Nintendo - 17/07/2014

Todo o carisma de Captain Toad: Treasure Tracker



A E3 2014 foi muito boa para a Nintendo. Sem uma grande conferência, apresentando seus jogos através do clássico Nintendo Direct (que este ano foi intitulado de Nintendo Digital Event), ela conseguiu chamar a atenção do mundo gamer com a quantidade de anúncios novos, e por trazer a primeira imagem do novo Zelda para Wii U, apresentando apenas o que muitos fãs estavam esperando.

Mas sem dúvida alguma, uma das maiores surpresas desse ano foi o anúncio de Captain Toad: Treasure Tracker. O jogo, inspirado nas fases Captain Toad de Super Mario 3D World, traz o pequeno personagem em aventuras bem parecidas com as fases apresentadas no jogo de Wii U, mas com cenários maiores e mais desafiadores. E para quem não se lembra, o personagem Captain Toad foi apresentado pela primeira vez em Super Mario Galaxy, com pequenos Toads exploradores do universo que ajudavam Mario a encontrar as estrelas perdidas. Mas foi em 3D World que ele ganhou fases próprias, e agora estrelará sua primeira aventura solo no Wii U.



Sem maiores informações na ocasião de seu anúncio, o jogo podia facilmente ser um mega-DLC de 3D World (assim como New Super Luigi U foi para New Super Mario Bros. U) ou um jogo exclusivo do eShop (leia-se: menor e mais barato). Mas a Nintendo surpreendeu mais uma vez ao anunciar que ele é um jogo retail, ou seja, será comercializado em mídia física (e digital, obviamente). Isso mostra que o jogo pode ser mais do que aparenta, apesar de sua primeira impressão já ter sido a melhor possível.

Alguns poucos vídeos do jogo já apresentados mostram que a mecânica e o gameplay das fases Captain Toad de SM3DW foram mantidos. Toad não pula e tem que utilizar o funcionamento da fase (portas, canos, plataformas em movimento) para poder percorrer seu caminho. Com a diferença que, em seu próprio jogo, as fases são maiores, mais bem elaboradas e contam até com a presença de chefes. E ele ainda ganhou ferramentas inéditas para que a exploração se intensifique, como uma picareta que é acionada automaticamente quando o pequeno Toad a está segurando, e os tradicionais nabos que são retirados do chão e podem ser atirados nos inimigos, item que foi implantado na versão ocidental de Super Mario Bros. 2 e nunca havia voltado para a série. 


A propósito, em Super Mario Bros. 2, você retirava outros elementos do chão, como cerejas e poções que se transformavam em portas, quem sabe todos estes elementos não retornam para diversificar ainda mais a jogabilidade.

Pode parecer pouco para um jogo retail, mas o que não falta dentro da Nintendo é criatividade e elementos da série Mario que podem ser incorporados para deixar o jogo robusto, diversificado e digno de valer o preço total de um jogo físico.



Captain Toad é uma prova que a série Mario é infinita em sua grandiosidade, e sempre tem espaço para expandir, criando spin-offs divertidos e de qualidade, gerando assim mais jogos por console, e uma variedade maior de elementos. Treasure Tracker pode ser apenas o começo de uma nova série, assim como Paper Mario (N64), Super Mario World 2: Yoshi’s Island (Super Nintendo), Mario & Luigi: Superstar Saga (GameBoy Advance) e New Super Mario Bros. (Nintendo DS) foram um dia.

Toad tem carisma suficiente para embarcar em uma aventura solo. Não tenho dúvida que muita gente ficou com cara de “aaawwwnnn” quando viu o jogo ser anunciado, mesmo sem ter maiores informações do que seria, sabendo apenas que era um jogo que utiliza a jogabilidade das fases temáticas do pequeno capitão em SM3DW.

Os vídeos que foram mostrados até agora mostram nosso herói destemido medroso enfrentando inimigos conhecidos da série, como Shy Guys, Goombas, Magikoopas e Bullet Bills, mas também apresentará inimigos novos, como uns blocos espinhudos que parecem troncos de árvores, que nunca haviam aparecido na série Mario e serão novidade em Captain Toad. Isso mostra que o jogo já começa a demonstrar identidade própria, e poderá criar uma série de inimigos, sistemas de jogo e ambientes novos, que poderão futuramente ser implantados na série principal do bigode, enriquecendo ainda mais este vasto mundo que se criou em torno de um dos maiores ícones do mundo dos games.



Por mais que a série Mario tenha elementos suficiente para gerar dezenas de spin-offs geniais, não é sempre que eles dão certo, e Super Princess Peach está aí não me deixando mentir nesse aspecto. Mas Captain Toad tem carisma e uma mecânica diferenciadas, que o coloca em posição de vantagem, antes mesmo de sabermos mais informações acerca do jogo. Afinal de contas, quantas fases/mundos esse jogo vai ter? Qual o tamanho médio das fases? Isso tudo é suficiente para que ele seja retail? Todas essas respostas serão respondidas a tempo, afinal o jogo só será lançado no final do ano, então ainda temos tempo para conhecer mais sobre ele.

O que sabemos até agora é que ele parece extremamente divertido e de certa forma bastante desafiador. Quem jogou Super Mario 3D World sabe como as fases do Captain Toad progridem durante a aventura. Talvez vejamos até uma evolução ainda maior da mecânica (isso já pode ser avistado logo no primeiro trailer), com muitos elementos criativos e um ar de novidade que transforme Captain Toad no novo spin-off de sucesso de uma série que não para de expandir.

