O que esperar de Watch_Dogs no Wii U
Por Caio Gomes
Um mundo a ser explorado!
Como a temática do jogo é de mundo aberto, é lógico que esperamos muitos lugares para ser explorado, certo? E isto Watch_ Dogs cumpre com louvor. Chicago é tão imensa que você passará muito tempo desvendando a cidade por completo. Seja subindo em prédios, entrando em casas (não dá para fazer isso em todas que estão no jogo, infelizmente), a quantidade de lugares a ser descoberto é enorme. Aqueles que apreciam a arte em desvendar lugares secretos podem ficar tranquilos.
Missões para todos os lados!
Além de você poder vasculhar cada canto de Chicago, você também não ficará sem ter o que fazer nesta "pequena" cidade. Além das missões obrigatórias que você tem que cumprir para completar o Modo História, a quantidade de missões secundárias é proporcional a cidade que você vive. Para os fãs da empresa francesa, você encontrará missões à lá Splinter Cell e também Assassin's Creed. Tem missões para todos os gostos: algumas lhe exigirá furtividade, outras você será contratado a matar alguém. E para aqueles que gostam de adrenalina, perseguições com carro também estão presentes entre as missões ao longo do game (e não espere por um sistema de direção muito preciso). É claro que outras missões mais excêntricas também estão presentes, como encontrar um assassino serial ou acabar com a prostituição na cidade, por exemplo. Mas para ter acesso a estas missões, uma série de requisitos devem ser cumpridos antes, o que aumenta o tempo de vida do jogo. É tanta coisa para concluir, que o jogador vai passar horas (ou meses) para finalizar o jogo por completo. Um verdadeiro desafio para os jogadores mais dedicados.
O sistema de hackeamento
O maior trunfo do game e sem dúvida o fator que mais elevou o hype em cima do universo de Watch_Dogs é o sistema de Hackeamento. E ele faz jus a tudo aquilo que presenciamos nos vídeos, trailers e todo o material restante que saiu em torno da famigerado jogo. Com o hackeamento, você pode saber detalhes da vida íntima de uma pessoa, roubar as informações da conta bancária, adquirir carros, músicas, se infiltrar no sistema de câmeras de vigilância por toda a cidade e muito mais. As missões que exigem os talentos tecnológicos de nosso protagonista são as melhores do jogo sem direito a mais nenhuma discussão! Porém nem tudo no jogo está perfeito, infelizmente.
O jogador tem que lidar com tantas missões e de diferentes tipos, que quando chega aquele momento de exclusividade de Watch Dogs em que o jogador deve usufruir exclusivamente da tecnologia para completar as missões, poucos momentos como este ao longo da aventura você verá . A Ubisoft deixa uma sensação de medo ao ser menos ousada neste sentido... Se o jogo fosse baseado exclusivamente no sistema de hack, Watch Dogs se sustentaria tranquilamente. Ou seja, parece que a Ubisoft ficou tão preocupada em querer agradar um grande público que preferiu deixar a ousadia de lado. Mas não pense que o jogo em si ficou menos divertido por causa disso, muito pelo contrário, o jogo é divertidíssimo! Mas fica aqui, o registro da ausência em criar uma inovação maior em Watch Dogs por parte da empresa francesa.
Os personagens e a história
A história do jogo não é das melhores, mas ficou muito competente. Ela vem carregadas de clichês mas está bem contanda. Afinal, depois que você embarca no universo de Watch Dogs, você quer saber qual será o fim daquilo que lhe foi apresentado. E como já foi dito anteriormente, o gameplay proporciona muita diversão, e portanto, você presenciará o desfecho da história de Aiden Pierce com muita qualidade.
Os personagens que ajudam o nosso protagonista também sofrem do mesmo mal da história. Todos que aparecem ao longo da aventura são bem carismáticos, mas suas personalidades possuem muitos clichês e outras características são muito pouco exploradas. Porém, tudo o que foi acima falado não prejudica a experiência final e com certeza são erros que serão corrigidos na próxima continuação, sem dúvida.
O poder gráfico
Depois de fazermos uma comparação entre as versões de PS3 e PS4, fica bem nítida a sensação de que o jogo foi criado e pensando para a mais nova geração dos consoles. A diferença gráfica entre as versões é monstruosa e gritante, tanto em termos de processamento, quesito online e primor gráfico.
Confira um vídeo bem interessante que compara o poder gráfico entre as versões e tire suas próprias conclusões:
A versão do Wii U
E a pergunta que não quer calar: e a versão do Wii U o que ela vai nos apresentar? Será que ela vai nos trazer a mesma experiência ou terá algum diferencial? Muitas perguntas existem e todas elas serão respondidas somente quando o jogo sair. Porém, ousamos dizer que a versão do Wii U tem tudo para ser a versão definitiva de Watch Dogs.
A Ubisoft já nos prometeu uma jogabilidade única com uso da Gamepad e realmente, depois de conferir a versão de PS4 as possibilidades para o Wii U são promissoras. Como o Gamepad se assemelha muito com um tablet, acreditamos que todas aquelas funções da tela de Invetárionos que estão nos direcionais do controle do PS4 (tudo aquilo que Aiden acessa do seu smartphone como o progresso do jogo, suas habilidades, conquistas, itens etc), o mapa do jogo entre outras coisas, fiquem exclusivamente no famigerado controle da Nintendo. Além de possibilitar uma tela mais limpa, tudo isto tornará o game mais prático e um realismo muito maior do que nas versões concorrentes. Poder traçar rotas, escolher missões e visualizar dados somente pelo Gamepad será sensacional.
