Nintendo - 21/11/2014

10 anos de Nintendo DS: nossas histórias e experiências com a DS-Party


No dia 21 de novembro de 2004, o Nintendo DS foi oficialmente lançado na América do Norte depois de mais de 6 meses de seu anúncio na E3 do mesmo ano (o aparelho chegaria no Japão apenas em dezembro do mesmo ano, e só em 2005 no continente europeu e na Austrália). Sim, fazem 10 anos desde que o portátil de duas telas da Nintendo foi lançado, e não poderíamos deixar de prestar uma singela homenagem para o aparelho que nos uniu sob um mesmo propósito.

O hardware do Nintendo DS nunca foi dos melhores, ficando abaixo do que o seu maior concorrente, o PSP, apresentava. Mas se tem uma coisa que a Nintendo faz de melhor é inovar em seus produtos, e isto o DS possuía aos montes. A tela de baixo do aparelho trouxe uma infinidade de possibilidades de gameplays nunca visto antes, deixando um legado tanto para o 3DS quanto para o Wii U.
Pela primeira vez, pudemos jogar em multiplayer sem o uso de acessórios extras, e a conexão wi-fi ainda nos permitiu jogar games online (apesar da conexão daquela época ser bem instável). O aparelho tinha de tudo: microfone, bateria recarregável, sistema de descanso para economia de energia, compatibilidade com jogos do GBA e até a possibilidade dos jogadores baixarem temporariamente outros títulos em seu aparelho para jogar em multiplayer (via o Download & Play).


Mas existe outro motivos pelo qual o Nintendo DS é tão importante para nós: a DS-Party. Muitos desconhecem do fato de que a N-Party surgiu do nosso antigo grupo que baseava suas atividades na organização de espaços em eventos de anime para o público se divertir com partidas em multiplayer com o portátil.
Há 7 anos atrás, a DS-Party teve seu primeiro espaço em um Anime Party, evento clássico daqui de São Paulo. Não vamos contar sobre a criação do grupo, pois o próprio Shinka fez isso em um conto de Natal escrito há quase 5 anos atrás. Ao invés disto, preferimos lembrar dos motivos pelo qual o grupo é tão importante para nós.

A DS-Party sempre teve um ar mais amador e, ao mesmo tempo, caloroso. Tudo era mais simples: nós eramos um grupo de amigos que gostavam de jogar Nintendo DS com outras pessoas. E naquela época, não tinha nada mais legal do que isto.





Conheci a DS-Party em meados de 2008. É muito nostálgico lembrar dos clássicos momentos em que o Alex e o Shinka disparavam na minha frente snakeando no Mario Kart DS, ou quando eu me matava no Bomberman Land Touch só para usar o revenge no próprio Shinka.
Jump Ultimate Stars também era uma das febres da época. Apesar de eu não ser um dos melhores jogadores do game, eu conseguia me garantir ao usar komas que nós mesmos proibíamos (um Death Note aqui e um Seiya com a armadura de sagitário ali resolviam qualquer problema).


Apesar da facilidade de se jogar em multiplayer via wireless, sempre tivemos problema de conexão. Jogar Mario Kart DS com mais de 6 pessoas sem lag era algo quase impossível. E quantas vezes tivemos que recomeçar campeonatos porque alguém tinha caído da sala?

De todos os eventos que participei pela DS-Party, sem dúvidas, o que tenho maiores lembranças é o Anime Friends de 2010. Foi o evento em que decidimos "fundar" a N-Party para expandir nossas atividades, e foi o evento em que mais nos esforçamos dentro das nossas limitações. Foi neste evento que finalmente conseguimos um espaço adequado e o abarrotamos de gente...


..., conhecemos o fenômeno Cesar, que conseguiu chegar em quarto lugar em todos os campeonatos que participou (ganhando até uma medalha especial nossa)...



..., fizemos campeonatos totalmente aleatórios (como o de Wario Ware para o Wii)...


... e nos divertimos muito em uma das melhores férias que já tive.


(se você tiver paciência, temos um vídeo muito tosco de um dos dias do evento, mostrando uma quantidade absurda de cenas aleatórias que me deixaram com muita vergonha alheia)


E para que eu não fique em um monólogo de histórias nostálgicas, o Shinka e o Lobim aproveitaram para compartilhar alguns de seus momentos mais memoráveis nos espaços da DS-Party.

Lobim: Lembro de uma clássica jogatina de Tetris (perto do auge das jogatinas de Tetris DS) com o Vini Hitsu (Vinicius Chagas) em que o mesmo foi derrotado de uma maneira bastante peculiar. Obviamente, tiramos uma foto para relembrar desse momento.


O Lobim também não se lembra, mas em um dos Anime Friends, organizamos um campeonato de Tetris DS, onde uma campeã do fórum NDS Brasil apareceu se gabando que ninguém ganhava dela. Além dela ter perdido feio para o Lobim, fizemos questão de fazer a maior cerimônia de premiação já feita, explodimos fogos, e o Lobim usou a medalha no peito durante 1 semana.

Shinka: Tem alguns pontos que não sei se encaixam no post mas gostaria de citar:
- As várias vezes que o fim da tarde chegava e a sala tinha que fechar mas a gente encontrava algum outro canto do evento para sentar e ficar jogando.
- Os vários e vários Download & Play que o console tinha e que possibilitavam salas e mini campeonatos bem legais.
- O jogo dos sonhos otaku que é o Jump Super/Ultmates Stars
- Alguns buracos que a organização já quis nos enfiar e que a gente teve que se desdobrar para achar outro vazio ou fazer ficar habitável.
- A incerteza que foi quando a organização anunciou que o Anime Friends ia ser em lugares que não tinham salas.
- As várias e várias vezes que temos que ajudar visitantes da sala enquanto estava jogando.
- Organizar meetups em uma época em que não existia o Street Pass, que é uma motivação bem forte para o pessoal, mesmo os mais timidos, comparecerem hoje em dia.
- O dia em que um grupo de cosplay de Ouendan apareceu na sala e fez a felicidade de vários membros e visitantes que passavam por lá.
- Os vários amigos de vários pontos do Brasil que fizemos e fazemos durante os eventos.

Apesar de termos tido vários problemas ao longo de todos estes anos, superamos muitos obstáculos, e nos orgulhamos muito de nossa trajetória e de todos os valores que aprendemos. Confesso: já fizemos muita besteira, e sei de uma galera que nos odeia por vários motivos diferentes - muitos deles, por minha causa. Mas a vida ta aí para ser perdoada, não é mesmo?

Exatamente hoje, no dia 21 de novembro, queremos comemorar o aniversário do Nintendo DS relembrando tudo o que a DS-Party nos trouxe de melhor e celebrando todas os laços de amizades que fizemos. E por isto, lhe perguntamos: você frequentava a DS-Party? Tem alguma história que gostaria de compartilhar? Não deixe de comentar!

Leia Também

Nintendo - 29/05/2020

Subarashow #40: Animal Crossing: New Horizons

O pessoal do Estação 64 discutiu o fenômeno que Animal Crossing: New Horizons criou dentro de um novo cenário mundial, analisaram as mecânicas do jogo e comentaram suas experiências (frustradas) como arquitetos de uma...

Leia Mais...

Nintendo - 29/05/2020

Nintendo a 3 #211: Futuro de Xenoblade e jogos baseados no Brasil

O pessoal do Estação 64 discutiu sobre a entrevista de um dos diretores de Xenoblade Chronicles Definitive Edition, a respeito dos proximos jogos da Monolith, e sobre os jogos baseados em cenários brasileiros. Acesse...

Leia Mais...