Pokémon Trading Card Game, um dos melhores spin-offs da franquia Pokémon
Por Mario Toledo
10 meses após o lançamento do primeiro jogo de Pokémon, em 1996, os japoneses se depararam com o lançamento do jogo de cartas baseado na franquia. O TCG dos monstrinhos de bolso foi um tremendo sucesso tanto no Japão quanto nos demais países ocidentais, levando a Hudson a ter a brilhante idéia de lançar um video-game, baseado no jogo de cartas, com os mesmos moldes dos jogos lançados para o portátil da Nintendo.
Pokémon Trading Card Game foi lançado no final 1998 para o Game Boy Color, e permitia que o jogador controlasse um aspirante a campeão dos jogos de cartas, que, assim como nos jogos da série principal, deveria enfrentar 8 líderes locais para, enfim, enfrentar 4 mestres do jogo e ter o direito de utilizar as 4 cartas lendárias.
Viajar o mundo? Esqueça isto. Em Pokémon Trading Card Game, bastava que você selecionasse para onde gostaria de ir.
O curioso é que as semelhanças com os jogos da série principal não se baseavam em meras coincidências. Os gráficos do game pareciam uma versão melhorada das versões R / G / B / Y (similar aos gráficos das versões G / S / C), e o jogador até mesmo recebia seu deck inicial a partir de um "professor" local, chamado Dr. Mason. Os decks se baseavam nos starter packs lançados na primeira geração do TCG de Pokémon, trazendo Bulbasaur, Squirtle e Charmander como os Pokémon principais.
Uma das poucas diferenças, além da jogabilidade, é que a exploração do mundo era extremamente limitada, onde o jogador deveria escolher no mapa aonde gostaria de ir. Basicamente, o jogo se baseava nos duelos de cartas e em incríveis trilhas sonoras versão 8 bits.
Receber seu deck inicial de um estudioso local. Qualquer semelhança não é mera coincidência.
Todas as regras da primeira geração de TCG de Pokémon foram mantidas no jogo. O jogador só poderia ter 60 cartas em cada deck, selecionando qual seria o principal para uso nas batalhas.
Para quem nunca jogou o TCG de Pokémon, deve saber que suas partidas simulam, de uma forma aproximada, as batalhas dos jogos principais da série. No início de cada batalha, cada jogador deve sacar 7 cartas, e escolher 1 Pokémon básico para lutar, podendo colocar outros Pokémon básicos no seu banco (algo como a sua party). O objetivo é derrotar de 4 a 6 dos Pokémon do adversário (variando de acordo com o oponente), que possuem pontos de vidas variáveis.
Cada card de Pokémon possui golpes com poderes específicos, e cada golpe depende de uma quantidade específica de energias: cartas especiais que representam os demais elementos presentes no jogo (no caso da primeira geração, os tipos são água, fogo, planta, psíquico, lutador, elétrico e normal).
A cada turno, o jogador só poderia equipar 1 energia para cada Pokémon, podendo atacar o adversário com 1 dos golpes do Pokémon ativo. Existem muitas outras regras que envolvem outros cards especiais e a evolução dos Pokémon, que pode ser estudado no site da Copag (apesar das regras já terem mudado bastante desde a primeira geração do jogo), mas até mesmo o jogo original do Game Boy Color possuía um tutorial muito explicativo sobre as regras básicas do game.
As batalhas no jogo seguiam as mesmas regras do jogo de TCG original.
Em Pokémon Trading Card Game, ganhar uma batalha concedia ao jogador um pacote com 9 a 11 cartas aleatórias (o que conhecemos como booster). No total, eram 220 tipos de cartas que podiam ser colecionadas e organizadas nos mais diferentes decks.
Com o término o jogo (que, na minha humilde opinião, continha uma das melhores músicas 8 bits), não havia muito mais o que fazer, a menos que você ainda não tivesse colecionado todas as cartas. Você até podia batalhar novamente contra os adversários de cada arena, ou acessar uma área chamada Challenge Hall, que continha oponentes de tipos variados, mas considerando que você não ganhava nada com isto, o jogo acabava se tornando muito repetitivo com pouco tempo de uso.
Pokémon Trading Card Game foi lançado há exatamente 1 mês para o Virtual Console do Nintendo 3DS europeu, disponível ao preço de €4.99 / £4.49. Até o momento, não existem informações se o jogo será lançado para o eShop americano.
Em todo caso, considero Pokémon Trading Card Game como um dos melhores spin-offs da franquia Pokémon, perdendo apenas, talvez, para Pokémon Stadium ou Pokémon Snap. É uma pena que, dificilmente, veremos um novo video-game baseado no de TCG de Pokémon, pois não só o número de cartas está absurdamente alto, como também, na minha opinião, está desequilibrado com as demais cartas EX. Mas ainda sim, a The Pokémon Company disponibilizou um game 3D gratuito, no qual você pode até mesmo cadastrar suas cartas físicas e utilizá-las dentro do jogo.