Plataforma de QOL da Nintendo ajudará as pessoas a controlarem seu estilo de vida
Por Mario Toledo
Juntamente com todos os relatórios fiscais apresentados, e com a reunião de acionistas liderada por Satoru Iwata, a Nintendo revelou maiores detalhes sobre sua plataforma de QOL (quality of life).
A princípio, a plataforma será desenvolvida em conjunto com a ResMed, utilizando sensores para monitorar o estilo de vida do usuário.
Estes sensores, por exemplo, podem ficar ao lado de sua cama, usados para captar os hábitos que uma pessoa tem durante seu momento de sono. Isto pode ajudar as pessoas a entender sua posição enquanto dormem, o quanto descansaram e etc. É claro que sistemas como este já existem nas mais diferentes formas, e até mesmo a RedMed já desenvolveu algo parecido.
De acordo com Iwata, a Nintendo só começa algo novo se eles acham que tem um potencial de criar um grande mercado, mas o diretor acabou não dando maiores detalhes sobre o projeto. O que foi apresentado é que o sistema utilizará 5 sensores para captar o ambiente, analizará as informações e poderá até mesmo publicar os resultados na nuvem para o usuário acessar quando desejar.
O lançamento desta plataforma acontecerá no final de março de 2016. Os sensores não serão usáveis, não terão contato com o usuário, e não necessitarão de instalações. Ele usará frequência de rádio para ler os movimentos do usuário, frequência cardíaca, respiração e fadiga.
Além de controlar os aspectos do seu sono, haverão serviços para melhorar sua qualidade de vida através de dietas e exercícios.