Outro elemento que pode ser trazido pela Ubisoft serão missões exclusivas na versão do Wii U. E nestas missões, o uso do Gamepad será exigido. Acreditamos que além do recurso da segunda tela para a resolução dos puzzles através do toque, acreditamos também que o giroscópio será bastante utilizado (algo como o controle da direção das câmeras de vigilância, por exemplo). E mais uma vez sugerimos outra função para o Gamepad: no sistema de hack. Não precisa ser nada inovador, se a Ubisoft colocar a resolução daqueles puzzles em que o Aiden usa exclusivamente dos seus dotes tecnológicos para se safar de diversas situações, o jogo vai ficar muito mais divertido do que ele já é e só por isto já valerá muito a pena!
Outra questão que deve ser levada em conta e analisada com carinho é o quesito online. Sabemos que no mundo online as concorrentes tem muito mais qualidade neste campo do que a Big N. E no que se trata do mundo online, Watch Dogs dá um show de interatividade. Se você se mantiver conectado o tempo todo, enquanto você segue cumprindo a campanha, você pode sofrer invasões de outros jogadores e cabe a você perseguir e descobrir quem é o invasor e correr contra o tempo para derrotá-lo antes que seus dados sejam roubados. Isto aumenta e muito a diversão no gameplay. É lógico que a opção pode ser desativada a qualquer momento, mas fique ciente que muito da experiência total do game será perdida.
E é aí que entra os problemas que sabemos que a Nintendo enfrenta. Acreditamos que o recurso estará presente na versão do Wii U também, mas acreditamos também, que o uso dos Miis e o Miiverse estarão amplamente presentes e serão encaixados de alguma forma dentro do gameplay. Algo como poder jogar com o seu Mii ou criar comunidades de hackeamentos dentro do Miiverse por exemplo.
Outro recurso que estará presente é a possibilidade de jogar o game pelo Gamepad. A maioria dos jogos lançados para o Wii U pela empresa francesa possuem este recurso e certamente Watch Dogs também terá.
Poderíamos teorizar sobre tantos outros elementos que podem estar presentes (ou não) na versão de Watch Dogs para o Wii U, mas como já foi dito um pouco antes a versão do Wii U tem tudo para ser a melhor da versões do game de verdade.
Como o jogo já saiu, a Ubisoft tem chance de analisar aquilo que foi criticado dentro do Watch Dogs e proporcionar pequenas melhorias. É claro que não veremos melhorias na história ou nos personagens por exemplo, mas poderemos presenciar conteúdos exclusivos e um gameplay muito mais interativo, podem ter certeza disso.
Um Veredito?
Watch Dogs possui alguns defeitos, porém nenhum deles estraga a experiência final com o jogo.Todos os recursos do PS4 foram usados com extrema qualidade, o que cria mais expectativa e certeza de que isto também acontecerá na versão do Wii U. Com seu conteúdo extra gigantesco, que aumenta significativamente o tempo de vida do jogo e uma cidade enorme para ser desvendada, o jogo proporciona aos jogadores um entretenimento de qualidade. Ao levantar questões morais e um futuro que pode se tornar realidade muito em breve, Watch Dogs se mostra como uma promissora franquia da Ubisoft e um agrado suspiro por novidade, numa geração que foi permeada por muitas continuações. A versão do Wii U tem tudo para ser a versão definitiva e oferecer a melhor experiência do game como um todo. A Ubisoft tem feito um ótimo trabalho ao lançar os seus jogos para o atual console de mesa da Big N (casos como Zombie U, Rayman Legends e Child Of Light) e assim, já podemos dormir tranquilos, pois presenciaremos mais um trabalho de qualidade desta incrível Third Party. Resta apenas aguardar a data de lançamento para que possamos conferir este incrível game, e assim, darmos o nosso Veredito Final acerca de um dos jogos mais aguardados deste fim/começo de geração.
Watch Dogs possui alguns defeitos, porém nenhum deles estraga a experiência final com o jogo.Todos os recursos do PS4 foram usados com extrema qualidade, o que cria mais expectativa e certeza de que isto também acontecerá na versão do Wii U. Com seu conteúdo extra gigantesco, que aumenta significativamente o tempo de vida do jogo e uma cidade enorme para ser desvendada, o jogo proporciona aos jogadores um entretenimento de qualidade. Ao levantar questões morais e um futuro que pode se tornar realidade muito em breve, Watch Dogs se mostra como uma promissora franquia da Ubisoft e um agrado suspiro por novidade, numa geração que foi permeada por muitas continuações. A versão do Wii U tem tudo para ser a versão definitiva e oferecer a melhor experiência do game como um todo. A Ubisoft tem feito um ótimo trabalho ao lançar os seus jogos para o atual console de mesa da Big N (casos como Zombie U, Rayman Legends e Child Of Light) e assim, já podemos dormir tranquilos, pois presenciaremos mais um trabalho de qualidade desta incrível Third Party. Resta apenas aguardar a data de lançamento para que possamos conferir este incrível game, e assim, darmos o nosso Veredito Final acerca de um dos jogos mais aguardados deste fim/começo de geração.