Sinta o Ritmo! Cinco motivos para jogar a série Rhythm Heaven
Por Robson Martins
Se você gosta de jogos que envolvam ritmo e coordenação motora e fica antenado sobre lançamentos dos novos títulos do gênero (ainda mais se você possui ou pretende possuir algum console Nintendo) é quase certo que você já tenha visto por aí o nome da franquia Rhythm Heaven.
A série é bem icônica para o gênero. Com personagens coloridos (e meio bizarros) mas carismáticos e com desafios empolgantes, o fator 'além-jogo' fará você observar qualquer atividade rotineira como um modo de dar vida a um novo ritmo. Mas é bom já avisar: uma vez que o jogador comece uma partida de Rhythm Heaven é recomendável ter bastante tempo disponível. Porque os desafios do jogo vão grudar em sua mente e farão o tempo voar muito mais rápido!
Para os que não conhecem a série Rhythm Heaven, ela teve seu início no Game Boy Advance em 2006 com o título exclusivo para o Japão chamado Rhythm Tengoku, que recebeu uma versão arcade em 2007 por lá. O jogo não teve muita atenção da mídia durante seu desenvolvimento, mas assim que foi lançado Rhythm Tengoku foi muito bem aceito pelo público japonês e fez bastante sucesso. Sucesso esse que alavancou uma sequência em 2008: o Rhythm Heaven para Nintendo DS. Dessa vez resolveram apostar na proposta do jogo e lançando-o mundialmente.
Em seguida veio o Rhythm Heaven Fever para Wii em 2011. E ao que tudo indica, teremos um novo jogo da série vindo para 3DS esse ano no Japão.
Esses jogos consistem basicamente em desafios e tarefas que devem ser completadas usando o ritmo da trilha sonora como referência. Tem certas semelhanças com os mini-games da série WarioWare. Conforme o jogador vai progredindo nos desafios disponíveis mais vão sendo destravados e entre um nível e outro há sempre um 'remix', que consiste em um desafio inteiro usando fragmentos e os controles de vários dos desafios do mesmo nível. Sempre usando um ritmo e uma trilha sonora diferente dos demais. Sua performance em cada fase é medida e intitulada no final. Ela pode ser Try Again, OK ou Superb. Para avançar ao próximo nível é necessário apenas um rank 'OK'. Para ganhar medalhas e trocar por mini-games bônus e outras coisas, o nível 'Superb' deverá ser atingido. O jogador também poderá ser desafiado mais uma vez para tirar o rank 'Perfect', nas fases onde sua avaliação foi 'Superb'. Mas para vencer o desafio e 'Perfectizar' aquela fase, o jogador deverá completá-la sem nenhum erro, como o nome do ranking obviamente diz.
Agora que já conhecemos basicamente do que a série é feita, aqui vão 5 boas razões para você pegar o seu GBA, DS ou Wii e começar a entrar no ritmo:
1 - Trilha sonora
O elemento principal, digamos assim, de um jogo deste gênero. Afinal, aqui tudo depende da música, do ritmo e do toque. E é aqui (mais uma vez), que a série se destaca pelas suas melodias caricatas e muito bem desenvolvidas. Nem mesmo os créditos finais escapam do ritmo contagiante da série. E ao ouvir esses tipos de melodias com os movimentos dos objetos ou personagens, tudo fica tudo mais animado e cômico.
Realmente a trilha sonora é um quesito crítico para esse tipo de jogo. Mas quando unida ao aspecto visual do mesmo, parece que sua qualidade é aprimorada. É só você ver alguma imagem de certo desafio que você já vai lembrar automaticamente da música que reproduz nele. O único ponto a melhorar seria no quesito localização das músicas cantadas, algumas partes das letras são meio 'aéreas' e não tem muito contexto na obra em geral. Mas nada que atrapalhe, afinal o jogo todo é 'aéreo' mesmo.
2 - Gameplay único
Rhythm Heaven oferece uma experiência única no seu console de mesa ou no seu portátil. Você se sente parte do ritmo e dependendo do desafio, você incorpora bastante o personagem através das ações. Algumas das reações dos personagens ou ações dos objetos movidos pelo jogador são bastante caricatas e engraçadas. O jogo vai te dividir entre completar os desafios ou só dar risada deles.
3 - Desafio
Pode parecer estranho isso, mas as fases da série Rhythm Heaven possuem um bom desafio, principalmente nos remixes. Eles realmente vão testar suas habilidades e coordenação motora com o ritmo em prática. E mesmo se você não possuir tais requisitos, os jogos tem um modo de treino em que você pode se acostumar com o desafio, antes de começá-lo. Mas isso não quer dizer que tornará o desafio mais fácil...
O fator replay para cada uma das fases é muito forte, principalmente para aqueles jogadores que querem completar 100% do jogo nos desafios para conseguir rank Perfect. Falhar nesses desafios é bem comum, e apenas com uma boa quantidade de treino é possível dominá-los.
4 - Visual
Por mais simples que seja, o visual do game também é uma das coisas que mais chamam a atenção na série. Seja por suas cores, pelos personagens coloridos ou seus efeitos meio 'psicodélicos', o jogo em si é muito cômico no aspecto visual também.
As expressões engraçadas dos personagens, as situações e lugares inusitados representadas por traços simples (porém fortes e memoráveis), e a arte singela de Rhythm Heaven é algo para ser admirado, com certeza (e para dar algumas risadas também).
5- Maluquice
Quando a palavra ritmo vem em nossas mentes, automaticamente associamos ela a coisas sóbrias e arrumadas. Porém Rythym Heaven está aí para quebrar esse pensamento e fazer o jogador dar bastante risadas com seus desafios. Um exemplo de quanto esse jogo é deslocado da mente, é uma fase onde o jogador controla um cachorro ninja e tem que cortar várias frutas, objetos (bem estranhos) e outras coisas. Tudo ao som de uma música cômica e ao comando afiado das lâminas do canino furtivo.
Rythm Heaven sem dúvida um ótimo jogo para dar boas risadas, seja sozinho ou com os amigos. Além de treinar sua coordenação, é claro.
Rhythm Heaven mesmo não tendo tantos holofotes apontados para si mesma, a série segue firme e forte com seu esquema simples e contagiante. A franquia é bem recebida pela crítica e pelos jogadores. Os jogos tem todo um charme especial que mergulha os jogadores em seus mini-games viciantes e ritmo arrojado. Com certeza Rhythm Heaven é uma série para ficar na memória e se tornar um clássico de mais sucesso ainda! Se você não jogou nenhum game da série ainda, dê uma chance aos títulos dessa franquia e ponha sua coordenação para funcionar, agora mesmo! E para você que já tem experiência sobre a série, conte para gente o que você acha de mais marcante nos jogos nos comentários abaixo!
Revisão: Caio Gomes