O grande potencial de Mario Maker
Por Carlos Oliveira
Todo o bom gamer, com certeza, já
jogou algum jogo do Mario. Super Mario Bros. foi o responsável por salvar a
indústria dos games nos anos 80 e, até hoje, perdura como a série mais
lucrativa de toda a história do entretenimento eletrônico. Mario é sinônimo de Vídeo
Game, ele é mais querido pelas crianças americanas do que o próprio Mickey
Mouse! Ele é o principal motivo do meu ingresso e da minha permanência no mundo
dos Games.
Mas qual é o motivo de tamanho
sucesso? A capacidade de fazer a tela andar junto com o personagem no primeiro Super
Mario Bros. e um level desgin sublime foram os pilares de seu sucesso. Até hoje
Mario se foca nessas duas bases: Inovação técnica e level design. Agora imagine
se um desses pilares estivesse sobre o controle do jogador, quantas
possibilidades e inovações não irão surgir da cabeça dos gamers?
Uma ideia não muito nova
Não consigo pensar em Mario Maker
sem lembrar de Lunar Magic no mesmo momento. Pra quem não sabe Lunar Magic é um
software grátis, lançado em setembro de 2000, que permite editar a Rom de Super
Mario Word, a ponto de torna-la irreconhecível. Desse software saíram as fases
mais insanas e difíceis, além um mar de versões hackeadas.
E você aí reclamando da Tubular!
Mario é um jogo tão universal que a ideia de modifica-lo e personaliza-lo está presenta na imaginação de muitos gamers, não é à toa que a Nintendo resolveu investir nessa possibilidade. Combos infinitos de cascos que lhe concederão vidas até o limite do contador ou colocar aquele cogumelo aonde você precisa, tudo isso será possível, como um Sim City do Mario.
Compartilhar é legal
Quem trabalha com tecnologia com
certeza já ouviu falar do Linux. Ele é um sistema operacional para computadores
dos mais estáveis (senão o mais estável) e confiável. Um software livre com uma
maturidade de desenvolvimento muito grande (muito maior que qualquer Windows)
que só foi possível devido a um motivo: Compartilhamento.
Várias pessoas trabalham em
conjunto, voluntariamente, cada uma em um lugar do mundo, com o objetivo de aprimorar
o Linux, tornando-o um sistema cada vez melhor. Essas pessoas fizeram do Linux
o que ele é hoje. Provavelmente você não deve estar entendo aonde eu quero
chegar. Vou me explicar: imagine um grupo de pessoas ao redor do mundo reunidas
com o objetivo de criar a melhor fase do Mario que já existiu, várias ideias
diferentes, várias visões diferentes. Uma infinidade de inspirações e
motivações que podem tornar a experiência da fase em algo único e surpreendente.
Não acho que Mario Maker vá permitir que se modifiquem tanto as coisas assim. Mas não deixa de ser o projeto de um mundo perfeito.
Não há limite para o que pode ser feito quando diversas pessoas se unem em um única intento. Encare isso de forma poética, veja na história do mundo todas as conquistas derivadas de movimentações de grupos específicos. Agora imagine isso em uma escala menor e leve essa colaboração entre pessoas para Mario Maker, estremeço só de imaginar as possibilidades que o futuro nos guarda.
Podemos estar prestes a
presenciar as melhores fases de Mario já criadas, não pela Nintendo, mas por
pessoas que passaram a vida inteira jogando, que sabem o que querem e que têm
uma visão de jogo diferente da dos produtores e desenvolvedores. Isto é algo transcendental.
Porém posso garantir que existem
segundas intenções por parte da Nintendo. Ora, Mario Maker nada mais é do que
um grande Laboratório de desenvolvimento de fases. Não me surpreenderia nem um
pouco se, nos próximos jogos do Mario em 2D, muitas ideias fossem tiradas das
fases que os jogadores vão compartilhar em Mario Maker. É um jeito fácil e barato
de desenvolver novos conceitos.
O sonho de muitos
O fato é que muita gente sonha ou
já sonhou em poder editar as fases de Super Mario, seja pra torna-las mais
fáceis ou terrivelmente mais difíceis, embora essa ideia já tivesse sido desenvolvida
anteriormente no Lunar Magic, sua interface não era algo amigável, ao contrário
de Mario Maker que é totalmente acessível para qualquer um.
Não canso de ver isso!
Agora só nos resta esperar que o
jogo saia para termos nossas experiências definitivas (ou não) tanto nos
gráficos do NES como nos gráficos atualizados e torcer! Torcer para que venha Donkey Kong Maker, Metroid Maker,
The Legend of Zelda Maker. Só nos resta sonhar!