Pérolas do DS: Use o sobrenatural ao seu favor em Ghost Trick - Phantom Detective
Por Robson Martins
Raciocínio lógico, mistério, puzzles e uma dose de humor. Esses são os atributos principais de Ghost Trick: Phantom Detective para Nintendo DS. Escrito por Shu Takumi, uma das mentes por trás da série Ace Attorney, Ghost Trick é um point-and-click destacado pela sua história inusitada, com narrativa às vezes tensa às vezes cômica e também pelos seus puzzles, que colocarão os neurônios dos jogadores à prova.
Reflexões pós-vida
O jogo começa com Sissel acordando, de um momento que parece ser de inconsciência, observando uma garota seno ameaçada por um misterioso homem armado, se preparando para executá-la. Nosso herói porém não pode fazer nada, pois ali se encontrava morto. Nesse momento uma voz ecoa em sua mente, explicando a Sissel que ele está morto, mas sua alma pode se locomover, possuir objetos e animá-los, afetando assim o mundo físico e seus acontecimentos. Mas essa habilidade não é eterna, e o grande herói da trama só tem até o amanhecer do dia seguinte, para poder descobrir mais sobre sua história, antes que sua existência se extingue. Nosso protagonista, sem lembrança alguma do seu "eu físico" usa suas novas habilidades como fantasma, para resolver as mais variadas situações e juntando pistas para resolver seu mistério.
Vantagens extra-corpóreas
Ao decorrer da trama, nosso protagonista aprende várias habilidades úteis como fantasma, por exemplo: possuir objetos inanimados e fazer eles se moverem, ou se transportar pelos cabos de rede de telefone. Essas ações afetam o mundo físico em tempo real, mas sua locomoção de objeto para objeto é feita no mundo espiritual, onde o tempo é parado. Interagir com corpos recém falecidos, também garante a Sissel a habilidade de voltar 4 minutos no tempo antes da morte daquela pessoa, tornando possível mudar o destino daquela vítima. Falhar em salvar alguém não implica em muitas penalidades, basta somente voltar no tempo e tentar novamente.
Resolvendo problemas fantasmagóricos
O modo de resolução dos puzzles em Ghost Trick é bem inusitado! Um exemplo disso, é uma parte em que temos que chegar num lugar mais elevado de um lixão para investigar. E neste local, precisamos acionar um liquidificador, ligar um ventilador e possuir uma bandeira com mastro, que fica entre esses dois itens. O vento produzido pelo ventilador faz com que a bandeira se mexa e a corda do mastro fique enganchada na lâmina giratória do liquidificador, fazendo assim a bandeira subir levando nosso protagonista junto.
Algumas situações exigem o tempo e sincronia certa, e outras têm um tempo limite para serem resolvidas. Pelo fato de que só há um modo de solucionar os casos, cada capítulo dessa história vai provocar muitas situações de "tentativa e erro". O que seria ruim para os menos engajados nos jogos do estilo, mas ameniza o fato de que toda ação tem alguma reação no mundo real, mesmo sem afetar o objetivo, às vezes fica bem divertido testar todas as situações e movimentos possíveis
Por dentro da alma do jogo
Ghost Trick tem tudo o que um jogo precisa para ser carimbado na lista de "imperdíveis" do primeiro portátil de duas telas da Nintendo. Se você gostar do gênero, pode ser uma porta dourada de entrada para aqueles que desejam se aventurar nesse gênero. Com personagens carismáticos, com muita personalidade, bem desenhados, com uma suprema suavidade na animação, e com cenários muito bem desenhados e detalhados. O visual gráfico é outro destaque poderoso em Ghost Trick. Sem contar suas arranjadas músicas com tons retrô muito legais de se ouvir, ora com ar de mistério ora com ar de agitação. O gameplay é simples mas bem agradável, principalmente na hora da resolução dos mistérios. A narrativa do jogo é excelente, não tem como prever o que irá acontecer a seguir.
Resumo assombroso
Para aqueles que gostam da série Ace Attorney, Ghost Trick: Phantom Detective é indispensável! Se você é novo no gênero vai experimentar ótimos fatores como uma trama bem elaborada, trechos cômicos e interação bastante presente. Outro item muito bem destacado no jogo são as animações dos personagens. Mesmo que seja alguém se movendo à 2 metros, é impossível tirar o olho do personagem, ao modo suave como é animado.
Uns pontos meio frustrantes do título talvez sejam as excessivas falas com conteúdo irrelevante ou repetitivo. O fato de "tentativa e erro" constante dependendo do jogador e do caso em si, talvez afaste certo tipo de jogador que deseja uma atividade mais frenética em um jogo.
Pontos positivos | Pontos negativos | Nota final |
|
|
9,0 |