Youtubers reclamam do novo programa da Nintendo para criação de conteúdo em vídeo
Por Fabricio Luz
Embora ainda em fase beta, o novo serviço que incentiva criação de conteúdo de jogos Nintendo para o Youtube já dá o que falar. Alguns membros famosos da rede do Google não estão satisfeitos com a atitude da empresa de Iwata e reclamam do valor cobrado na publicidade dos vídeos.
Através de seu blog pessoal, o famoso youtuber PewDiePie entende a atitude da Big N e a agradece por criar tantos jogos, mas critica que esquecem toda a publicidade feita no Youtube. “Qual melhor forma de vender um jogo do que promovê-lo enquanto alguém o joga ele?”, diz ele. “Se eu jogo games Nintendo no meu canal, a maior parte das visualização é porque eu estou jogando, não necessariamente para ver o game em particular. Quando temos tantos jogos por aí para jogar, os títulos Nintendo ficam em último lugar na hora da escolha”.
A reclamação de Zack Scott, outra figura famosa na rede, foi semelhante, mas o youtuber vai além ao questionar que as outras empresas nunca se importaram com isso, e incentivam a promoção de seus títulos. “Eu nunca lidei com uma companhia que não quer que promovam seus games. Nesta semana, Evolve e Dying Light foram lançados e estão bem populares no Youtube e Twitch. Muitas empresas como Sony, Microsoft, Ubisoft e Rovio permitem a monetização de seus jogos. Quando comparada com outras políticas, acho a forma da Nintendo bem estranha”, revela.
De acordo com Scott, é para ser considerado qual impacto isso trará para os canais de Youtube e empresas de games, caso esta seja uma política padrão. Grandes companhias se beneficiarão com o feito e gerarão muita receita, mas e quanto às pequenas desenvolvedoras?
Ainda sem um nome oficial, o programa de incentivo para criadores de vídeos no Youtube será lançado oficialmente no dia 27 de maio. Até lá, os usuários podem se inscrever através do site oficial da Nintendo e torcer pela aprovação da companhia.
Fonte: Polygon, Nintendo Life