Nintendo - 03/12/2014

Se antes já era bom, agora ficou melhor em Super Smash Bros. for Wii U


Se você costuma visitar um site voltado para notícias sobre a Nintendo, então muito provavelmente conhece a série Super Smash Bros. O último título da série foi separado em duas partes: a versão de 3DS e a versão de Wii U. E retomando o legado de pancadarias com táticas, ou não, na televisão da sala de estar, finalmente pudemos por as mãos no primeiro jogo em HD da série, o tão esperado Super Smash Bros for. Wii U.

Desde o lançamento do Wii U que a Nintendo diz que este é o primeiro console que roda gráficos "high definition", adorando fazer propagandas como "primeiro Mario Kart em HD", "primeiro Super Mario em HD" ou "primeiro Zelda em HD". Mas para um jogo de luta como Smash Bros, isto faz alguma diferença? A resposta é um bom e sonoro "sim".
A parte óbvia é que o jogo ficou mais bonito, e a equipe do Sakurai conseguiu (novamente) mostrar ao que veio. Por exemplo, em todo jogo da série, temos uma Final Destination que possui efeitos alucinógenos ao fundo, mas a destas versão se supera (e até atrapalha um pouco): ver a Terra e o Sol entrando em contato ao fundo, é épico e distópico, é uma luta de personagens famosos com a destruição da Terra ao fundo, não tem como ser mais absurdo, e a qualidade das texturas só ajuda a termos um efeito melhor.


É claro que não é somente esse campo que usufrui da capacidade do console. Cada cenário representa fielmente a sua própria franquia e traz todo um mundo próprio como uma arena de luta. Os gráficos também ajudam a detalhar melhor os momentos que os personagens ficam pequenos em estádios enormes e isso acontece bastante no modo de luta para 8 pessoas.
Se quando 4 amigos lutavam já virava uma bagunça que ninguém entendia nada, quando a festa aumenta tem sempre alguém apanhando e batendo, e obviamente as estratégias ficam totalmente em segundo plano. Ou seja: Smash em sua melhor forma. Infelizmente não são todos os cenários que ficam disponíveis nesse modo, mas se colocassem todos, muita gente reclamaria da notória falta de espaço.


Se temos outro modo de jogo que tenta fazer de Smash Bros. o party game definitivo é o Smash Tour. Esse, infelizmente, não se destaca muito perante o próprio modo de lutas normal. Não que ele não seja divertido, mas quando queremos jogar Smash, queremos jogar Smash e não Mario Party. Pode até ser divertido jogar algumas vezes, mas é bem cansativo e repetitivo, além de que ele tem um limite para quantidade minima de jogadores igual a Mario Party: 4 pessoas precisam jogar, se não, CPU entra.
Além disso, é um modo visualmente confuso e não muito recompensador. Em resumo é um Mario Party com pouca variação de minigames e uma fase só.

Se existe uma ideia que poderia ser melhor aproveitada nesse modo é como funciona a última luta. Ao invés de estrelas, todo mundo percorre o tabuleiro em busca de personagens para lutar. Quanto mais personagens, melhor, porque na última luta cada avatar obtido é utilizado como se fosse uma vida. Se morre, o próximo da fila entra em ação. Essa é uma ideia muito legal que poderia ser utilizada como um modo de luta alternativo, mas é uma pena que ela só existe no final de cada partida do Smash Tour. Seria interessante montar lutas utilizando 3 personagens com táticas diferentes, em uma pegada semelhante a de Marvel Vs. Capcom.


Em relação a modos de jogo, além do Smash Tour, a versão de Wii U retorna com os clássicos Events, e os Special Orders, que se separam entre receber ordens da Master Hand e da Crazy Hand. Todos esses modos se baseiam em lutas com regras específicas, o primeiro para se divertir (e desbloquear algumas coisas) e o segundo para ajudar a "farmar" os equipamentos e golpes extras já presentes na versão de Nintendo 3DS. Algo que achei legal é que o Event Match agora tem uma pequena fanfic ao invés de uma descrição do que se deve fazer, dando um charme para cada missão.

Como eu vivo jogando com pessoas mais próximas, achei muito interessante a inclusão da possibilidade de jogar certos modos em dupla, que antigamente eram focados para uma pessoa. Os modos Classic, All-Stars e Event (desde o Wii) permitem isso, e dá para realizar uma sessão menos competitiva com aquele amigo que não é tão bom assim ou fica irritado rapidamente.


Para os jogadores mais solitários esse é o primeiro Smash (junto com o de 3DS) com um modo online aceitável. Na maioria das partidas que joguei contra algum aleatório no For Glory houve presença do detestável lag, não muito, mas o suficiente para ser notado. Porém, quando as partidas acontecem entre conhecidos da lista de amigos, o lag é mínimo e parece que as pessoas estão jogando no mesmo local. Infelizmente não foi dessa vez que conseguimos um chat de voz enquanto o jogo roda (ele só é ligado na tela de seleção), então para conversar enquanto jogamos com um amigo do outro lado da internet é necessário utilizar programas de conversa a parte.

Tudo isso até agora foi a parte "luta" de Smash Bros. Mas Smash não é somente um jogo de luta, ele é uma homenagem a todo universo que a Nintendo criou (com alguns convidados extras) durante todos esses anos. Na verdade, acho que se alguém quer mergulhar de cabeça nesse universo, não existe guia melhor que Smash Bros. São centenas de troféus colecionáveis no jogo de séries presentes no vários momentos da Nintendo. Além de um modelo 3D, cada troféu tem uma descrição interessante, algumas muito engraçadas por causa da ótima tradução da Nintendo Treehouse.


Tristemente, o Stage Builder continua sem ser um grande atrativo, seja pela falta de opções ou pelo sentimento de vazio do cenário, Na verdade, esse modo só realiza o sonho de vários jogadores de desenhar um pênis como campo de luta, apesar de não valer muito a pena.


Super Smash Bros. for Wii U é um jogo ótimo, com bastante conteúdo e consegue manter muito bem a qualidade altíssima que a franquia criou. Recomendado para qualquer pessoa que gosta de Nintendo e tem um Wii U (que muito provavelmente é um pleonasmo).

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