Iwata diz que já foi um programador boladão, e que ajudou o Super Smash Bros. Melee a ser lançado a tempo
Por Mario Toledo
Em uma entrevista para o site 4Gamer, Iwata comentou um pouco sobre seu tempo como programador tanto na Nintendo EAD quanto na HAL Laboratory, onde ajudou o Super Smash Bros. Melee a ser lançado a tempo.
A entrevista abaixo foi traduzida do japonês por usuários do NeoGaf:
4Gamer: Mudando os tópicos agora, Sr. Iwata - você já foi originalmente um "super programador", não foi?
Iwata: Hmmm. Bem, na verdade... Eu não posso dizer exatamente isto. Eu nunca disse na verdade. Eu não acho que eu era "super" considerando os padrões atuais.
4Gamer: Bem, mas já houve um período em que outras pessoas acharam isto de você, certo? Quando você estava na HAL Labs, por exemplo.
Iwata: Eu acho que sim. Definitivamente, houve um período depois que eu comecei a trabalhar na HAL em que eu meio que me imaginava como o engenheiro de software mais proficiente na indústria dos video-games. Porque eu acreditava em coisas como estas, eu escrevia códigos melhores para o NES melhor do que os engenheiros da Nintendo ou eu conseguia escrever o código mais rápido e compacto.
4Gamer: Mas uma vez que você mudou de uma posição de engenheiro para uma posição administrativa, você não mais escrevia códigos, certo?
Iwata: Isto mesmo
4Gamer: Então, isto não faria você desejar isto? Isto não faria você considerar se "deveria ser um administrador ou continuar a escrever códigos"? Você já teve algum tipo de luta interna sobre isto, Sr. Iwata?
Iwata: Hmmm... Na verdade, no meu caso, eu continuei a programar até quando eu tinha 40 anos.
4Gamer: Espera... verdade?
Iwata: Sim, sem dúvidas. Eu não podia programar durante os dias de semana, mas, bem, minhas noites eram pessoais, como eu digo. Ou eu teria pego trabalho para casa durante meus dias de folga e programar lá. Eu teria feito qualquer coisa legal. Eu levaria o resultado pro trabalho na segunda-feira para mostrar a todos e eles estariam felizes em ver algo que fosse divertido para mim
4Gamer: Legal!
Iwata: Mas é claro, a empresa não funcionaria se eu não fizesse minhas atividades de gerência durante o dia, então eu as fazia. Mas eu não parei de programar.
4Gamer: Ah, então, qual foi o seu último trabalho como engenheiro, então?
Iwata: Aaah. eu estava considerando se estava ok em admitir isto. Bem, eu acho que o estatuto de limitações proverbiais está em funcionamento, então eu lhe direi, mas meu último trabalho como programador aconteceu quando eu estava trabalhando como gerente geral de planejamentos corporativos da Nintendo. Algo aconteceu e o Super Smash Bros. Melee não seria lançado na data, então eu meio que revisei o código.
Kawakami: Não importa de que forma você vê isto, este não é o trbaalho de um gerente geral de planejamentos corporativos, certo?
Iwata: Sim, realmente não é. Na época, eu fui para a HAL Labs em Yamanashi e estava atuando como o diretor de debugging. Então, eu revisei o código, ajustei alguns bugs, reli o código e ajustei mais bugs, reli o longo documento da Nintendo, descobri onde estava o problema e arranjei pessoas para resolvê-lo. Eu gastei em torno de 3 semanas nisto. E, por causa disto, o jogo foi lançado a tempo.
4Gamer: então você até mesmo fez o debugging por si mesmo!
Iwata: E esta foi a última vez que eu trabalhei como um engenheiro "em campo". Eu estava lá, sentado com programadores, em trincheiras, lendo códigos juntos, procurando por bugs e consertando eles juntos.
4Gamer: Esta é uma história muito interessante. Mas sendo esta a última vez que você trabalhou como um engenheiro, isto quer dizer que existe uma diferença de conhecimento entre você e as pessoas com quem você trabalha atualmente?
Iwata: Sim, deixar de fazer algo significa perder conhecimento. Mesmo se eu entender os princípios, eu não posso arranjar tempo para atualizar minhas habilidades. Então, com o tempo, eu me vi perguntando a mim mesmo onde estavam algumas coisas.
Então, mesmo se eu estiver em um departamento de desenvolvimento de sistemas, eu me vejo perguntando a eles algumas coisas. Apesar disto, eu meio que me debato ao tentar não deixar meus julgamentos padrões fugirem.
4Gamer: Então este é uma coisa recorrente, então?
Iwata: Sim, com certeza. Como eu posso dizer isto? Eu, pessoalmente, não quero perder minha posição de "CEO de uma empresa do Japão listada com o maior conhecimento em programação"