Segundo Sakurai, os procedimentos para se criar um personagem em Super Smash Bros. levam mais de 1 ano
Por Mario Toledo
Em uma recente entrevista para o Nintendo Life, Sakurai explicou diversos processos da produção de Super Smash Bros. Entre os assuntos discutidos, está a criação de personagens para o jogo, que demanda de um trabalho atencioso de todos os envolvidos no desenvolvimento.
Eu consigo fazer o planejamento para cada personagem muito rápido. Por exemplo, após aprender sobre Greninja e suas abilidades, em uma noite, eu já havia completado o design para seus movimentos e outras funcionalidades.
O processo, porém, de se criar um personagem geralmente leva em torno de 1 ano, onde nós trabalhamos constantemente em um modelo, suas animações e seu balanceamento. Para o balanço do jogo, nós temos uma equipe de testes jogando o game quase todo o dia e nós fazemos ajustes baseados em seus resultados. Eu estava trabalhando de manhã até a noite com minhas responsabilidades como diretor, então eu só tive as quartas-feiras a noite e nos finais de semana para trabalhar no balanceamento.
Uma das coisas mais importantes para mim é que havia uma enorme diferença entre os personagens, o que eu chamo de "alcance dinâmico". Em um jogo típico de luta, onde você elimina um personagem, outras coisas como o ambiente não possuem um impacto tão grande, então coisas pequenas entre os personagens não são tão notadas. Com Smash Bros., porém, eu quero trazer a individualidade em cada personagem e eu acho que isto é algo raro de se ver nos games com um "alcance dinâmico" tão largo como este.
Então apesar de alguns personagens terem acabado mais fortes do que outros, nós focamos em permitir que um monte de "acidentes" aconteçam, em uma espécie de party game - resultando em coisas que façam os jogadores rirem - para que a ênfase fique na variedade mais do que fazer Smash Bros. um jogo de esportes.
Lembrando que o Super Smash Bros. para o Wii U será lançado apenas no final do ano, enquanto a versão para 3DS chegará nesta sexta-feira, e contará com um evento oficial de lançamento em São Paulo.