A revolução chamada Mario Kart 8
Por Unknown
Há 20 anos atrás, o primeiro jogo da série Mario Kart, para o Super Nintendo, nascia com um propósito simples, que foi evoluindo conforme o tempo. No Nintendo 64, nasceram pistas com visuais tridimensionais. O Game Boy Advance foi o primeiro portátil a receber um jogo da série. No Game Cube, foi introduzido o conceito de 2 pilotos por kart, além de gráficos totalmente em 3D (diferente dos sprites usados na versão para o 64). No Nintendo DS, foi possível jogar online. No Nintendo Wii, surgiram as motos, e em Mario Kart 7, surgiu a customização dos veículos, além de planadores e hélices para se pilotar submerso.
Quando Mario Kart 8 para o Wii U foi lançado, vimos algumas novidades, como a customização de karts mais profunda e um tratamento gráfico e sonoro nunca antes visto na série. Além disto, as pistas contam com sessões em que os karts correm de ponta cabeça ou na parede, e em algumas partes, chegam a girar em 360 graus.
Tudo isto já era o suficiente para o jogo ser inovador. Agora, com o primeiro DLC para a franquia, e mais dois packs anunciados, Mario Kart 8 têm mostrado que veio para quebrar paradigmas e conceitos, se tornando único dentre todos os jogos da série.
A revolução
Bom se você leu até aqui, talvez esteja se perguntando qual
a grande revolução que Mario Kart 8 trouxe, não é? A resposta é o amado e
odiado DLC (conteúdo adicional, em tradução livre).
Até então, para se jogar novas pistas no jogo, era preciso
aguardar por um novo console ou portátil, e dai então por um novo Mario Kart. Com
a ação entre Nintendo e Mercedes Benz, muita gente começou a especular sobre a
possibilidade de pistas novas. Confesso que eu, como jogador da série desde os
tempos do Super Nintendo, fui cético quanto a possibilidade, mas fiquei animado do mesmo jeito.
Eis que, nesta última segunda-feira, de forma intencional ou não, a Nintendo deixou em sua página a
informação de dois packs de DLC que incluem novos personagens jogáveis, como Link, de The Legend of Zelda, além de Villager e Isabelle, de Animal Crossing.
Além disso, o ponto mais
impactante - e que muda toda a estrutura da série - são as novas pistas que os pacotes trarão. Agora não
será mais necessário aguardar um Wii U 2 ou um 4DS (ok, nome horrível) para
jogarmos novas pistas. Os dois DLCs trarão, juntos, mais 4 copas, com 16 pistas no total. Duas copas
serão acrescentadas a categoria de pistas novas e duas copas na sessão retrô, e
isso é tão incrível que me faltam palavras.
Preview do pack 1
Preview do pack 2
Não preciso mais esperar alguns
anos para jogar novas pistas. Versões de pistas antigas já lançadas podem
retornar a série e melhor ainda, vão receber tratamento digno de um remake como vimos nas pistas da Retro Grand Prix, e
isso vai ser genial.
Conforme anunciado pela própria Nintendo, duas novas copas do Nitro Grand Prix devem incluir pistas baseadas em The Legend Of Zelda: Skyward Sword e Animal Crossing. Conseguem ver uma pista da franquia F-Zero na primeira imagem? Sei que você também pensou em Super Mario 3D World.
Franquias para a Nintendo explorar não faltam. Fico até imaginando alguma pista usando o tema da série Metroid (seria surreal).
As possibilidade dadas pela inclusão de DLCs não param por aí. O que mais poderemos ver de conteúdo baixáveis? Será que teremos novos itens ou novos modos de jogo? Quais outros personagens poderão entrar, no futuro? E quando os Amiibos forem lançados, que mudanças impactarão em Mario Kart 8? Esperamos que, mais pra frente, também surjam melhorias gerais do jogo, como a possibilidade de jogar com o GamePad em multiplayer como um quinto jogador, ao invés de fazer um split screen da televisão.
Esta mudança de perspectiva da parte da Nintendo mostra que a empresa está pronta para inovar seus demais jogos. Super Smash Bros. está chegando, e provavelmente incluirá um sistema de DLC, assim como em Mario Kart 8.
Conforme anunciado pela própria Nintendo, duas novas copas do Nitro Grand Prix devem incluir pistas baseadas em The Legend Of Zelda: Skyward Sword e Animal Crossing. Conseguem ver uma pista da franquia F-Zero na primeira imagem? Sei que você também pensou em Super Mario 3D World.
Franquias para a Nintendo explorar não faltam. Fico até imaginando alguma pista usando o tema da série Metroid (seria surreal).
As possibilidade dadas pela inclusão de DLCs não param por aí. O que mais poderemos ver de conteúdo baixáveis? Será que teremos novos itens ou novos modos de jogo? Quais outros personagens poderão entrar, no futuro? E quando os Amiibos forem lançados, que mudanças impactarão em Mario Kart 8? Esperamos que, mais pra frente, também surjam melhorias gerais do jogo, como a possibilidade de jogar com o GamePad em multiplayer como um quinto jogador, ao invés de fazer um split screen da televisão.
Esta mudança de perspectiva da parte da Nintendo mostra que a empresa está pronta para inovar seus demais jogos. Super Smash Bros. está chegando, e provavelmente incluirá um sistema de DLC, assim como em Mario Kart 8.
Mas existe um lado ruim disso: já que Mario Kart 8 poderá
receber pistas adicionais via DLC, por que eu preciso me empolgar quando
anunciarem um Mario Kart 9? Alias, existirá um Mario Kart 9? Neste momento o
futuro da série é incerto, mas uma coisa é certa: a Nintendo sempre nos
surpreende, e se um novo título da franquia vier a existir, com toda certeza ele
será mais uma vez inovador.