Nintendo - 20/04/2015

Sinfonia Long LS2ve The Chase e o nosso adeus à Grand Chase


Esse não é o momento mais feliz do mundo para começarmos a falar de um jogo que nunca esteve presente em plataformas Nintendo. Mas nós temos um bom motivo para fazermos uma despedida para Grand Chase.

Antes de ser um site sobre a Nintendo, a N-Party é (de uma forma resumida) um grupo que nasceu promovendo encontros para amantes de jogos em eventos de anime, e mantendo um foco especial na Nintendo. Nesses eventos, sempre foi muito comum ter um estande da LevelUp! Games, que contava como um dos principais atrativos o jogo em questão. Logo, não é estranho encontrar visitantes da N-Party que já foram ou ainda são fãs desse jogo. Inclusive, vários membros da própria N-Party já passaram muito tempo nas arenas 2D do jogo (muito mais que o recomendado para uma vida saudável). Foi um game importante no cenário brasileiro durante um bom tempo, e sabendo de tudo isso, nos sentimos honrados de obrigados a fazer nossa despedida dessa Grande Caçada.

Relembrar é viver: Grand Chase no Brasil
Lembram-se da cabeçada de Zidane durante a Copa de 2006? Grand Chase é dessa mesma época, lançado em junho como segundo jogo da LUG, com um visual bastante puxado para o anime e que parecia não querer nada com nada. Ninguém imaginaria as proporções que aquele jogo tomaria em um futuro não tão distante. Ele inicialmente só tinha três personagens: A espadachim Elesis, a arqueira Lire e a maga Arme.

É interessante notar que um tema em pauta atualmente é a presença de mulheres em jogos, mas Grand Chase estava lá, com seu trio de garotas como as personagens que apresentariam para tantas pessoas aquele mundo mais colorido e caricato do que aqueles que dominavam as LAN houses brasileiras. Ele era diferente por ser um jogo de combates em 2D, e com um bom foco no PvP, que por si só já garantia uma boa diversão.

Arme, Elesis e Lire, em suas primeiras artworks.

Uma novidade em relação aos outros jogos online da época é que Grand Chase era dublado, deixando o jogo muito mais vivo. A qualidade da dublagem era excelente, e ao longo do tempo tivemos mais personagens entrando na equipe principal, dublados por vozes famosas, como os irmãos Ulisses Bezerra (Shun de Andromeda de Saint Seiya) e Wendel Bezerra (Bob Espoja e Goku de Dragon Ball), Marcelo Campos (Yugi de Yu-Gi-Oh), Tânia Gaidarji (Bulma de Dragon Ball e Izumi em FullMetal Alchemist). Suas frases eram repetidas à exaustão por todos os personagens, tornando elas invariavelmente memoráveis e deixando um jogo bem mais vivo.

Como todo jogo online, a adesão de novos conteúdos é um passo natural para não cair na mesmice. Com Grand Chase não foi diferente: o jogo adicionou evoluções para as classes de cada personagem principal e introduziu o primeiro novo personagem, o jovem misterioso Lass, primeiro garoto do jogo. Com o passar do tempo, foram-se adicionando novas missões no jogo, além de mais classes e personagens. Também existiam as grandes atualizações que mudavam várias mecânicas, chamadas de “Seasons”.

O sistema de PvP de Grand Chase sempre foi um dos pontos fortes do jogo.

Antes da ascensão dos e-Sports, Grand Chase teve, a partir de 2007, a realização de diversos campeonatos PvP realizados pela LUG. Alguns deles levaram jogadores para a Coréia do Sul para participarem do campeonato mundial de Grand Chase (GWC). Em 2011, ocorreu o último GWC , onde o Brasil conseguiu levar para casa o terceiro lugar nas batalhas em equipes e o primeiro lugar nas batalhas um contra um.

