Quem são eles? Listamos 10 personagens pouco conhecidos do mundo Nintendo
Por Robson Martins
A Nintendo vêm criando várias séries de jogos em todos esses anos nos seus vários consoles e portáteis. É meio natural que, com a variedade de séries e títulos, um pouco de desconhecimento surja por partes de certos aspectos dos jogos, ou até mesmo jogos em si. Algumas séries são menos reconhecidas do que outras, que acabam entrando em uma área que só quem pesquisa bastante percebe e lembra que aquele personagem ou jogo existiu.
Felizmente, a Nintendo ainda lembra de alguns desses personagens e jogos obscuros, e meticulosamente os colocam em referências em títulos famosos como em Super Smash Bros. e Nintendo Land, como 'convidado' ou troféu, por exemplo. O que faz os jogadores ficarem curiosos sobre o personagem e sair pesquisando de onde ele veio e quais são suas aparições em certos jogos.
Hoje listaremos 10 personagens não muito conhecidos pela massa dos fãs da Big N, mas que tem papéis notáveis, seja direta ou indiretamente, em seus respectivos títulos de origem.
Kraid - Metroid
Primeira aparição: Metroid (1986)
Última aparição: Nes Remix 2 (2014)
Residente dos títulos mais clássicos da série Metroid, Kraid é um boss de certo modo lembrado pelos fãs da franquia. Com seu tamanho colossal, ferocidade de ataques e características reptilianas, Kraid embora não tenha nenhuma classificação oficial, é considerado um Space Pirate de alto escalão. Junto de Ridley, o personagem é uma peça crucial para os ataques da facção. Kraid tem como base os confins mais profundos de Brinstar, base dos Piratas Espaciais no planeta Zebes.
As aparições de Kraid fora do universo Metroid são bem singelas: em Super Smash Bros. Melee como troféu, e em Brawl como parte do cenário onde seu ataque modifica o gameplay na fase Brinstar Depths. Ele também aparece em Nintendo Land só que em uma versão robotizada na fase Metroid Blast.
The Prince of Hyrule - The Legend of Zelda
Primeira e última aparição: Zelda II: The Adventure of Link (1988)
Pois é. Em Zelda II: The Adventure of Link, a princesa Zelda tinha um irmão, embora nunca tenha aparecido no jogo em si, existem menções sobre ele no prólogo, e o mesmo exerce um papel crucial na trama do jogo. Com o rei de Hyrule morto e se vendo confuso pela sua incapacidade de herdar o trono do reino, o príncipe é ludibriado por um certo mago da corte, que diz que o rei passou para Zelda informações onde a Triforce da coragem estaria escondida. Tempos atrás o rei quebrou a Triforce unificada e escondeu a parte da Coragem em um certo local. O príncipe interroga Zelda, e a mesma é ameaçada a ser amaldiçoada pelo mago, caso não contasse o segredo do rei para o príncipe. Ela recusa e o mago lança uma maldição contra Zelda, que cai em um sono profundo. Fato esse que contribui também para a morte do mago. O príncipe leva Zelda até o North Castle, onde ficaria confinada até Link chegar anos depois para salvá-la. Ainda há relatos que dizem que o príncipe, abalado pela tragédia que afetou sua irmã, criou um decreto onde todas as filhas nascidas na família real de Hyrule teriam que se chamar Zelda.
Raphael, The raven - Super Mario
Primeira aparição: Super Mario World 2: Yoshi's Island (1995)
Última aparição: Super Smash Bros. Brawl (2008)
Raphael, The raven é um boss em Yoshi's Island. E ele oferece um desafio bem inusitado. Líder dos ravens (inimigos comuns do jogo), Raphael tem a mesma aparência deles mas como ele é encantado pela magia de Kamek, o corvo ganha um tamanho gigantesco para lutar contra Yoshi.
O local da batalha contra Raphael já é um tanto especial: a Lua. Com um ataque, Raphael lança Baby Mario e Yoshi para Lua e então os persegue para lutar contra eles lá.
O personagem também faz uma aparição importante em Paper Mario, onde é líder de um grupo de Ravens reabilitados que vivem com os Yoshi na Ilha Lavalava. Ele ajuda Mario construindo um dispositivo que o levaria para o Monte Lavalava, e também dá para Mario a Ultra Stone, item que ajuda os parceiros de equipe de Mario a ficarem mais fortes. O corvo aparece como troféu em Super Smash Bros. Melee, e como sticker em Super Smash Bros. Brawl.
