O grande crescimento que a X5 Mega Arena teve em sua segunda edição
Por Mario Toledo
Já não é novidade para ninguém que os jogos eletrônicos competitivos estão ganhando um destaque cada vez maior com o público geral. League of Legends é o game online mais jogado no Brasil e no mundo, e isto favorece os demais campeonatos e eventos que focam em espaços interativos para os visitantes assistirem a partidas do jogo.
Nós estivemos na primeira edição do X5 Mega Arena, realizada em maio deste ano. Na época, o evento foi realizado juntamente com o X Mega Anime e com a Comix Fest, tendo um espaço reduzido para a área voltada a e-Sports.
Com poucos meses de diferença, a segunda edição do XMA, realizada entre os dias 25 e 28 de setembro, tomou proporções absurdas, ocupando os 12 mil metros quadrados do Centro de Exposição Imigrantes, e trazendo um público que lotou o espaço durante os 4 dias de evento.
Uma grande diferença desta versão do evento se comparada a primeira é no aumento do número de estandistas. Empresas que não haviam dado as caras no evento de maio resolveram aparecer para expor seus novos produtos e serviços através de estandes repletas de atividades e pontos para o público participar de partidas free-play de jogos exclusivamente para PC.
E é claro, o visitante poderia aproveitar para adquirir acessórios e periféricos de linhas pro-gamer para seu computador. E é curioso ver como o branding de marcas famosas funciona no evento, pois vi diversos consumidores retirarem fones de ouvido recém comprados apenas para ostentar o produto em seu pescoço.
O assédio aos jogadores profissionais de League of Legends foi muito alto. Um lounge, erguido no centro do evento pelo Twitch, permitia que os jogadores se concentrassem antes de suas partidas, e em muitas vezes, os integrantes dos principais times dos campeonatos participaram de atividades em estandes de patrocinadores ou em sessões de fotos nos estandes de seus próprios times.
Outros famosos também deram as caras no local. Entre eles, tivemos o prazer de conhecer o simpaticíssimo Ricardo Juarez, ator por trás da voz de Draven e Hecarim.
Também não faltaram cosplayers de LoL, apesar do evento não ter realizado atividades que favorecessem o uso do cosplay (o que é uma pena, pois o nível da caracterização da galera estava alto).
Alguns serviços do evento deixaram a desejar. O visitante não podia sair do local (e mesmo que pudesse, não conseguiria encontrar nenhuma facilidade próxima), sendo obrigado a escolher entre uma baixa lista de opções (absurdamente caras) para se alimentar. Está certo: já vimos isto em outros eventos, e sabemos que o serviço alimentício também funciona como um estandista (e que o preço de locação de sua barraca foi cara), mas isto não alivia o preço alto do consumo. Além disto, o evento dispensou o serviço de transporte gratuito utilizado no evento passado para transportar os visitantes do metrô Jabaquara para o evento e vice-versa. Ou você ia andando, ou era obrigado a ir de carro e pagar R$ 30,00 pela diária.
Mas se houvesse apenas uma coisa pela qual poderíamos ressaltar no evento, sem dúvida seria a organização para a transmissão dos jogos para o público. A X5 Computadores já é a maior agência brasileira voltada a transmissão dos jogos pela internet, e a forma como eles conduziram os campeonatos no local é comparável a qualquer outro evento realizado no exterior.
É uma experiência única estar no meio da platéia, em um show de luzes e com uma transmissão de ótima qualidade, acompanhada da narração de especialistas, torcendo pelo seu time favorito de um jogo que você gosta. Faltou lugar nas cadeiras? Não tem problema: sente ou deite no chão, acomode-se perto de seu amigo, e interaja com o público de maneira totalmente descontraída sem que qualquer tipo de interferência externa.
Ouveram dois campeonatos diferentes no evento, tanto para League of Legends quanto para Crossfire. No Brasil Gaming League, a equipe da KeyD Stars levou ambos os troféus para casa, com destaque para o Rafael "mnd" Mendes, da equipe de Crossfire, e Felipe "brtt" Gonçalves, da equipe de LoL.
Já no SBG, a coisa foi um pouco diferente. A KeyD perdeu em ambos os jogos, onde seus rivais se consagraram campeões em partidas acirradíssimas. No caso de League of Legends, o campeonato durou até depois da meia-noite, onde a PaiN conseguiu a vitória depois de quase 1 hora de partida.
O crescimento do X5 Mega Arena entre a primeira e a segunda edição foi impressionante. Basta comentar que as emissoras abertas de televisão investiram pesado pela participação no evento, e fora que, mesmo com o preço consideravelmente alto dos ingressos, o evento lotou.
A tendência é que, cada vez mais, apareçam eventos que invistam no cenário competitivo dos jogos eletrônicos, desbancando outros eventos mais tradicionais para o público nerd. E isto é algo bom, pois força as demais organizadoras a começarem a se atualizar e buscar uma estrutura melhor para seu público, e quem sabe, um investimento maior em atrações voltadas a jogos eletrônicos.
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