Comic Con Experience: cultura ocidental e oriental reunidas num lugar só
Por Caio Gomes
Geralmente quando se pensa em Comic Con, já vem na mente os filmes, a séries de TV e os quadrinhos norte-americanos. Mas aqui, na Comic Con Experience, a cultura oriental também esteve presente. Veja abaixo tudo que rolou por lá:
Tamashii Nations
A empresa Kotobukiya também trouxe diversas miniaturas de Medarot (Medabots aqui no ocidente), Evangelion, entre tantas outras. O evento contou com um lindíssimo estande de colecionáveis orientais da Bandai, dos mais diversos animes conhecidos no Brasil: Dragon Ball, Sailor Moon, One Piece etc. Porém, quem dominou a cena foram os famosos cavaleiros de Athena. Cada miniatura mais incrível que a outra. Os visitantes podiam passar o dia inteiro tirando fotos das action figures dos Cavaleiros do Zodíaco. Sem contar a fabulosa armadura divina de Leão, que brilhou muito e chamou a atenção de todos. Veja no nosso Facebook, o álbum completo de algumas das maravilhas que encontramos por lá.
O estande da JBC
Sem dúvida, a cultura oriental teve seu representante mais fiel: o estande da JBC. A empresa lançou com exclusividade dois mangás na feira: All You Need Is Kill (mangá de dois volumes), com arte de Takeshi Obata (desenhista de Death Note) e o primeiro volume de Green Blood de Masasumi Kakizaki (que já teve outra obra sua publicada aqui no Brasil pela Panini, Hideout). Além de vender os mangás lançados pela editora, o estande da empresa contou com muito conteúdo: partidas de Just Dance, quizzes, palestras sobre diversos assuntos (com o próprio Cassius Medauar mediando todas elas, sempre muito bem humorado e compartilhando tudo em suas redes sociais), concurso de cosplay, show de rock com a banda Gainjin Sentai e muito mais. Não faltou atrações para entreter o público e quem passasse por lá.
JBC e as suas palestras
Sem dúvida o ponto alto do estande foi as palestras desenvolvidas pela famosa editora japonesa. Entre algumas das mesas redondas, a editora trouxe grandes atrações do mercado de mangás nacionais, como alguns dos vencedores do Brazil Manga Awards 2013/14, publicados na Henshin Mangá nº 1 e também Marcelo Cassaro e Erika Awano (Holy Avenger) e JM Trevisan (Ledd). Com um conteúdo diferenciado, o público pode presenciar uma palestra sobre o trabalho dos tradutores, os bastidores e projetos de cada (ótimo) integrante que a editora possui. A palestra contou com as participações de Drik Sada, Edward Kondo, Karen Hayashida e Denis Kimura. Uma das melhores mesas redondas que a empresa proporcionou ao público.
Um pouco sobre maquiagem Cosplay
A convenção contou com um Workshop muito interessante com uma das cosplayers mais famosas do país: Thaís Yuki. Seu trabalho é referência em qualidade e ela já representou o país em diversos concursos internacionais. Sua palestra foi muito produtiva para aqueles que querem fazer uma ótima fantasia e honrar o seu personagem querido com categoria e pompa.
Yu-Gi-Oh! reinou supremo no estande da Devir
Para os amantes do enigma do milênio, o estande da Devir estava repleto de atrações. Entre jogos de tabuleiros baseados no mundo de Senhor dos Anéis e O Hobbit e palestras com convidados internacionais, os visitantes podiam jogar partidas de card game Yu-Gi-Oh!, comprar e trocar cartas, conferir as novidades da empresa (sim, de Yu-Gi-Oh!, que foram muitas), tirar fotos dos cosplayers que estavam no estande, e até mesmo jogar o mais recente game da franquia de cartas num PS3. Conteúdo de Yu-Gi-Oh! para nenhum fã reclamar.
Mangás para comprar
Além do estande da JBC, os visitantes tinham várias opções para quem quisesse comprar apenas mangás. Além dos talentos menos conhecidos do grande público que estiveram presentes na sessão Artists' Alley, o público podia comprar no estande da Comix e no da própria Panini que marcou presença no evento com seu grande estande.
Os cosplayers puderam participar das eliminatórias do concurso cosplay chamadas de Smash Challenge, que aconteceram no estande da JBC. Foram três dias de eliminatórias que antecederam a grande final no domingo do Comic Con Costume and Play Order (C3PO) no auditório Thunder. Apesar do evento ter contado com poucos cosplays baseado em personagens orientais, a final do campeonato foi marcada por um pedido de casamento (que emocionou a plateia e a noiva, é claro, que disse SIM) e o campeão no final foi Juno Cecílio que se fantasiou em um incrível e inesquecível Skull Kid.
Confira um vídeo do vencedor do campeonato C3PO na CCXP:
Ocidente e oriente juntos, num dos maiores eventos de cultura pop do país. JBC e Devir estiveram em peso no evento com conteúdo exclusivo e de qualidade. Momentos inesquecíveis que ficarão na mente de todos que visitaram os estandes e para quem foi neste grandioso evento.