Captain Toad: Treasure Tracker já deu certo pelo simples fato de existir. Causou uma primeira impressão excelente e agora precisa apresentar um jogo que faça valer a pena todo esse positivismo que está sendo lançado em sua direção. Estamos confiantes que, no mínimo, ele vai ser muito divertido.

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Mas sem dúvida alguma, uma das maiores surpresas desse ano foi o anúncio de Captain Toad: Treasure Tracker. O jogo, inspirado nas fases Captain Toad de Super Mario 3D World, traz o pequeno personagem em aventuras bem parecidas com as fases apresentadas no jogo de Wii U, mas com cenários maiores e mais desafiadores. E para quem não se lembra, o personagem Captain Toad foi apresentado pela primeira vez em Super Mario Galaxy, com pequenos Toads exploradores do universo que ajudavam Mario a encontrar as estrelas perdidas. Mas foi em 3D World que ele ganhou fases próprias, e agora estrelará sua primeira aventura solo no Wii U.



Sem maiores informações na ocasião de seu anúncio, o jogo podia facilmente ser um mega-DLC de 3D World (assim como New Super Luigi U foi para New Super Mario Bros. U) ou um jogo exclusivo do eShop (leia-se: menor e mais barato). Mas a Nintendo surpreendeu mais uma vez ao anunciar que ele é um jogo retail, ou seja, será comercializado em mídia física (e digital, obviamente). Isso mostra que o jogo pode ser mais do que aparenta, apesar de sua primeira impressão já ter sido a melhor possível.

Alguns poucos vídeos do jogo já apresentados mostram que a mecânica e o gameplay das fases Captain Toad de SM3DW foram mantidos. Toad não pula e tem que utilizar o funcionamento da fase (portas, canos, plataformas em movimento) para poder percorrer seu caminho. Com a diferença que, em seu próprio jogo, as fases são maiores, mais bem elaboradas e contam até com a presença de chefes. E ele ainda ganhou ferramentas inéditas para que a exploração se intensifique, como uma picareta que é acionada automaticamente quando o pequeno Toad a está segurando, e os tradicionais nabos que são retirados do chão e podem ser atirados nos inimigos, item que foi implantado na versão ocidental de Super Mario Bros. 2 e nunca havia voltado para a série. 


A propósito, em Super Mario Bros. 2, você retirava outros elementos do chão, como cerejas e poções que se transformavam em portas, quem sabe todos estes elementos não retornam para diversificar ainda mais a jogabilidade.

Pode parecer pouco para um jogo retail, mas o que não falta dentro da Nintendo é criatividade e elementos da série Mario que podem ser incorporados para deixar o jogo robusto, diversificado e digno de valer o preço total de um jogo físico.



Captain Toad é uma prova que a série Mario é infinita em sua grandiosidade, e sempre tem espaço para expandir, criando spin-offs divertidos e de qualidade, gerando assim mais jogos por console, e uma variedade maior de elementos. Treasure Tracker pode ser apenas o começo de uma nova série, assim como Paper Mario (N64), Super Mario World 2: Yoshi’s Island (Super Nintendo), Mario & Luigi: Superstar Saga (GameBoy Advance) e New Super Mario Bros. (Nintendo DS) foram um dia.

Toad tem carisma suficiente para embarcar em uma aventura solo. Não tenho dúvida que muita gente ficou com cara de “aaawwwnnn” quando viu o jogo ser anunciado, mesmo sem ter maiores informações do que seria, sabendo apenas que era um jogo que utiliza a jogabilidade das fases temáticas do pequeno capitão em SM3DW.

Os vídeos que foram mostrados até agora mostram nosso herói destemido medroso enfrentando inimigos conhecidos da série, como Shy Guys, Goombas, Magikoopas e Bullet Bills, mas também apresentará inimigos novos, como uns blocos espinhudos que parecem troncos de árvores, que nunca haviam aparecido na série Mario e serão novidade em Captain Toad. Isso mostra que o jogo já começa a demonstrar identidade própria, e poderá criar uma série de inimigos, sistemas de jogo e ambientes novos, que poderão futuramente ser implantados na série principal do bigode, enriquecendo ainda mais este vasto mundo que se criou em torno de um dos maiores ícones do mundo dos games.



Por mais que a série Mario tenha elementos suficiente para gerar dezenas de spin-offs geniais, não é sempre que eles dão certo, e Super Princess Peach está aí não me deixando mentir nesse aspecto. Mas Captain Toad tem carisma e uma mecânica diferenciadas, que o coloca em posição de vantagem, antes mesmo de sabermos mais informações acerca do jogo. Afinal de contas, quantas fases/mundos esse jogo vai ter? Qual o tamanho médio das fases? Isso tudo é suficiente para que ele seja retail? Todas essas respostas serão respondidas a tempo, afinal o jogo só será lançado no final do ano, então ainda temos tempo para conhecer mais sobre ele.

O que sabemos até agora é que ele parece extremamente divertido e de certa forma bastante desafiador. Quem jogou Super Mario 3D World sabe como as fases do Captain Toad progridem durante a aventura. Talvez vejamos até uma evolução ainda maior da mecânica (isso já pode ser avistado logo no primeiro trailer), com muitos elementos criativos e um ar de novidade que transforme Captain Toad no novo spin-off de sucesso de uma série que não para de expandir.

Captain Toad: Treasure Tracker já deu certo pelo simples fato de existir. Causou uma primeira impressão excelente e agora precisa apresentar um jogo que faça valer a pena todo esse positivismo que está sendo lançado em sua direção. Estamos confiantes que, no mínimo, ele vai ser muito divertido.

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