Primeira e última aparição: Star Fox 2 (cancelado)
Star Fox 2 era um título que daria sequência direta a Star Fox no Super Nintendo. Porém, o jogo foi cancelado bem perto de seu lançamento... uma pena. A ROM da versão Beta do jogo está disponível por aí e pode ser jogada do começo até o fim. Pelo que parece, Star Fox 2 iria pôr seu antecessor no chão.
Além de vários elementos da história, essas duas personagens foram canceladas e nunca mais vieram a aparecer. Mas os fãs mais fervorosos da série interpretam e completam os personagens em fanfics. Elas inicialmente pilotariam um novo tipo de Arwing chamada Interceptor, focada em velocidade mais do que em defesa.
Miyu é uma lince, enquanto Fay é uma cadela Border Collie. Miyu tem uma atitude mais rebelde e arisca, já Fay tem uma personalidade mais amigável e animada. Dizem que muitos dos elementos de Star Fox 64 foram trazidos desse Star Fox 2 cancelado. Baseado nisso, alguns consideram que aliados do esquadrão Star Fox inseridos no jogo, foram inspirados nesses personagens cancelados. Katt Monroe por exemplo, é uma Gata e seria uma substituição para Miyu. Bill Grey, que é um cão, seria o substituto de Fay.
Geno - Super Mario
Primeira aparição: Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars (1996)
Última aparição: Mario & Luigi: Superstar Saga (2003)
Geno aparece em Super Mario RPG como uma entidade protetora da Star Road, cujo objetivo é devolver todas as Star Pieces ao seu devido lugar de origem. Ele toma forma de um brinquedo ao descer para Mushroom Kingdom. Em sua jornada, ele se junta a Mario e seus aliados. Geno possui um ataque altíssimo e movimentos únicos extremamente poderosos. Porém, não possui boa defesa. Com a personalidade determinada, justiceira e com senso de responsabilidade, Geno pode ser comparável a um herói por suas atitudes.
Em Mario & Luigi: Superstar Saga, Geno aparece como anfitrião de um minigame chamado Star 'Stache Smash em Little Fungitown, servindo como tutor do jogo. Em geral, Geno possui uma personalidade forte e amigável, além de dar conselhos valiosos aos aliados. Ele aparece muito bem como um conselheiro ou mago experiente. Por seu nome verdadeiro ser impronunciável, ele decide adotar o nome do boneco onde toma forma no mundo de Mushroom Kingdom. Mas seu nome verdadeiro é ♥♪!?.
Stanley the Bug Man - Donkey Kong
Primeira aparição: Donkey Kong 3 (1983)
Última aparição: Nes Remix (2013)
Stanley é o protagonista do jogo Donkey Kong 3 para NES e Arcades. E um exterminador de insetos, assim como seu 'título' sugere. Usando seu equipamento provido de inseticida, o objetivo de Stanley é impedir que Donkey Kong cause danos à estufa onde eles se encontram. Para isso, ele precisa neutralizar os insetos lançados por Donkey Kong com seu inseticida e derrotá-lo usando o mesmo equipamento. Stanley também já apareceu na série de TV Saturday Supercade. Na série, ele é o dono de uma estufa que se vê com problemas, quando uma planta carnívora é roubada de sua propriedade. Stanley também protagonizou Donkey Kong 3 na versão de Game & Watch. Lá, nosso herói duelava contra Donkey Kong novamente mas dessa vez, o primata tinha seu próprio borrifador de inseticida causando mais problemas para o jogador. Nos desafios baseados em Donkey Kong 3 no jogo NES Remix, Stanley também está presente.
Mike Jones - StarTropics
Primeira aparição: StarTropics (1990)
Última aparição: Zoda's Revenge: StarTropics II (1994)
Personagem principal da série StarTropics, Mike Jones é um arremessador de um time de baseball (por sinal canhoto, como muitos heróis da Nintendo). Indo visitar seu tio arqueologista Steve Jones, na C-Island, Mike percebe que seu parente está desaparecido. Investigando mais a fundo a situação, ele vai ao laboratório de seu tio e recebe um 'iô-iô para proteção' do chefe de Coralcola em um vilarejo das imediações da ilha. Encarregado da tarefa de encontrar Dr. Jones, Mike explora a ilha e acha uma carta de seu tio, em que nela, o mesmo explica que fora sequestrado por aliens.
