Conversamos com a galera da Reload Game Studio, um estúdio brasileiro com projetos para consoles da Nintendo
Por Carlos Oliveira
Embora a ultima BGS tenha tido seus altos e baixos, foi por intermédio das pessoas com as quais interagimos lá, que nós da N-Party conseguimos ter uma visão muito legal do mercado de games Indie no Brasil. Não só vimos pessoas muito talentosas, como também desenvolvedoras com grande potencial.
Dentre elas está a Reload Game Studio que, em parceria com a QUByte, está desenvolvendo o jogo HTR Plus para 3DS. O jogo é um simulador de Slot Car. Mais conhecido em terras tupiniquins como autorama. Veja um vídeo do gameplay:
Na BGS, tivemos a oportunidade de conversar com Leandro Carlos, sócio fundador e lead programer da Reload Game Studio. Acompanhe abaixo a entrevista:
N-Party - Qual é a maior
dificuldade do desenvolvimento do HTR Plus para o 3DS?
Leandro Carlos - A maior dificuldade é o Hardware. Por ser um Hardware
limitado, com poucas ferramentas e uma documentação que muitas vezes não supre
as nossas necessidades, nosso trabalho acaba sendo maior
NP - Comente um pouco sobre o jogo. Qual a parte que vocês mais gostaram de trabalhar no desenvolvimento?
LC - O HTR plus é simulador de Slot Car, que aqui no brasil é
conhecido como autorama. A parte mais interessante do desenvolvimento foi, realmente, a física pois, por se tratar de um simulador de Slot Car, a gente
prezou muito para ter uma física realística, para oferecer uma melhor experiência ao jogador.
NP - Quais são os prós e
os contras do desenvolvimento de jogos para o 3DS?
LC - A Nintendo presta um bom suporte. Ela tem um fórum de
desenvolvimento interno bem assertivo, com muitas respostas e uma aceitação muito
grande do pessoal, que nos acolheram bem e responderam as nossas perguntas. O único problema é que a comunidade ainda é pequena.
NP - Vocês começaram a
desenvolver um jogo para o Wii U também. Qual é a dificuldade de trazer o kit
de desenvolvimento do Wii U para o Brasil?
LC - Na verdade a Nintendo não envia os kits de desenvolvimento para
o brasil. Na verdade nós solicitamos a um parceiro externo para que traga o
kit, ou nos encontramos com ele, fora do país, para pegá-lo. O envio pelo correio a
Nintendo não faz e com razão, pois muitas mercadorias são bloqueadas pelo governo, e esse kit
é muito raro.
Leandro (esq) e seu sócio no estande da Reload na BGS
Quem diria que o maior empecilho para se desenvolver um jogo de Wii U no Brasil seria o barramento dos kits de desenvolvimento pelo governo. A burocracia ganhou mais uma.
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