O jogo teve seu ápice de jogadores em 2011 com 39.500 jogadores simultâneos. E após nove anos de seu lançamento, ele chegou ao seu fatídico final. Grand Chase passou por sete temporadas diferentes, com o total de 20 personagens, e inúmeras missões. A história que foi renovada várias vezes ao longo dos anos acabou sem um final por parte da empresa que a criou.

Os 20 personagens de Grand Chase até seu encarramento.

Como Grand Chase terminou?
Grand Chase parou de receber atualizações depois do dia 17/12/2014. Com essa estranha falta de atualizações, os jogadores começaram a suspeitar que houvesse algo de errado com a KOG (empresa que produziu Grand Chase) e iniciaram a campanha #LongLiveTheChase em prol de respostas e da volta de atualizações. No dia 14 de janeiro, a LUG se pronunciou sobre o que aconteceu com o jogo através de um vídeo...


...seguido de um e-mail de esclarecimento vindo de um homem que trabalha na KOG para um dos autores da Grand Chase Players (uma das maiores páginas do Facebook de Grand Chase) que pode ser visto aqui.

A campanha foi renovada para a final #LongLS2veTheChase e apoiada inclusive pela própria LevelUp!. Para agradecer a todos que se mantiveram até o final, a empresa deu para todas as contas uma enorme quantia de dinheiro para comprar tudo o que fosse possível e aproveitar os momentos finais do servidor como os jogadores bem entendessem. A LUG ainda criou um concurso cultural para fechar a história de Grand Chase de uma forma mais digna, além de promover a despedida final em forma de uma sinfonia especial. Grand Chase ficou aberto até o dia 13/04/2015.

Sinfonia Long LS2ve The Chase
A Sinfonia Long LS2ve The Chase aconteceu em São Paulo nos dias 16 e 17 de abril de 2015, no Espaço Hakka. Na frente do local era possível ver uma fila de tamanho considerável para o evento, além de uma linda tela mostrando as três deusas criadoras na história do jogo (acho que temos uma inspiração de Zelda).


Antes do início da sinfonia, os visitantes puderam interagir em um pequeno saguão, deixando mensagens de despedida em uma árvore, conversando ou comprando algumas lembranças do jogo, que incluíam o livro que conta a história de Grand Chase, uma camiseta com a estampa LongLS2veTheChase, a trilha sonora do jogo e um pingente.


A consumação nesse momento estava custando R$20,00 por um sanduíche de frios, um refrigerante e um doce (só era válido comprar o combo).
Vimos também várias pessoas que costumamos encontrar nos eventos de anime, como o esperado. Algumas ainda estavam carregando portáteis Nintendo 3DS, só que infelizmente não havíamos levado os nossos por conta da ausência de nossas mochilas. Essa falta também resultou em um rapaz carregando coisas demais em um espaço apertado, o que não foi uma combinação muito inteligente...



Depois que as portas do auditório foram abertas tudo ficou mais calmo, já que o espaço havia sido ampliado. Para assistirem a sinfonia neste salão principal, haviam várias cadeiras alinhadas que já estavam marcadas na hora da compra dos ingressos. Contando que sentamos no fundo e conseguimos ver o show sem problemas, imagino que todos os assentos tiveram também uma ótima visão para o palco. Entre a entrada ao auditório e o início da sinfonia em si houve uma espera de quase uma hora e meia, que serviu para conversarmos com os outros presentes no evento.

Durante esse tempo de espera, pessoas iam chegando e se encontrando dentro do auditório. Além disso, vários aproveitaram para tirar fotos dos cosplayers que estavam lá. A LevelUp! Games convidou os dubladores para participarem da despedida, mas é importante ressaltar que todos os que foram, estiveram lá por vontade própria, querendo homenagear o evento. Na noite de quinta-feira estiveram presentes os dubladores Silvio Giraldi, Márcia Regina, Tânia Gaidarji, Isabel de Sá, Fernanda Bulara e Tatiane Keplmair, enquanto na sexta-feira, apenas a dubladora Tânia Gaidarji compareceu. Obviamente, os fãs quiseram bater um papo com ela, causando um aglomerado de pessoas em seu redor.



