Nintendo - 24/06/2014

Vivendo no mundo de Disney Magical World

Como um bom fã da Disney, criei altas expectativas pelo lançamento de Disney Magical World, afinal, um jogo baseado no universo Disney, produzido pela Bandai Namco e que teve boas vendas no Japão só poderia significar coisa boa. Mais do que isto: as boas línguas disseram que o jogo continha características muito semelhantes a Animal Crossing, uma das minhas franquias favoritas da Nintendo.
O fato é que talvez as críticas tenham exagerado na comparação. O jogo é muito mais simples do que parece, e já digo de cara que está longe de ser um "Animal Crossing da Disney".

Sem dúvida existe muito a se fazer em Disney Magical World. Na verdade, há tanta coisa a se fazer que o tutorial inicial é extenso, e leva quase 3 horas para ser completado. Logo após criar seu personagem (que também permite o uso do Mii do 3DS), o jogador é apresentado a Castleton, uma cidade habitada pelos principais personagens da Disney (e outros moradores desconhecidos). O lugar lembra a Magic Kingdom (o principal parque da Disney World), centralizando todas as lojas e serviços em um único local.

Os moradores de Castleton costumam pedir favores ao jogador. Normalmente, estes pedidos envolvem a solicitação de um ítem específico, que pode ser comprado ou encontrado no chão.
Realizar um favor garante uma pequena recompensa ao jogador, seja em forma de dinheiro ou em forma de ítem, o qual também pode ser usado para completar um outro pedido de um outro morador.
A interação com os moradores vai além da realização de favores. O jogador aprende, com o progresso do jogo, a realizar diferentes gestos de cumprimento, devendo cumprimentar os moradores diariamente para conseguir pequenas cartas colecionáveis.


O jogador ainda deve completar pequenos objetivos para ganhar Stickers - selos necessários para conseguir acessar novas áreas. Apesar deste recurso limitar a exploração, ele serve como um motivador para que o jogador continue a completar as tarefas só para descobrir qual o próximo ambiente que será liberado.

Uma das coisas mais divertidas de Disney Magical World é a grande variedade de roupas disponíveis para vestir em seu personagem. As peças de roupas podem ser compradas com dinheiro, ou feitas a partir de uma receita, a qual obriga que o jogador consiga os ítens necessários para a fabricação.
Algumas roupas combinam mais do que as outras, e quando o jogador consegue unir as peças de um conjunto específico, ele pode mostrar seu visual para os moradores da cidade para que o avaliem.
O curioso é que o jogo permite que o jogador vista roupas do sexo oposto. Eu consegui, por exemplo, vestir meu Mii (que por sinal, possui barba) com o vestido, laço e sapatos da Minnie - e estranhamente, os moradores curtiram.


O sistema de pesca é extremamente simples, onde tudo o que o jogador precisa fazer é sentar em um dos pontos da cidade, arremessar seu anzol e apertar o botão na hora em que for solicitado. Demorei para entender que o sistema era tão simples, e perdi vários peixes enquanto apertava freneticamente o botão ao ver que o peixe mordeu a isca.


Ao conseguir 10 stickers, o jogador vira dono do restaurante da cidade. Como o novo responsável pelo estabelecimento, o jogador deve fazer o negócio render dinheiro, e para isto, contará com a ajuda de funcionários que o auxiliarão em suas tarefas ou atenderão os visitantes.
O cardápio do restaurante é montado pelo jogador, e para confeccionar os pratos, é necessário ter a disposição os ítens de cada receita. Cada prato rende algumas dezenas de porções, que são vendidas de acordo com o pedido da clientela.


O jogador pode andar livremente dentro do restaurante, e até mesmo conversar com seus clientes. O fluxo de consumidores pode aumentar ou diminuir de acordo com algumas ações do jogador, como uma nova decoração, compra de novos móveis ou uma novidade no cardápio. Em resumo, o restaurante funciona sem o jogador, sendo que este gastará apenas poucos minutos escolhendo seu cardápio ou redecorando o local.

Em outro ambiente da cidade, está o castelo de Yen Sid, onde o jogador aprende a utilizar uma varinha mágica para batalhar contra monstros. É neste momento que o jogador passa a acessar outros ambientes temáticos fora de Castleton, e o primeiro mundo a se abrir é o de Cinderela. Nele, o jogador pode aceitar quests que o levam para uma pequena dungeon, devendo derrotar os inimigos em seu caminho com sua varinha.
O sistema de batalha é super simples: o jogador pode realizar ataques básicos ou ataques especiais que consomem MP. Além disto, o jogador pode carregar o poder de sua varinha para um ataque mais forte, ou desviar do ataque dos inimigos com um dodge "mágico", dando uma pirueta no ar ao melhor estilo Peter Pan.
Derrotar monstros não garante nenhum tipo de experiência para o jogador, mas pode garantir dinheiro ou novos ítens. Além disto, o jogador pode conseguir novos equipamentos para aumentar seus status, e até mesmo equipar novas varinhas mágicas e adquirir novas habilidades. Ao final de cada dungeon, o jogador deve derrotar um chefe a fim de completar a quest, ganhando novos ítens e uma porção de dinheiro.


Com tanta coisa a se fazer, Disney Magical World se torna um jogo altamente recomendável, certo? Bem, nem tanto.
Existem muitas falhas que não pude deixar de perceber, e que normalmente me fazem perder o ânimo ao jogar um video-game. A começar pelos gráficos, que ficam bem aquém de outros jogos para o Nintendo 3DS, e pela baixíssima taxa de FPS, que fazem parecer até que o game está em uma baixa resolução, além do loading lento entre as telas. O uso do recurso 3D também foi praticamente inexistente - quase nem percebi que estava jogando com o efeito parallax se não tivesse olhado para a led acesa do meu 3DS.

Apesar de entender que o jogo foi feito inicialmente para o público infantil, é chato iniciar um game sem uma história, e os eventos que acontecem na cidade não possuem qualquer ligação. Fora que, dentro do seu contexto, o jogo é muito fácil, e quase que linear. Todas as coisas que o jogador precisa fazer são indicadas por ícones que brilham e piscam no cenário, e os outros mundos da Disney são fechados até que você consiga completar o anterior (e ainda são liberados em uma determinada ordem).

Disney Magical World pode divertir a quem é muito (mas muito) fã do universo Disney, mas não espere por muitos obstáculos no jogo. Diferente de Animal Crossing, Disney Magical World terá um fim no momento em que todos os objetivos forem completados, e pela minha experiência até agora, não existe um fator que me fará querer investir minhas horas para finalizar o jogo.

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