Nintendo - 08/05/2015

10 coisas que todo treinador Pokémon competitivo deveria tentar


Pokémon tem uma fanbase competitiva relativamente grande nos dias atuais. Na verdade, a globalização dos serviços online dos games, nas últimas gerações, vem trazendo cada vez mais treinadores para este meio. Não importa se você joga faz pouco ou muito tempo. Sempre chega uma hora em que um treinador para e pensa: ''ok, e agora?'' seja após uma derrota escaldante ou um recorde de vitórias. Seja quando se está enjoado ou ansioso para batalhas chega uma hora em que queremos algo de novo. Listamos aqui para você, veterano ou não, uma lista de 10 coisas que todo treinador Pokémon competitivo pode tentar. Nem que seja ao menos uma vez.

1 - Tentar outras tiers


Muitos treinadores se especializam em uma única tier (geralmente OU) e acabam se acostumando tanto, que fica difícil montar times de outras categorias. É sempre bom variar! Na verdade, isso ajuda aumentando seu conhecimento sobre o metagame no geral. Outras tiers tem outros tipos de dificuldades, assim como suas próprias ban lists, as borderlines ou BL. Existem tiers que funcionam exatamente como a OU, mas com monstrinhos diferentes. Enquanto outras são bem divertidas e diversificadas como a Little Cup que utiliza apenas monstrinhos em seu primeiro estágio de evolução. Seja como for, pelo menos uma vez é interessante tenta-las. Sem falar da Anything Goes onde literalmente vale tudo e também a Uber, que nem preciso citar exatamente o que é. Mas citando mesmo assim: é a tier acima de OU e abaixo de Anything Goes também considerada a ban list de OU.

2 - Tentar outros meta games

Hoje em dia, o meta game mais aceito em diversos dos campeonatos disponíveis no Brasil e no mundo é o tão famigerado Smogon. O dito cujo nada mais é do que uma união de jogadores que se reuniu no começo dos anos 2000 para regrar as batalhas Pokémon. Decidindo o que era ou não era apelativo de acordo com votações de seus membros nos fóruns. Se você pensava que a Smogon era comandada por apenas uma panelinha que decidia tudo a torto e direita, você estava bem errado. Atualmente, a Smogon conta com um sistema de simuladores online de batalhas: o famoso Pokémon Showdown!. Por via desse simulador, periodicamente são feitos testes (Suspect Test), que depois levam a uma votação, que por fim determina se certos monstrinhos são movidos de tier ou não. O meta game Smogon, hoje em dia, conta com diversas divisões e muitos usuários adeptos e ativos em seus fóruns. O Smogon é focado quase que apenas em batalhas singles mas também temos Smogon doubles. 

Além da Smogon existe o tão conhecido VGC, que em tradução literal é a divisão de torneios focados nos games da série principal de Pokémon. O nome se deve ao fato de que anteriormente os torneios eram focados apenas no TCG de Pokémon (modalidade iniciada em 2004). Apenas posteriormente, em 2009, foi criada uma divisão que abrangia os games. Lembro que na época foi algo bem empolgante. mas nenhum brasileiro jamais venceu a VGC, apenas a TCG. O que torna essa modalidade tão chamativa é o fato de que não existem modos single, apenas batalhas em dupla. Em tais batalhas, o competidor utiliza dois monstrinhos ao mesmo tempo. Sendo que de sua equipe de seis, apenas quatro entram na batalha. Ah e mais: as disputas são em melhor de três!
É complicado coordenar dois Pokémon ao mesmo tempo e fazer com que suas estratégias se tornem apenas uma. Muitas vezes podemos nos cansar do tipo de meta game que nos adaptamos, e isso pode causar uma certa frustração com o jogo e até interferir em como você joga. Variar pode ser a solução!

3 - Montar monotypes


Todo treinador tem um tipo do coração, até dois. Vale a pena investir em um time focado apenas nesse tipo. Claro com uma estratégia para combater suas piores fraquezas e que no caso, é apenas uma ou mais dependendo da combinação de tipos. Alguns tipos tem representantes quase que perfeitos para se encaixar em times desta categoria. O tipo aço por exemplo: Heatran com sua habilidade de absorver ataques do tipo fogo e convertê-los em um boost em seu ataque especial. Skarmory que é imune a golpes dom tipo solo e assim bloqueia outra fraqueza do tipo em especial. E por fim, Metagross que com seu tipo psíquico pode dar cabo de alguns monstros lutadores. Não é difícil montar tais estratégias. Quase todos os tipos tem excelentes representantes e podem exercer muita força em conjunto.
Existe também uma modalidade própria da categoria monotype na Smogon. É muito interessante jogar a modalidade, pois enfrentar um time que seja exatamente sua fraqueza testa todo seu raciocínio e conhecimento do cenário competitivo. Quer dizer, vai que aquele Talonflame não usa Brave Bird? Treinadores de um tipo só são bem comuns e as batalhas são bem interessantes. Para treinadores competitivos novatos pode ser muito bom para melhorar o aprendizado sobre nivelação de times, e como a tipagem interfere nas batalhas indiretamente com os predicts e checks. É uma excelente maneira de avaliar o potencial de seu monstrinho também, já que cedo ou tarde o jogador será exposto diretamente para sua maior fraqueza.

