Aqui está um resumo do que o patch 1.0.6 mudou em Super Smash Bros.
Por Mario Toledo
Super Smash Bros. ganhou uma nova atualização recentemente que trouxe muita coisa além do DLC de Mewtwo no jogo. Veja abaixo um breve resumo do que o patch 1.0.6 mudou em Super Smash Bros. (agradecimentos ao Gabriel Moraes pelas informações):
Geral
- A e B juntos usam um Smash attack, porém é desativável pelo menu de controles
- É possível desligar a opção de vibração geral do jogo agora
- Nomes ficam salvos ao alterar de menus (aleluia!)
- Ao salvar replays, botão está automaticamente em Ok (antes ficava em Cancel)
- CPU foi balanceada (menos padrozinada)
- Ao transferir Miis entre versões, se uma das versões não tiver o chapéu/roupa comprado, o Mii ficará sem
- Segurar o analógico esquerdo junto ao direito não produz mais Tilts (ataques fracos), e sim Smash Attacks
- Tilts e Smashes enquanto um item é segurado foram removidos
- Lylat Cruise: A fase agora tem um estilo de borda declive, onde o personagem não ficará mais preso ao tentar subir. Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=_1KfENM50ME
Diddy Kong
- Up Air 8% -> 6%
- Forward Air 12/10% -> 10/8%
- Up Throw 10% -> 8%
- Down Throw 7% -> 6%
- Monkey Flip Kick (B para frente) 12/14% -> 10/12%; Ao agarrar 12% -> 10%
Sheik
- Bair 11%/10% -> 8%/7%
Lucina
- Fair, Dtilt, Fsmash, segundo hit do Dsmash e B neutro não carregado tiveram um aumento aproximado de 0.5% em seu dano
- B neutro (Shieldbreaker) totalmente carregado – Dano aumentado em 1%
Mii Espadachim
- Dtilt 6% -> 8%
- Nair 5% -> 8%
Sonic
- Knockback do Back throw diminuído
R.O.B.
- Knockback do Up Throw reduzido
Kirby
- Down Throw - 6 -> 10%
- B neutro (Inhale) com menos ending lag
- B Frente (Martelo) com menos ending lag
Luigi
- Fireball (B neutro) – dano no final da animação - 6% -> 5%
Ganondorf
- Dano do Jab aumentado em 1% (6-9% (sem sweetspot) -> 7-10% (sweetspot))
Pacman
- Grab um pouco mais rápido
- Seu trampolim não pode mais ser pego pelo Villager
Charizard
- Up Throw 8% -> 11%
- Flare Blitz (B Frente) - Dano em si mesmo - 4% -> 5%
- Sweet e Sourboxes do Fair foram alternadas
Samus
- B Frente (míssil teleguiado, o fraco) é mais rápido
- Ftilt - 7% -> 8%, Hitbox ajustada (provavelmente adicionaram uma nova)
Bowser
- Koopa Klaw (B Frente) – Bowser tem um pouco mais de controle durante animação
- Down Throw - 6 -> 10%
- B neutro (Inhale) com menos ending lag
- B Frente (Martelo) com menos ending lag
Luigi
- Fireball (B neutro) – dano no final da animação - 6% -> 5%
Ganondorf
- Dano do Jab aumentado em 1% (6-9% (sem sweetspot) -> 7-10% (sweetspot))
Pacman
- Grab um pouco mais rápido
- Seu trampolim não pode mais ser pego pelo Villager
Charizard
- Up Throw 8% -> 11%
- Flare Blitz (B Frente) - Dano em si mesmo - 4% -> 5%
- Sweet e Sourboxes do Fair foram alternadas
Samus
- B Frente (míssil teleguiado, o fraco) é mais rápido
- Ftilt - 7% -> 8%, Hitbox ajustada (provavelmente adicionaram uma nova)
Bowser
- Koopa Klaw (B Frente) – Bowser tem um pouco mais de controle durante animação
Donkey Kong
- B Neutro – aparentemente carrega mais rápido
Link
- B Cima 12% -> 14% sem carregar, 19% -> 22% Carregado
- IASA do seu Jab aumentada (7 frames) – é um nerf
- Hylian Shield agora bloqueia lasers do Fox e do Falco (O mesmo com o Toon Link)
Dr. Mario
- Fair – aproximadamente 1% a mais de dano
- Ângulo do seu Up Smash foi alterado para ser menor, enviado os oponentes menos para cima e mais para o lado, os matando com porcentagem menor
Rosalina & Luma
- Vida da Luma - 52% -> 48% (A luma aguenta até 48% em questão de dano)
Wii Fit Trainers
- Up Air 11% -> 10%
- B Neutro – aparentemente carrega mais rápido
Link
- B Cima 12% -> 14% sem carregar, 19% -> 22% Carregado
- IASA do seu Jab aumentada (7 frames) – é um nerf
- Hylian Shield agora bloqueia lasers do Fox e do Falco (O mesmo com o Toon Link)
Dr. Mario
- Fair – aproximadamente 1% a mais de dano
- Ângulo do seu Up Smash foi alterado para ser menor, enviado os oponentes menos para cima e mais para o lado, os matando com porcentagem menor
Rosalina & Luma
- Vida da Luma - 52% -> 48% (A luma aguenta até 48% em questão de dano)
Wii Fit Trainers
- Up Air 11% -> 10%
Pikachu
- Animação de se agarrar à borda foi ajustada com o resto dos personagens (mais lenta)
- Animação de se agarrar à borda foi ajustada com o resto dos personagens (mais lenta)
Yoshi
- Menor ending lag em seu Ledge Attack
