após curá-lo, ele o deixa a cargo de Protoman, que o envia ao laboratório de Light. Quando Megaman desperta, ele recebe os parabéns de todo mundo e ainda recebe de Protoman um aviso de Duo. Ele foi embora, mas mandou dizer a Mega Man: “Obrigado”.

T-C-G-F-Aq-Sw-Sa-As

MEGA MAN 9

Lançamento: 22/09/2008
Plataforma: WiiWare, PSN e XBLA


Muito tempo se passou depois dos últimos acontecimentos e a paz reinava, mas infelizmente, não foi para sempre. De uma hora para outra, vários robôs do próprio Dr. Light começam a atacar a cidade e Wily vêm a publico falar que não tem nenhum envolvimento com o ocorrido. Ele mostra um vídeo em que aparece Light propondo a Wily uma parceria para dominar o mundo e Wily recusa falando que ele não faria mais essas coisas. Depois do vídeo, Wily diz que poderia ajudar caso a população fizesse doações para que ele criasse robôs com a finalidade de interceptar e destruir os robôs do Light e nesse meio tempo, Light é preso. Para provar a inocência do Doutor, Megaman parte para derrotar esses robôs e tentar descobrir o que estava acontecendo a fim de inocentar Light. Os robôs dessa vez são: Concrete Man, Jewel Man, Hornet Man, Tornado Man, Plug Man, Galaxy Man, Magma Man Splash Woman.


Logo Megaman descobre que esses robôs foram reprogramados por Wily e que Light não tinha sido preso pelas autoridades, mas sim sequestrado por Wily. Então Megaman parte para salvar Light, e após a derrota, Wily corre, mas quando se vê encurralado, se ajoelha e pede perdão a Megaman. Então Rush aparece e Megaman diz que queria mostrar algo a Wily. Assim, Rush começa a projetar vários hologramas mostrando todas as vezes que Wily era derrotado e pedia perdão, mas sempre voltava a cometer seus crimes. Wily então diz para Megaman que o levaria até Light, que estava dormindo mas precisaria ser levado a um hospital e assim que Megaman chega perto da cela onde Light está, Protoman aparece e diz que aquilo era uma armadilha e que aquele Light era falso. Na verdade ele era um robô, o mesmo robô usado por Wily para fazer o vídeo onde Light falava de dominar o mundo. Wily então ativa a autodestruição de seu laboratório com Megaman dentro e Protoman o salva junto com Light, provando assim sua inocência.

G-J-P-T-M-H-S-C

MEGA MAN 10

Lançamento: 01/03/2010
Plataforma: WiiWare, PSN e XBLA


Algum tempo depois de Light ser julgado inocente, surge uma doença que afetava apenas robôs, a Roboenza. Essa doença fazia os robôs ficarem descontrolados depois de um certo tempo e por isso eles acabavam atacando os humanos. Roll foi infectada por essa doença, mas não chegou a atacar nenhum humano. Wily então acaba caindo com sua nave no laboratório de Light, alegando ter sido atacado por seus robôs e diz estava desenvolvendo a cura para essa doença, porém um grupo de 8 robôs acabam roubando a sua criação e ele conseguiu ficar apenas com uma capsula que continha a cura. Ele acaba dando essa capsula para Roll, enquanto Protoman surge e diz que vai ajudar Megaman a acabar com o mal, e os dois saem para acabar com esses robôs e pegar de volta a cura. Esses robôs são: Blade Man, Solar Man, Sheep Man, Chill Man, Commando Man, Nitro Man, Strike Man e Pump Man.


Depois de derrotar os robôs, Megaman acaba contraindo a doença e com isso Wily vem a público falar que agora seu plano estava completo. Com Megaman doente, ele poderia dominar o mundo facilmente. Só que Wily não esperava que Roll não tinha tomado a capsula de cura dada por Wily e assim ela entrega a capsula para Megaman para que ele possa ir atrás de Wily e acabar com essa doença de uma vez por todas.

No encontro com Wily, acontece uma batalha e ele é derrotado, porém ele se mostra doente e que aparentemente estava infectado com a Roboenza, mas Wily nega estar com a doença, já que ela era contraída apenas por robôs. Megaman então segue o protocolo do herói e leva Wily para o hospital, porém Wily foge, mas para a surpresa de todos, Wily havia deixado um enorme suprimento de capsulas da Roboenza.

Sh-P-So-Ch-N-Co-B-St

Então fica a dúvida: teria Wily implantado sua memória em um corpo robótico, mas vem omitido esse fato do resto da humanidade? O que sabemos é que depois disso, ninguém mais teve notícias do Dr Albert Wily e a paz reina novamente no mundo… Por enquanto.

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