N-Party Awards 2014
Por André Aranovich
Já estamos no final do ano e sabe o que está faltando? A premiação do nosso site! O lindíssimo N-Party Awards (porque nomes em inglês tem mais impacto). Para quem ainda não conhece, essa premiação funciona da seguinte maneira: todos os membros da N-Party votam nos títulos que mais gostaram de 2014, como somos um site voltado para jogos da Nintendo, a votação fica limitada somente a consoles da empresa. Cada uma das seções possui seu vencedor e as Menções Honrosas são todos os títulos que foram nomeados para aquele segmento. Como não gostamos de fazer mistério, vamos aos campeões:
A grande maioria dos membros da N-Party são altamente viciados em Smash Bros. Então o hype para o jogo era monstruoso dentro do grupo, mas ele foi atendido com sucesso: o jogo entrega um pacote completo para quem acompanha a Nintendo por tanto tempo. Temos novos personagens como o ancião Duck Hunt e o espadachim novato, Shulk, os altamente pedidos Mega Man e Pac-Man, trazendo para dentro de Smash a verdadeira luta dos ícones dos videogames. Temos músicas que remetem a todas essas épocas. Uma boa quantidade de colecionáveis e um online aceitável. Tudo isso embalado em uma jogabilidade balanceada entre a lentidão de Brawl e a velocidade de Melee. Um jogo muito bom que encerrou o ano do Wii U com chave de ouro.
Menções Honrosas: Mario Kart 8; Pokémon Omega Ruby / Alpha Sapphire; Bayonetta 2; Super Smash Bros. for Nintendo 3DS; Hyrule Warriors.
Obviamente a vitória foi também do Super Smash Bros. for Wii U, o jogo competiu apertadamente com Mario Kart 8 durante a votação, tanto em "Jogo do Ano" como "Jogo de Wii U". Mas levou a vitória dos dois com uma pequena margem de votos.
Menções Honrosas: Mario Kart 8; Bayonetta 2; Captain Toad; Donkey Kong Country: Tropical Freeze; Hyrule Warriors.
Em 3 anos, essa é a primeira vez que nossa votação termina empatada para escolher o jogo de Nintendo 3DS. Como os dois jogos são fantásticos a gente não desempata, a vitória foi por mérito de ambos.
Super Smash Bros for. Nintendo 3DS representa um feito enorme, é o primeiro jogo da série Super Smash Bros a ser lançado para um portátil, o que provavelmente virará regra a partir de agora. Isso significa que as pessoas poderão "Settle In Smash" em qualquer lugar. O jogo não faz feio em em relação a sua contraparte de Wii U e possui alguns troféus exclusivos e modos para um jogador que podem ocupar uma boa quantidade de tempo.
Já o segundo jogo, antes de ser lançado ele virou o meme "Hoenn Confirmed" e depois que finalmente pudemos revisitar a região da terceira geração falamos: "Valeu a pena a espera.". É incrível como a região de Hoenn (concebida originalmente para o Game Boy Advance) consegue ficar tão bonita e sem perder sua essência num ambiente 3D, traz aquela vontade de vermos outras regiões antigas dessa forma também. Infelizmente a Game Freak ainda nos deve uma Battle Frontier, mas isso não tira o brilho que a remasterização emana.
Menções Honrosas: Theatrhythm Final Fantasy: Curtain Call; Fantasy Life; Kirby: Triple Deluxe.
Shovel Knight volta para relembrar que diversão não significa ter gráficos tridimensionais que se movimentam a cada lufada que passa. A Yatch Club Games conseguiu muito bem assegurar o sentimento da era 8-bits tanto em músicas quanto em gráficos, e não se ateve as limitações físicas daquela época, trazendo um jogo nostálgico, e muito bem trabalhado. Mesmo para quem não viveu a época dos 8-bits, como eu, é recomendadíssimo jogar Shovel Knight.
Menções Honrosas: Guacamelee!: Super Turbo Championship Edition; Pier Solar HD; NES Remix 2; Unepic; MOON Chronicles; Child of Light.
Super Smash Bros. desde que foi lançada é uma série que não sai dos consoles dos proprietários de aparelhos da Nintendo, vem jogo, volta remake, mas um disco sempre continua a ser rodado, em festas principalmente: Super Smash Bros. (Melee/Brawl). A série não requer treinamentos intensivos para trazer a sensação de que estamos fazendo algo, então é uma boa experiência mesmo para os iniciantes. Se isso não é bastante, agora no Super Smash Bros. for Wii U com o modo 8-Player Smash dá para agregar todos os amigos para jogar e a experiência é excelente.
Menções Honrosas: Mario Kart 8; Pokémon Omega Ruby / Pokémon Alpha Sapphire; Fantasy Life; Super Smash Bros. for 3DS; Hyrule Warriors; Donkey Kong Country: Tropical Freeze.
Isso é desleal, muito desleal. Como não dizer que um jogo que une várias músicas das nossas mais adoradas séries "nintendísticas" é a melhor trilha sonora? Pensei seriamente em proibir o jogo de participar dessa categoria, já que ele é justamente a junção várias músicas que rechearam os universos da Nintendo durante anos. Gosta de Zelda? Tem aqui. Pokémon? Mais músicas. A trilha sonora do Super Mario Galaxy é incrível? Aqui também é. São vários compositores que se juntaram para criar um tributo aos nossos ouvidos. Se estiver tristinho, é só deixar o jogo no My Music tocando Pollyana, seu humor vai melhorar exponencialmente.
Menções Honrosas: Pokémon Omega Ruby / Alpha Sapphire; Theatrhythm Final Fantasy: Curtain Call; Bravely Default.
Watch Dogs foi uma decepção generalizada por causa do hype que a Ubisoft quis construir em cima dele. Aquele primeiro trailer que tomou os holofotes da E3 de 2012 não se tornou realidade em 2014. O jogo foi atrasado porque não quis concorrer com GTA V (que ele mesmo se comparou em uma propaganda) e mesmo com um tempo de preparo maior veio aquém da qualidade do concorrente. Isso para quem tinha um console da Sony ou da Microsoft, para quem estava esperando o jogo para o Wii U, mais uma surpresa, agora o atraso é só para nós. O que ganhamos com isso? Uma versão de PS3 e X360 com uso do Gamepad e sem a possibilidade de poder comprar DLCs relacionados a história... Apesar de ter lançado jogos lindos como Valiant Hearts (que não veio para o Wii U) e Child of Light, esse não foi um ano bom para a Ubisoft, e tivemos o (des)prazer de ter uma decepção maior com a já "Decepção do Ano" que é Watch Dogs.
Menções (des)Honrosas: Bravely Default; Yoshi's New Island; Sonic Boom: Rise of Lyric.
Não é porque um jogo não ganhou na nossa votação que ele é pior do que qualquer outro que está aqui, o ano de 2014 foi muito bom e teve vários títulos surpreendentes tanto no Nintendo 3DS quanto no Wii U o que acaba tornando impraticável querer falar de todos eles. E para vocês? Quais foram os melhores jogos que apareceram em consoles Nintendo desse ano? Não deixe de expressar sua opinião nos comentários.
Não é porque um jogo não ganhou na nossa votação que ele é pior do que qualquer outro que está aqui, o ano de 2014 foi muito bom e teve vários títulos surpreendentes tanto no Nintendo 3DS quanto no Wii U o que acaba tornando impraticável querer falar de todos eles. E para vocês? Quais foram os melhores jogos que apareceram em consoles Nintendo desse ano? Não deixe de expressar sua opinião nos comentários.