O jogo tem mecânicas parecidas com as de The Legend of Zelda, como a visão de perspectiva superior da tela, dungeons e também possui algumas menções sobre personagens de outras franquias da Nintendo como R.O.B. e Octorok, assim como um desenho que lembra a Triforce em um dos cenários.
Muddy Mole - Molemania
Primeira e última aparição: Molemania (1996)
Título produzido por Shigeru Miyamoto, Molemania é um jogo do gênero puzzle, que tem como protagonista Muddy Mole. Muddy tem como objetivo resgatar sua família do fazendeiro Jinbe e para isso, ele precisa passar por várias áreas resolvendo puzzles onde ele deve conduzir uma bomba até um muro. Para isso, ele utiliza da habilidade que uma toupeira possui: cavar, nosso protagonista também pode puxar, empurrar e lançar os objetos no jogo. Muddy deve posicionar os objetos e fazer com que a bomba chegue ao muro e o destrua. A mecânica presente em seu jogo é muito parecida com a série The Adventures of Lolo.
Molemania é considerado até como um jogo difícil, pois alguns puzzles requerem bastante atenção. Um mínimo erro irá fazer com que todo o trabalho em determinado puzzle tenha sido em vão, e o jogador deverá iniciar novamente a fase. Molemania é um bom jogo, e possui desafios decentes até hoje. O jogo foi lançado em uma época desfavorável, para praticamente qualquer jogo de Game Boy, pois o Rolo-Compressor chamado Pokémon estava levando toda a glória e esvaziando os estoques de todas as lojas.
Max, Jack e Dion - Marvelous: Mouhitotsu no Takarajima
Primeira e última aparição: Marvelous: Mouhitotsu no Takarajima (1996)
Marvelous nunca foi lançado fora do Japão e é relativamente conhecido por ser o primeiro jogo em que Eiji Aonuma trabalhou antes dos aclamados títulos da série Zelda (de Ocarina of Time em diante). O trio Max, Jack e Dion vão para uma ilha que segundo uma lenda foi o local onde o pirata lendário Captain Maverick escondeu seu tesouro chamado 'Marvelous', que estaria protegido por várias criaturas e segredos. Determinados a achar tal tesouro e com uma sede de aventura, eles partem em direção ao perigo.
O jogo possui mecânicas semelhantes a The Legend of Zelda: A Link to the Past e Lost Vikings. Aqui o jogador controla os 3 personagens simultaneamente, e cada integrante do grupo possui habilidades diferentes. Dion é rápido e pode lançar bolas de baseball nos inimigos, além de fazer o grupo andar mais rápido, se posto como líder do trio. Max é mais forte e lento, ele pode levantar objetos pesados e mergulhar em certos pontos. Já o Jack, ele pode alcançar lugares mais altos e inventar itens para o auxílio do grupo. Alguns puzzles dentro do jogo só podem ser resolvidos por certas habilidades de um personagem e outros, com a força combinada do trio.
Doshin/Jashin - Doshin the Giant
Primeira aparição: Doshin the Giant (1999)
Última aparição: Super Smash Bros. Melee (2001)
Doshin é um gigante, entidade responsável a ajudar os moradores da ilha Barudo. O jogo em si é um 'simulador de deus'. O jogador deve alterar a geografia do local, ajudar ou atrapalhar os moradores etc. Uma vez que o jogador opte por levar uma conduta de paz, seja ajudando e atendendo as preces dos nativos, Doshin vai recebendo o amor de seus seguidores e se tornando maior. Por outro lado, se o jogador escolher atrapalhar os nativos, Doshin se transformará em seu alter-ego Jashin, uma entidade focada somente em destruição. Os planos malévolos de Jashin recebem o sentimento de ódio dos seguidores e ele também aumentará de tamanho ao fazer maldades.
O título (meio bizarro) é relativamente popular, diga-se de passagem. Lançado originalmente para o falecido N64DD, sua versão atualizada foi lançada para GameCube somente na Europa e no Japão. O gigante aparece em Super Smash Bros. Melee somente como troféu.
Existem outros personagens menos conhecidos do universo Nintendo que mereciam mais atenção e carinho por parte da empresa. Levando em consideração a quantidade enorme de sequências de suas séries. Enquanto isto não acontece, estes personagens já têm um lugar especial nas nossas memórias. E você, leitor? Gostaria de ver algum personagem 'esquecido' ou 'desconhecido' jogável ou pelo menos com mais destaque no futuro? Qual seria? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo!