Nintendo - 28/08/2014

A revolução chamada Mario Kart 8

Por Unknown


Há 20 anos atrás, o primeiro jogo da série Mario Kart, para o Super Nintendo, nascia com um propósito simples, que foi evoluindo conforme o tempo. No Nintendo 64, nasceram pistas com visuais tridimensionais. O Game Boy Advance foi o primeiro portátil a receber um jogo da série. No Game Cube, foi introduzido o conceito de 2 pilotos por kart, além de gráficos totalmente em 3D (diferente dos sprites usados na versão para o 64). No Nintendo DS, foi possível jogar online. No Nintendo Wii, surgiram as motos, e em Mario Kart 7, surgiu a customização dos veículos, além de planadores e hélices para se pilotar submerso.


Quando Mario Kart 8 para o Wii U foi lançado, vimos algumas novidades, como a customização de karts mais profunda e um tratamento gráfico e sonoro nunca antes visto na série. Além disto, as pistas contam com sessões em que os karts correm de ponta cabeça ou na parede, e em algumas partes, chegam a girar em 360 graus.

Tudo isto já era o suficiente para o jogo ser inovador. Agora, com o primeiro DLC para a franquia, e mais dois packs anunciados, Mario Kart 8 têm mostrado que veio para quebrar paradigmas e conceitos, se tornando único dentre todos os jogos da série.

A revolução
Bom se você leu até aqui, talvez esteja se perguntando qual a grande revolução que Mario Kart 8 trouxe, não é? A resposta é o amado e odiado DLC (conteúdo adicional, em tradução livre).

Até então, para se jogar novas pistas no jogo, era preciso aguardar por um novo console ou portátil, e dai então por um novo Mario Kart. Com a ação entre Nintendo e Mercedes Benz, muita gente começou a especular sobre a possibilidade de pistas novas. Confesso que eu, como jogador da série desde os tempos do Super Nintendo, fui cético quanto a possibilidade, mas fiquei animado do mesmo jeito.

Eis que, nesta última segunda-feira, de forma intencional ou não, a Nintendo deixou em sua página a informação de dois packs de DLC que incluem novos personagens jogáveis, como Link, de The Legend of Zelda, além de Villager e Isabelle, de Animal Crossing.
Além disso, o ponto mais impactante - e que muda toda a estrutura da série - são as novas pistas que os pacotes trarão. Agora não será mais necessário aguardar um Wii U 2 ou um 4DS (ok, nome horrível) para jogarmos novas pistas. Os dois DLCs trarão, juntos, mais 4 copas, com 16 pistas no total. Duas copas serão acrescentadas a categoria de pistas novas e duas copas na sessão retrô, e isso é tão incrível que me faltam palavras.

Preview do pack 1

Preview do pack 2

Não preciso mais esperar alguns anos para jogar novas pistas. Versões de pistas antigas já lançadas podem retornar a série e melhor ainda, vão receber tratamento digno de um remake como vimos nas pistas da Retro Grand Prix, e isso vai ser genial.

Conforme anunciado pela própria Nintendo, duas novas copas do Nitro Grand Prix devem incluir pistas baseadas em The Legend Of Zelda: Skyward Sword e Animal Crossing. Conseguem ver uma pista da franquia F-Zero na primeira imagem? Sei que você também pensou em Super Mario 3D World.
Franquias para a Nintendo explorar não faltam. Fico até imaginando alguma pista usando o tema da série Metroid (seria surreal).


As possibilidade dadas pela inclusão de DLCs não param por aí. O que mais poderemos ver de conteúdo baixáveis? Será que teremos novos itens ou novos modos de jogo? Quais outros personagens poderão entrar, no futuro? E quando os Amiibos forem lançados, que mudanças impactarão em Mario Kart 8? Esperamos que, mais pra frente, também surjam melhorias gerais do jogo, como a possibilidade de jogar com o GamePad em multiplayer como um quinto jogador, ao invés de fazer um split screen da televisão.

Esta mudança de perspectiva da parte da Nintendo mostra que a empresa está pronta para inovar seus demais jogos. Super Smash Bros. está chegando, e provavelmente incluirá um sistema de DLC, assim como em Mario Kart 8.

Mas existe um lado ruim disso: já que Mario Kart 8 poderá receber pistas adicionais via DLC, por que eu preciso me empolgar quando anunciarem um Mario Kart 9? Alias, existirá um Mario Kart 9? Neste momento o futuro da série é incerto, mas uma coisa é certa: a Nintendo sempre nos surpreende, e se um novo título da franquia vier a existir, com toda certeza ele será mais uma vez inovador.

Leia Também

Nintendo - 09/08/2016

20 anos de Harvest Moon: A história da franquia

Em 1994, Yasuhiro Wada se mudou para Tóquio para começar sua faculdade, e começou a sentir falta das coisas boas da vida no interior e o que a tornava tão especial. Foi com este conceito que, dois anos depois, surgia ...

Leia Mais...

Nintendo - 24/12/2015

Crônicas de Natal: Super Mario RPG

Olá, caro leitor. O Natal está chegando, e junto com ele, o início de mais um ano cheio de novidades. Mario se tornou mascote da Nintendo desde a época em que ele ainda se chamava Jumpman. A saga Paper Mario começou...

Leia Mais...