Jogamos Resident Evil: Revelations 2 na BGS, o novo game de terror da Capcom
Por Fabricio Luz
O terror está de volta (e agora é para ficar). Anunciado oficialmente em setembro de 2014 em evento da Sony no Japão, "Resident Evil: Revelations 2" foi destaque entre os futuros títulos apresentados na Brasil Game Show 2014 e tivemos a oportunidade de testá-lo.
A Capcom não divulgou informações oficiais do porquê o jogo não possuir versão Wii U, embora certos fãs especulem que o motivo seja relacionado com as vendas do "Revelations HD" na plataforma. Mas nem por isso iríamos deixar de fora a continuação de um dos jogos mais comentados no portátil 3DS.
Bem vindo à prisão
![]() |
Boa parte do ambiente é cheio de sangue e coisas nojentas |
O primeiro game da série "Revelations" saiu para o portátil da Nintendo em 2012, e a versão HD, com gráficos melhorados e alguns extras, foi lançada um ano depois para os consoles de mesa - inclusive para o Wii U. Essa continuação promete a mesma dose de sustos e a volta dos terror, já características conhecidas para quem se aventurou pelo Queen Zenobia com Jill Valentine – uma das personagens principais da primeira trama.
“Revelations 2” é semelhante e ao mesmo tempo diferente do primeiro. O ambiente (pelo menos esse mostrado na demo da BGS) se parece com o navio da trama anterior. Continua passando aquela sensação claustrofóbica, de lugar sujo e nada convidativo, mas desta vez em uma prisão. Agora o lugar que chamaremos de “novo pesadelo” se assemelha com Alcatraz. O cenário, inclusive, parecia vindo de algum jogo da franquia “Sillent Hill”, o que me agradou consideravelmente.
Durante o tempo que joguei, percebi que os gráficos continuam tão belos quanto os outros da franquia. A versão testada foi para PS4 e trazia texturas suaves, movimentos realistas e ótimos efeitos de luz. Essa combinação se encaixou perfeitamente com toda a proposta do game, principalmente em relação a lanterna, que será item importante durante a exploração.
No lugar do scanner utilizado pela Jill no primeiro “Revelations”, agora a função será feita por uma lanterna. Sua parceira (e também personagem jogável em alguns momentos) é Moira Burton, filha de Barry Burton do primeiro “Resident Evil”. Com ajuda da iluminação dela, você, no controle de Claire Redfield, pode encontrar itens como munição, pé de cabra e chaves essenciais para o progresso da trama. Foi difícil acostumar com isso, mas logo se tornou comum apertar um botão para trocar de personagens e vasculhar o cenário em busca de alguma coisa.
![]() |
A exploração será peça fundamental para o avanço no game |
Já que mencionamos os inimigos, aqui os “zumbis” (chamados de afflicted), se movimentam rápido, correm e até se jogam para cima do jogador. Tudo me pareceu bem parecido com os inimigos de “RE5”, porém, com o ambiente mais fechado das celas da prisão, a situação se torna um pouco mais difícil para fugir dos monstros.
Considerações finais
“Revelations 2” promete mais uma vez o melhor de dois mundos: trazer o terror do primeiro game da série de volta e controles e câmeras de “RE4” . Todos os elementos que tornaram o game anterior estão aqui, mas melhorados e com muitas novidades interessantes. A série “Resident Evil” voltou ao gênero survival horror de vez, e a expectativa para novos sustos só aumentam – pena que dessa vez não em um console Nintendo.