Explore vários mundos e viva altas aventuras em Captain Toad: Treasure Tracker
Por Mario Toledo
Super Mario 3D Land não teve uma boa recepção por um acaso. Além de possuir um gameplay diferenciado, gráficos incríveis e um sistema multiplayer divertido, o jogo trouxe um mini-game exclusivo, mudando totalmente a perspectiva do game principal. Em pequenos mundos no estilo diorama, o jogador controlava Captain Toad em uma série de obstáculos, impossibilitado de pular e utilizando apenas a navegação pelo GamePad para encontrar a estrela do cenário. Após o lançamento de Super Mario 3D Land, Miyamoto se aproximou do time de desenvolvimento do mini-game com a sugestão de que transformassem seu produto em um jogo completo, com várias fases e desafios.
Captain Toad: Treasure Tracker será mais uma aposta de final de ano da Nintendo. Apesar de ser ambientado no mesmo mundo de Super Mario 3D Land, com os mesmos cenários e a mesma trilha sonora, o jogo traz um sistema completamente diferente dos jogos originais do bigodudo da Big-N.
O objetivo é simples: o jogador deve encontrar a estrela da fase sem morrer. Porém, apesar de Captain Toad ser tão frágil quanto Mario, o pulo do personagem fará falta, e o jogador precisará ser muito mais cauteloso com suas ações ao progredir na fase. É neste momento que o recurso de controle da câmera será mais útil, onde o jogador deverá parar e analisar qual será seu próximo passo.
Se existe uma coisa que a Nintendo EAD sabe trabalhar muito bem é no level-design de seus jogos, e Captain Toad promete triunfar neste ponto. Muitos objetos das fases deverão ser usados para atravessar obstáculos, seja arremessando um nabo no inimigo ou girando uma manivela para mudar uma plataforma de lugar. Como todo o cenário gira em torno do personagem, muitos elementos da fase ficarão escondidos até que o jogador utilize a câmera para enxergá-los. Muitas estrelas extras e outros colecionáveis estão em lugares ocultos, em outros pontos da fase, obrigando o jogador a entrar em cada mundo mais de uma vez para conseguir completá-lo.
Além disto, Captain Toad promete utilizar muito bem os recursos do GamePad, com foco no giroscópio. A tela de toque também terá um papel importante para a manipulação do cenário, recurso pouco explorado nos demais jogos lançados para o console.
Captain Toad não estará sozinho, tendo a companhia de Toadette, um Toad recorrente dos jogos de Mario com as mesmas habilidades do capitão da brigada. Infelizmente, o jogo não possui um sistema multiplayer, e Toadette funcionará apenas como uma segunda opção de personagem. Apesar do produtor Koichi Hayashida ter falado que Toadette não possui um sexo definido, o personagem se encaixa como uma opção com características mais afeminadas.
Captain Toad promete ser aquele jogo casual para os momentos de descontração, com mais de 70 fases inclusas.O jogo será lançado para o Wii U no dia 5 de dezembro, tanto como mídia física, quanto digital (no caso do Brasil, não haverá uma importação oficial do jogo).
Assista abaixo um de seus trailers exibidos durante um dos Nintendo Direct que aconteceram neste ano.