A sinfonia foi composta por 13 músicas que foram orquestradas especialmente para o evento pelo músico Lucas Lima, da Família Lima. Como fã do jogo, achei a sinfonia linda, com ótimos efeitos de iluminação que deram um charme a mais para o saguão. Enquanto as músicas tocavam, artworks e partes de missões do jogo apareciam em um telão atrás da orquestra, contando algumas histórias dos personagens pertencentes à Grand Chase.


O show começou bem: um discurso sobre superação das dubladoras da Elesis, Lire e Arme, e em sequência com a música “Hope”, clássica tela de seleção de lobby do jogo, onde mostrou a evolução do jogo utilizando as artes antigas das três personagens iniciais e “evoluindo-as” para as artes atuais. Em vários momentos durante as músicas mais animadas ou épicas, caíram pequenos “papéis” sobre a plateia, onde alguns tinham o símbolo usados para o LongLiveTheChase - um detalhe bobo, mas bonitinho.

Perto do final do jogo as vozes das dubladoras voltaram para mais um discurso e assim veio a última música, “Tears” (ou o Tema do Duel, para os íntimos), as personagens do jogo foram mostradas dando um adeus enquanto balançavam os braços.


A junção da música com as cenas levou várias pessoas que assistiam ao show a um festival de lágrimas comovente.


A sinfonia foi, sinceramente, muito boa e fez seu papel em relembrar como o tempo que passamos ao lado de Grand Chase teve algum significado. A LevelUp! Games sempre é xingada quando precisa (e muitas vezes quando não precisa, também) então quando ela merece elogios, também devemos dá-los: Foi muito legal ver a LUG fazendo um evento desse porte para o final do jogo. Estando lá deu para sentir um ótimo ponto final à toda glória que Grand Chase conquistou, e ela ainda produziu um livro e um CD de músicas que, apesar do preço, valem a pena serem obtidos por todos os fãs, como um pedaço físico das memórias que foram depositadas no jogo durante tanto tempo (não sei se eles serão colocados à venda por outros meios, mas deveriam).

Veja todas as fotos do evento em nosso álbum de fotos.

Evento emocionante de despedida de Grand Chase no Brasil, contando um ótimo serviço oferecido pela Level Up! Games para seus fãs e convidados.
Posted by N-Party on Friday, April 17, 2015


Considerações finais
Pessoalmente, comecei a jogar Grand Chase quando ele foi anunciado. Nesse tempo, tive momentos de vício mais intenso e momentos que eu só entrava no jogo para ver as novidades. Em minha opinião, Grand Chase não foi o melhor jogo do mundo, e nunca tentou ser, mas ele vai deixar (assim como qualquer jogo online que acabar) boas memórias, não sobre o jogo, mas sobre tudo que passei nele ou por causa dele.
Sem colocar um "óculos da nostalgia", havia vários momentos em que a história se perdia e mudava a ordem de certos acontecimentos (principalmente nas mudanças de temporadas), o que acabou tirando credibilidade dela. Também me lembro da atualização que incluiu o personagem Jin, em que o jogo ficou com um problema de travamento durante dois ou três dias consecutivos, por causa de um sistema novo de chat mal implementado. Sem falar do PvP que sempre exigia balanceamentos que demoravam mais do que deviam.
Só que também lembro de correr atrás das figurinhas para o álbum ilustrado do jogo, e dos inúmeros intervalos gastos discutindo sobre aquela última partida de PvP ou apenas sobre os “ships” que cada um preferia.


A memória tende a manter as boas lembranças e deixar as más passarem. Grand Chase infelizmente já não era tudo aquilo que foi um dia (sendo que o ápice de acessos aqui foi em 2011 e de acordo com a KOG, não havia mais lucro a partir de 2013). Ele terminou ainda em tempo de ser um bom jogo para várias pessoas. Para honrar essas memórias, a LevelUp! conseguiu criar uma comemoração à altura do sucesso do jogo. Acho que isso encerrou de uma forma bela essa Grande Caçada para todos.