4 - Estudar

É isso mesmo que você leu: estudar! Mas calma: não me refiro às matérias escolares. Estudar o meta game é uma peça chave para competir. Saber o que está em uso, saber como será usado é de grande ajuda. Não precisa entrar em sites e ler todo material que puder até enjoar. Mas se informar em grupos e com amigos também é uma forma de estudo. É também dessa forma que se aprende novas estratégias e como utiliza-las.
É fácil encontrar fóruns e grupos onde todo treinador pode se informar de mudanças no cenário competitivo, ou de monstrinhos com determinadas estratégias que estão ganhando notoriedade. A internet em si é uma mão na roda E a atual geração de Pokémon competitivo mais acessível e aberta facilita muito mais o encontro de tais informações. E tal conhecimento pode ajudar você mesmo a criar uma estratégia própria. E quem sabe queira dividir com outros treinadores, não é verdade? Isso realmente faz a diferença.
Na última geração de Pokémon, a fanbase competitiva era bem mais fechada e seleta. E isso mudou completamente em XY. Use essa vantagem a seu favor que você não se arrependerá!

5 - Montar o time dos sonhos

Sabe aquela seleção de monstrinhos que você tem um apego especial? Talvez aquele Glalie que vira em um episódio do anime quando menor? Ou aquele seu Pokémon favorito que você não use muito em seus times? Já pensou em unir todos eles em um só time dos seus sonhos?
Não precisa ser um time extremamente competitivo mas é aquele time ideal para se levar em multi battles e meet ups. Quer dizer, não seria divertido se de repente aquela Vivillon que você nunca pensou que tivesse uma chance, sweepar o time do oponente? Mesmo no cenário competitivo, ainda temos diversos treinadores que baseiam seus times apenas em monstros de bolso que gostam e não levam em compensação sua força total. Geralmente e infelizmente são sempre zoados nas redes sociais e comunidades competitivas. Eu acho que é uma excelente ideia montar times assim e é uma boa pedida para aliviar as tensões que batalhas competitivas geralmente causam. Dá para jogar competitivamente e se divertir as vezes, não?

6 - Montar times temáticos

Além dos monotypes (que é a categoria mais conhecida) existem outras que não são tão oficiais mas muitos treinadores gostam de fazer times baseados em certos critérios. Por exemplo: um time apenas de eevolutions, ou quem sabe um time apenas de monstros de certa cor etc. Não tenho certeza absoluta se todas as categorias são tão úteis em cenário de real competição, mas coordenar um time que só possa se limitar a determinados parâmetros realmente é um desafio e tanto. Há diversos torneios menores acontecem em grupos e fóruns baseados nesse fator. Você pode montar também, alguns times baseados em personagens. Não necessariamente do mundo Pokémon em si, mas dos videogames, animes, filmes etc. Isso se torna uma boa maneira de testar certos monstros, caso se saiam bem nessa tarefa. Você acaba também descobrindo times com enorme sinergia entre eles!

7 - Participar de torneios

Pode ser que esse item da lista seja meio óbvio, mas me surpreende o número de treinadores que conheço que não participam de torneios. Muitas vezes por não serem confiantes com relação a suas habilidades. Esse é um problema bem recorrente dos novatos que entraram no meta game com XY. Pois saibam, que um torneio é o melhor lugar para por a prova e testar todos os seus conhecimentos adquiridos. Além, é claro, das boas memórias que eles trazem posteriormente.
Não posso dizer que ganhar não é importante, pois na verdade é sim. No entanto, não precisa ser sua prioridade no momento: se testar, divertir-se ou enriquecer seu conhecimento sobre o meta game no geral é que podem ser importante. Existem muitos torneios Pokémon que podem ser facilmente encontrados na internet. Em todo tipo de comunidade. Eu particularmente prefiro os torneios realizados em encontros, como alguns realizados pela própria N-Party. É uma ótima maneira de reunir o pessoal e competir. De qualquer forma, participar de torneios é importante para o aprendizado. Mesmo que seja com uma derrota.

