Nintendo contrata nova consultoria para melhorar leis contra a pirataria
Por Mario Toledo
A Nintendo sofreu muito com a pirataria na época do DS e do Wii, o suficiente para eles investirem pesado em travas no Wii U e no 3DS. Porém, com a chegada do Ninjhax, as coisas ficaram um pouco abaladas, mostrando os primeiros sinais de falhas de segurança nos aparelhos. A Nintendo já investe no lobbying - a interferência no poder público - desde 2009, onde já foram gastos mais de U$ 50000 tentando interferir nas leis contra a pirataria.
De acordo com uma nota publicada no site Politico, a Nintendo contratou a Choe Groves Consulting para tratar diretamente com o governo de Wasghington sobre assuntos envolvendo propriedades intelectuais, comércio internacional e leis anti-pirataria. Aparentemente, a idéia não é só combater produtos não licenciados, como também oferecer proteção para criadores de conteúdos dentro dos projetos da empresa.
A Nintendo se mostrou este ano muito aberta ao permitir que suas IPs possam ser usadas em projetos de fãs, mas talvez existam muitas limitações sob os aspectos em que estas propriedades poderão ser usadas. Ainda falta uma posição oficial da empresa para saber como a Choe Groves contribuirá para a causa.