Em outubro, a bruxa estará solta no Wii U com Bayonetta
Por Fabricio Luz
A Nintendo nunca explicou o motivo do repentino interesse na franquia Bayonetta, mas se fosse para adivinhar, eu diria que é pela ausência de novos games para atrair o público hardcore e ao mesmo tempo ser influente no mercado oriental. Em ambos os quesitos Bayonetta ajudaria o Wii U a mudar a visão dos fãs sobre o aparelho, embora não tenha sido esta a primeira reação com a notícia.
Quando anunciado oficialmente, durante uma conferência Nintendo Direct em 2012, Bayonetta 2 gerou uma revolta nas redes sociais. Era comum o constante pedido do port do game para algum console concorrente - mesmo sendo a Nintendo a produtora do jogo. Foi difícil aceitar que se não fosse pela empresa de Satoru Iwata, nem ao menos existiria um novo Bayonetta desenvolvido pela Platinum Games. Mas agora, prestes do lançamento da continuação, podemos ver o momento como um recomeço da franquia.
Lançado no início de 2010 no ocidente, o primeiro Bayonetta não foi um grande sucesso de vendas, mas chamou atenção ao usar uma protagonista feminina que usa (e abusa) da sensualidade no combate. Um dos movimentos, inclusive, faz a personagem girar no chão enquanto atira pelas suas pistolas no salto (sim, você leu certo) e acaba numa pose para lá de sexy.
Embora a sensualidade continue presente em Bayonetta 2, ela não ficará tantas vezes nua como no game anterior. Sua roupa, que é basicamente o seu cabelo no primeiro game, agora é mais longa e, digamos, recatada do que antes. Mari Shimazaki, designer da Platinum Games, que trabalhou nas artes do jogo, chegou a dizer que o motivo foi que “queriam deixar a personagem mais masculina”. Este motivo também foi a explicação de uma outra mudança radical no visual da bruxa: os cabelos. Antes longos e frequentemente usados nas magias do combate, agora são curtos, com um corte mais moderno, para a tristeza de muitos.
Os inimigos e companheiros de Bayonetta também sofreram mudanças. Os anjos tão presentes nas arenas e ruas das cidades dão lugar aos demônios, que serão enfrentados tanto pela bruxa protagonista quanto por sua rival, Jeanne. Estes inimigos devem aparecer no modo história e nos extras, incluindo o Tag Climax, novo modo multiplayer.
O Tag Climax nunca existiu no game anterior e deverá ser uma boa novidade para a continuação. Nele, o usuário pode jogar com um amigo de forma local, online ou até com um companheiro sendo controlado pelo computador.
Suas variações vão desde o clássico “acabe no menor tempo possível”, com lutas em conjunta contra um chefe ou horda de inimigos. Todos os itens do personagem na campanha principal estarão disponíveis ao jogador neste modo.
Bayonetta 2 será lançado em outubro de 2014 nas Américas e terá o primeiro jogo da franquia no mesmo pacote. Os fãs antigos da personagem certamente gostarão da volta às lutas frenéticas e direito a roupas extras de personagens Nintendo (como pode ser visto no trailer acima), mas os novatos também devem se render ao novo exclusivo do Wii U.