Nintendo - 29/01/2015

Qual a sua expectativa para Pokkén Tournament?


Desde que foi anunciado no ano passado, Pokkén Tournament deixou toda a fanbase dos monstrinhos de bolso de boca aberta. O game é uma mistura da aclamada franquia do jogos de luta Tekken com a franquia Pokémon. O novo game traz lutas em gráficos que chegam bem perto da perfeição. Algo jamais visto antes nos jogos de Pokémon, com o acréscimo da mecânica de lutas da franquia da Namco. Quase todos aqueles que cresceram com Pokémon sonharam um dia com um jogo que tivesse tais elementos e agora ele é real. Por enquanto, o jogo é exclusivo dos arcades japoneses, mas é bem provável queo game seja lançado para o Wii U futuramente.
Antes de prosseguir, devo advertir que não estou tentando prever o futuro ou dando certeza dos conteúdos do jogo, apenas estou mostrando a vocês, o que eu gostaria de ver neste jogo e as minhas expectativas em cima dele. E de alguns fãs, caso o game seja portado para o atual console de mesa da Big N. Sente-se e vamos sonhar juntos.

O port para o Wii U
Pode parecer estranho começar esta lista com este tópico, mas por incrível que pareça, muitas pessoas não acreditam que Pokkén Tournament possa ser lançado para o atual console de mesa da Nintendo. Por um lado, os japoneses se importam mais com o lucro dentro de sua própria terra e o mesmo aconteceu com muitos outros games ótimos dos arcades, que acabaram não tendo port algum para os consoles de mesa, e muitos temem que o mesmo aconteça com Pokkén. Pode ser que este lançamento para arcade esteja apenas naquela velha tradição de jogos de luta, que eram lançados antes nos arcades e depois de seu sucesso, são lançados nos vídeo games caseiros.
Já existem rumores de que Pokkén Tounament possa chegar ao Wii U. E se o rumor for verdadeiro, o lançamento pode ser no fim de 2016.  E caso isto aconteça, será um titulo de peso e que provavelmente atrairia muitos fãs, justamente por ser um jogo da franquia que não se pareça com Pokémon Stadium ou Pokémon Battle Revolution e sim, um game com uma temática inédita e muito pedida pelos fãs. Além disso, o Wii U é mais do que capaz de rodar gráficos em alta definição e já passou da hora dele mostrar mais ainda a sua força ao mundo. Eu tenho certeza que se Pokkén Tournament for lançado para o Wii U, ele será um dos títulos de maior sucesso do console. Além de alavancar a franquia Pokémon e o Wii U para outro nível.

                                              Maquinas de arcade de Pokkén Tournament

Seleção de personagens ampla
Suicune, Pikachu, Gardevoir, Lucario e Machamp estão entre os monstrinhos já confirmados para Pokkén Tournament. Depois dos recentes anúncios, fica difícil dizer ao certo qual critério os produtores utilizaram para incluir tais personagens jogáveis. Mas ainda sim, esperamos uma longa lista e com personagens de qualidade. Quando digo qualidade, não digo necessariamente um personagem "bom" mas que faça gosto de se ver no jogo. Por exemplo: você não gostaria de ver um Dunsparce neste jogo tanto quanto um Blaziken, não é verdade? Ou talvez sim. Seria hilário! Uma lista extensa seria perfeita, porém sabemos que nem todos os monstrinhos estarão presentes. Mas que apostas sejam feitas para os que marcarão presença!
Como vimos no último trailer, a Mega Evolução estará presente no game. Neste caso, dá para ter uma noção de que teremos muitos Mega monstrinhos. Nos resta saber, se tais evoluções serão bem usadas, como aconteceu em Super Smash Bros. com Lucario e Charizard, que Mega Evoluem em seu Final Smash. Ao meu ver, a Mega evolução se encaixa muito bem neste tipo de jogo.


Linha própria de Amiibos
Quando estava produzindo este artigo, a primeira resposta de todos quuando perguntei "O que você espera de Pokkén Tournament para o Wii U?" foi: Compatibilidade com os Amiibos. Para muitos, essa funcionalidade seria semelhante ao que já vimos em Super Smash Bros. Além de utilizarmos os Amiibos de Lucario e Pikachu., Pokkén Tournament poderia surgir com uma linha completamente única. Poderíamos customizar um monstrinho lutador de várias formas, bem diferente do padrão utilizado, ou até usaríamos as miniaturas para liberar certos elementos dentro do jogo. As possibilidades são infinitas, mas de novo, tudo depende da confirmação do port para o console de mesa da Big N. Hoje em dia, já está quase certo que grande parte dos games da Nintendo terão suporte aos Amiibos. E me surpreende que nenhuma miniatura da série Pokémon tenha sido anunciada até o momento! É possível que nos próximos títulos da série principal isso aconteça, principalmente pelo fato do New 3DS já possuir suporte aos Amiibos. O fato da Nintendo já ter alcançado um número gigantesco em vendas com suas minutaruras (5,7 milhões de unidades em todo o mundo ), reforça muito a ideia de que se Pokkén Tournament for confirmado para o Wii U, teremos sim o uso dos Amiibos, e talvez, quem sabe, uma linha própria.