Nosso adeus
A minha despedida já foi escrita acima. Porém, seria injusto só deixarem eu falar sobre isso, já que ele significou bastante para várias pessoas do grupo N-Party. Contatei todos que eu sabia que gostavam do jogo para responderem a pergunta: "O que Grand Chase significa para você?"

Mario Toledo
Em 2006, mudei de escola em meu terceiro ano. Fiz amizade com o senhor Eduardo Murata graças a Grand Chase, uma vez que ele me fez parar de jogar Ragnarok para começar a upar minha Elesis. Só era uma pena que o pequeno Muratinha nunca foi alguém modesto, e sempre se vangloriava das suas vitórias sobre mim, apesar de meu personagem estar no level 12 enquanto sua Arme estava no level 36.
Só fui ganhar do senhor Murata quando ele usou uma conta secundária, o que resultou em uma semana de encheção de saco por minha causa, e inúmeras screenshots enviadas por MSN.


9 anos depois, eu e o Murata ainda jogamos games juntos, e nos encontramos com outros amigos para jogar video-game ou jogos de tabuleiro. Por causa de Grand Chase, ganhei uma amizade que não acabará tão cedo.


Gabriel "Skavurska" Moraes:
Grand Chase significou seis anos muito divertidos da minha vida. Eu conheci muita gente por ele, tanto pelo próprio jogo quanto por pessoas que descobri que jogavam e fui puxar assunto com eles. Dois amigos que mantenho até hoje, conheci desse jeito.


Pedro "Galdo" Galdino:
Diria que foram muitos altos e baixos, só o que realmente valia era jogar com os amigos e conhecer gente nova.


Richard "Ganon" Garcia:
Grand Chase foi aquele jogo que me prendeu dentro de casa durante anos. Passava horas e horas em longos PvPs com minha dupla... Ah, falar de Grand Chase é uma coisa triste, eu amava esse jogo quase tanto quanto Zelda. Com o jogo também conheci várias pessoas, onde algumas se tornaram grandes amizades.

É difícil saber que a Caçada acabou, esse jogo com certeza nunca vai sair da minha memória. Adeus Sieghart.


Vitor “Cookie” Bertani da Silva
Foi onde eu amadureci, foi e sempre será importante para mim. Não foi qualquer jogo que você zera e esquece. Foi uma proposta nova, um estilo novo de jogos online.


Fernando Ross Rodrigues:
Grand Chase para mim significa muitas coisas, dentre elas companheirismo, amizade e união.

Joguei GC por diversos anos, fiz amizades que duram até os dias de hoje e sou grato ao jogo por conta disso. Foi uma tragédia pessoal quando descobri o que iriam fazer com o jogo (vale o ditado “ruim com ele, pior sem ele”).

Agradeço ao GC por todos os anos de boas lembranças e risadas. E a tristeza só é maior pelo como o jogo foi finalizado aqui. Muito obrigado Grande Chase, obrigado por tudo.


Com essa enxurrada de sentimentos, a N-Party diz adeus à Grand Chase. E que continuemos todos essa Grande Caçada em nossas vidas.

Revisão e fotos por Mario Toledo

Leia Também

Nintendo - 23/12/2016

[Eventos] Ressaca Friends 2016

Nos dias 17 e 18 de Dezembro aconteceu o Ressaca Friends, tradicional evento de Anime promovido pela Yamato. Como é de costume, a N-Party marcou presença por lá, e você pode conferir como foram nossas atividades abaix...

Leia Mais...

Nintendo - 24/10/2016

[Pokémon Go] Evento de Halloween terá bônus de candies e alguns Pokémon mais frequentes

O blog oficial de Pokémon Go divulgou o evento de Halloween. Ele acontecerá dos dias 26 de outubro (quarta-feira) até 1 de novembro (terça-feira) e trará: - Gastly, Haunter, Gengar, Drowzee, Hypno, Zubat e Golbat mais...

Leia Mais...