8 - Times estratégicos

Times estratégicos são bem comuns hoje em dia. Temos os times stall e os weather teams, por exemplo. São times que giram todo em torno de uma só estratégia para se manter em campo. Certas vezes estas características são tão sólidas, que deixa seu treinador seguro em basear o time inteiro nelas.
O stall, por exemplo, é um time baseado totalmente em defesas e técnicas que barram os ataques do oponente. Ficar jogando hazzards e condições especiais no oponente e se recuperando a todo momento são exemplos perfeitos. Já os weather já existiam a algum tempo. Mas ganharam mesmo a notoriedade na geração Black & White onde praticamente todos utilizavam. Esse tipo de time engloba a utilização de climas durante a batalha, como sandstorm, rain e sun. Isso se deu pela adição de uma característica dessa geração: durante uma batalha, os climas eram infinitos. Enquanto em XY/ORAS uma mudança de clima pode durar até 9 turnos. Claro que existem diversos outros times. Mas cabe a você decidir qual mais se adequa aos seus padrões.
De qualquer forma, um deles pode se encaixar tão bem que você não queira mais sair de tal formato!

9 - Tentar competitivos de gerações antigas

Pokémon competitivo sempre existiu. Embora de maneira diferente e talvez até menor do que hoje. O fato é que sempre existiu. Se está curioso para saber como as mecânicas eram antigamente e como funcionavam não é necessário ter o hardware condizente com o game em questão.
No já citado Pokémon Showdown! lá é disponibilizado partidas em gerações antigas. Mas creio que sejam apenas OU. É divertido e intrigante ver como eram as coisas antigamente, um prato cheio para quem não viveu essa época! Claro que também existem configurações em emuladores de Nintendo 64, por exemplo, que conectam online possibilitando batalhas de Pokémon Stadium que utilizam seus monstrinhos de bolso de quaisquer roms que você tenha da primeira ou segunda geração.

10 - Tentar outras modalidades de batalha

A grande maioria dos treinadores se especializam em batalhas single, ou seja, aquelas que cada treinador dispõe de um time de até 6 Pokémon. Nestas batalhas apenas um se enfrenta por vez sendo permitido trocas. No entanto a variedade de batalhas é relativamente extensa. Temos as Doubles que são batalhas em que dois monstrinhos se enfrentam ao mesmo tempo e a única modalidade permitida no metagame VGC, já citado aqui.
Temos também as batalhas Triples, que consistem em três monstrinhos se digladiando ao mesmo tempo na arena. E neste modo, o alcance de certos ataques é limitado pela distância dos monstros. Temos as batalhas chamadas Rotations, que também possuem três Pokémon na arena. Aqui porém, o acampo sempre gira. E apenas um monstrinho ataca outro, enquanto os outros dois ficam atrás esperando para entrar.
Além disso, temos as batalhas Multi, que consistem em dois treinadores levando três Pokémon cada, para lutar com outros dois treinadores. Estas são disputadas em Doubles. Como pode ver, a lista é extensa de mais para se limitar em apenas uma modalidade!
As vezes é bom sair da mesmice, mesmo que seja apenas por um breve momento de diversão ou de testes de habilidades.

Monotonia? Jamais!
Gostaria apenas de esclarecer que necessariamente não comprometer-se com um dos itens acima te tornará um jogador melhor, mas talvez te dê uma ajuda. É comum ouvirmos agora que Pokémon esfriou no Brasil, e isso se deve ao fato de que grande parte de seu público novo chegou em meados de 2013, com a chegada da geração XY e compraram o 3DS apenas por esse jogo. Entretanto, outros jogos bons e populares chegaram ao portátil em 2014 como Super Smash Bros, o que tornou o terreno mais ameno desde o começo de 2015. E é totalmente compreensível. Então faço tal lista para tentar ajudar o pessoal que se vê na monotonia e está procurando algo a mais. Por fim, gostaria de agradecer a meu amigo que me ajudou com a parte sobre monotypes que é uma técnica que pretendo me especializar futuramente!

Bom galera, por hoje é só! E você leitor? Gostou de algum dos itens da lista? Pretende utilizar algum deles? Como anda sendo seus dias de competição Pokémon? Não deixe de comentar!


Revisão: Caio Gomes

Leia Também

Nintendo - 29/05/2020

Subarashow #40: Animal Crossing: New Horizons

O pessoal do Estação 64 discutiu o fenômeno que Animal Crossing: New Horizons criou dentro de um novo cenário mundial, analisaram as mecânicas do jogo e comentaram suas experiências (frustradas) como arquitetos de uma...

Leia Mais...

Nintendo - 29/05/2020

Nintendo a 3 #211: Futuro de Xenoblade e jogos baseados no Brasil

O pessoal do Estação 64 discutiu sobre a entrevista de um dos diretores de Xenoblade Chronicles Definitive Edition, a respeito dos proximos jogos da Monolith, e sobre os jogos baseados em cenários brasileiros. Acesse...

Leia Mais...