Conectividade com os games da série principal
Talvez aquilo que eu mais esteja esperando para este jogo seja isto: a possibilidade de conectar o cartucho de Pokémon X/Y ou OR/AS com Pokkén Tournament. Mas para qual finalidade? Bem, funcionaria quase como um Amiibo, mas teria uma diferença na customização de personagens em comparação com uso das miniaturas em Smash Bros. Por exemplo: eu tenho um Lucario em meu Pokémon Omega Ruby. Em Pokkén Tournament, Lucario é um personagem jogável. Então através de uma conexão entre o 3DS e o Wii U, posso utilizar o meu Pokémon do portátil. Inclusive com  o seu nickname, de forma que eu possa customizá-lo de acordo com suas habilidades e ataques próprios. O que o tornaria diferente do Lucario padrão. Mas essa mesma funcionalidade poderia coexistir com os Amiibos, como a customização de personagens de Super Smash Bros. E os dados das miniaturas não seriam substituídos. Isso seria incrível e maravilhoso, pois veríamos nossos monstrinhos que tanto cuidamos e treinamos de uma forma diferente e ainda lutando como sempre sonhamos! Creio que seria a melhor coisa deste jogo! Muito provavelmente esta funcionalidade não dê as caras. Talvez a conectividade realmente exista, como a possibilidade de itens novos no game e outras novidades, mas não na forma de customização.

                                                   Imagine esta mecânica com Pokkén!

Qualidade acima de tudo
Até agora não temos muito do que reclamar do que já foi divulgado deste novo spin-off. Vimos o jogo rodando em 60 fps e com gráficos incríveis. Está perfeita a forma e como a Nintendo deixou os monstrinhos o mais realista possível, com texturas de pelagem, movimentação mais vívida e ataques com animações extremamente bonitas. O mais incrível é que eles conseguiram fazer tudo isto sem arrancar a essência dos Pokémon. Com o passar dos anos, nós presenciamos centenas de fãs que desenharam os monstrinhos de bolso, de forma realista, e com isso, tirando toda a essência da franquia. Mas Pokkén Tournament conseguiu a façanha de fazer o contrário. Ainda sim, sabemos que tem muito mais por vir, e aquela sensação do hype permanece em todos os fãs da franquia Pokémon, pois finalmente parece que a Nintendo está nos ouvindo.


Apesar de tudo que especulamos para este novo jogo, quer ele venha para o ocidente ou não, esperamos que o game tenha qualidade. Qualidade que aparentemente Pokkén Tounament transborda! Porém, é necessário que os produtores foquem sua atenção para os mínimos detalhes. Afinal, crossovers exigem isto em excesso, e só então, pode ser que tenhamos algo tão bom quanto Pokémon Conquest (sim, este game para Nintendo DS é um crossover). Eu tenho certeza que será um game tão bom quanto esperamos. 
Por agora, só nos resta esperar. Como fã da franquia fico ansioso, mas espero que este novo spin-off tenha a devida atenção dos produtores no lançamento para o ocidente. Qual fã da franquia nunca quis um jogo desses? É, leitor, Pokkén Tournament promete. E mal posso esperar por seu lançamento.

Leia Também

Nintendo - 29/05/2020

Subarashow #40: Animal Crossing: New Horizons

O pessoal do Estação 64 discutiu o fenômeno que Animal Crossing: New Horizons criou dentro de um novo cenário mundial, analisaram as mecânicas do jogo e comentaram suas experiências (frustradas) como arquitetos de uma...

Leia Mais...

Nintendo - 29/05/2020

Nintendo a 3 #211: Futuro de Xenoblade e jogos baseados no Brasil

O pessoal do Estação 64 discutiu sobre a entrevista de um dos diretores de Xenoblade Chronicles Definitive Edition, a respeito dos proximos jogos da Monolith, e sobre os jogos baseados em cenários brasileiros. Acesse...

Leia Mais...