- Menor ending lag em seu Ledge Attack
Zelda
- Forward Smash – Hitboxes alteradas para o golpe prender melhor o oponente
- Mudanças na mecânica do Phantom Slash
Robin
- Animação do Jab é mais rápida e prende o oponente de forma melhor
- Livros não desaparecem ao tocar plataformas
Glossário
Fair – Front Air ou ataque aéreo para frente
Bair – Back Air ou ataque aéreo para trás
Dair – Down Air ou ataque aéreo para baixo
Uair – Up Air ou ataque aéreo para cima
Nair – Neutral Air ou ataque aéreo neutro
Jab – A neutro, combo básico do personagem
F, D, U, B + throw – São os grabs (agarrões), para frente (F), baixo (D), cima (U) ou para trás (B)
F, D, U + tilt – Ataques fracos para frente (F), baixo (D) ou cima (U)
F, D, U + smash – Smash attacks para frente (F), baixo (D) ou cima (U)
Ledge Attack – golpe ao sair da borda, que acontece quando se aperta A ou o botão de grab numa borda
Knockback – distância que o golpe envia o alvo
Sweetspot – ponto do golpe onde a hitbox é especial, normalmente com um efeito a mais (ex: Fair do Capt. Falcon (joelho), Bair e Fair da Zelda)
Sourspot – ponto do gole onde a hitbox é fraca, normalmente acontece ao errar a sweetspot (ex: joelho em falso do Capt. Falcon, que tem um knockback horrível)
Landing Lag – Tempo após cair no chão onde o personagem fica preso numa animação sem poder reagir, depois de um ataque
Ending Lag – Tempo após um golpe terrestre ou aéreo que o personagem não terminou a animação ou está se recuperando
Frame – cada quadro da animação do jogo. Smash bros roda em 60 FPS, que seriam Frames por segundo, e suas animações também são medidas assim pelos fãs.
IASA – Interruptible as soon as – Há golpes onde é possível cancelar a animação deles para realizar outro golpe ou ação. IASA Frames são as exatas frames (quadros, explicados acima) onde essa animação pode ser cancelada. Não há uma tradução boa para IASA em si.
Se achou algum termo difícil ou que saber mais sobre, veja nosso guia em http://www.nparty.com.br/2014/10/melhore-suas-habilidades-em-super-smash.html
Fontes: http://smashboards.com/threads/mewtwo-patch-version-1-0-6-thread.398902/ (Balanceamento)
http://www.reddit.com/r/smashbros/comments/32oh35/super_smash_bros_4_v106_patch_notes_compilation/ (Gerais)
- Forward Smash – Hitboxes alteradas para o golpe prender melhor o oponente
- Mudanças na mecânica do Phantom Slash
Robin
- Animação do Jab é mais rápida e prende o oponente de forma melhor
- Livros não desaparecem ao tocar plataformas
Glossário
Fair – Front Air ou ataque aéreo para frente
Bair – Back Air ou ataque aéreo para trás
Dair – Down Air ou ataque aéreo para baixo
Uair – Up Air ou ataque aéreo para cima
Nair – Neutral Air ou ataque aéreo neutro
Jab – A neutro, combo básico do personagem
F, D, U, B + throw – São os grabs (agarrões), para frente (F), baixo (D), cima (U) ou para trás (B)
F, D, U + tilt – Ataques fracos para frente (F), baixo (D) ou cima (U)
F, D, U + smash – Smash attacks para frente (F), baixo (D) ou cima (U)
Ledge Attack – golpe ao sair da borda, que acontece quando se aperta A ou o botão de grab numa borda
Knockback – distância que o golpe envia o alvo
Sweetspot – ponto do golpe onde a hitbox é especial, normalmente com um efeito a mais (ex: Fair do Capt. Falcon (joelho), Bair e Fair da Zelda)
Sourspot – ponto do gole onde a hitbox é fraca, normalmente acontece ao errar a sweetspot (ex: joelho em falso do Capt. Falcon, que tem um knockback horrível)
Landing Lag – Tempo após cair no chão onde o personagem fica preso numa animação sem poder reagir, depois de um ataque
Ending Lag – Tempo após um golpe terrestre ou aéreo que o personagem não terminou a animação ou está se recuperando
Frame – cada quadro da animação do jogo. Smash bros roda em 60 FPS, que seriam Frames por segundo, e suas animações também são medidas assim pelos fãs.
IASA – Interruptible as soon as – Há golpes onde é possível cancelar a animação deles para realizar outro golpe ou ação. IASA Frames são as exatas frames (quadros, explicados acima) onde essa animação pode ser cancelada. Não há uma tradução boa para IASA em si.
Se achou algum termo difícil ou que saber mais sobre, veja nosso guia em http://www.nparty.com.br/2014/10/melhore-suas-habilidades-em-super-smash.html
Fontes: http://smashboards.com/threads/mewtwo-patch-version-1-0-6-thread.398902/ (Balanceamento)
http://www.reddit.com/r/smashbros/comments/32oh35/super_smash_bros_4_v106_patch_notes_compilation/ (Gerais)