Nintendo - 22/05/2015

O magnífico mundo de Xenoblade Chronicles, agora em 3D


Lançado em 2012 aqui nas Américas, Xenoblade Chronicles definitivamente pode ser considerado o melhor J-RPG lançado na última geração de consoles. Com um ótimo sistema de batalhas, um vasto mundo a ser explorado, ideias brilhantes para se contar uma história, este RPG lançado para o Wii provou que o gênero ainda tem muito o que nos mostrar e foi um ótimo respiro para um estilo que não tinha um representante há um bom tempo.
Pois bem, três anos se passaram e eis que temos em mãos o novíssimo New Nintendo 3DS e com o Xenoblade Chronicles 3D sendo exclusivo para este novo modelo do portátil. O que mudou? Será que vale a pena  jogar o game novamente, agora num portátil? Como será que ficou Xenoblade Chronicles 3D no New Nintendo 3DS? 

Respondendo as perguntas
A desenvolvedora Monster Games realizou um ótimo e incrível trabalho reduzindo o grandioso mundo de Xenoblade para o mundo compacto dos portáteis. O único defeito está na textura. Dar um zoom em certos personagens ou em alguns ambientes pode ser uma experiência não tão agradável. Mas mesmo assim, o New 3DS não deixa de capturar aquele ambiente imersivo que Xenoblade Chronicles possui. Deslumbrar e aproveitar do visual da Makna Forest e da Gaur Plains continua incrível. E mesmo com a defasagem técnica do portátil, esta versão não deve em nada com relação a sua versão original do Wii.


Os controles do New 3DS estão bem confortáveis para jogar Xenoblade Chronicles 3D. O uso do C-Stick está bem natural. Os botões ZL e ZR proporcionam diversas opções de controlar a câmera do jogo, o que ajuda muito na hora de jogar.
Gosta das vantagens da Touch Screen? Em Xenoblade Chronicles 3D você, praticamente, vai esquecer que ela existe. O uso dela é quase inexistente durante as suas partidas. O que é uma pena, por que o uso da tela de toque facilitaria e traria muitas vantagens para a jogabilidade e navegação dos menus, o que infelizmente ficou de lado.


Gosta de usar o 3D do seu portátil sempre ligado? Xenoblade Chronicles 3D apresenta um dos piores usos do recurso do atual portátil da Nintendo, até o presente momento. Não que ele não exista: sim, o uso do 3D está lá, mas não faz diferença. Mesmo durante as (sensacionais) cutscenes, o 3D do game não passa nenhuma sensação de profundidade. O uso do 3D poderia trazer muitas vantagens em alguns do cenários do game, mas infelizmente o subaproveitamento do recurso deixou a experiência menos inovadora.

"Cadê o uso do 3D aqui, véi?"

Enquanto Xenoblade Chronicles 3D oferece uma excelente experiência como um jogo de RPG, já em questão de novidades esta versão deixa a desejar. Modelos 3D dos personagens do game e sua trilha sonora são bem legais, mas não são conteúdo extras atraentes o suficiente para despertar o interesse de quem já jogou o game no Wii a comprar esta nova versão.

O veredito
Xenoblade Chronicles 3D continua tão incrível quanto a sua versão original. A história e a mitologia do game continuam tão incríveis hoje quanto em 2012. As batalhas continuam divertidíssimas, desafiadoras e repletas de estratégias. O visual, mesmo com as limitações do New Nintendo 3DS, não deixam nada a desejar com relação a versão do Wii. A versão de 2015 do Xenoblade Chronicles é uma ótima (e mais do que recomendada) opção para os viajantes de primeira viagem. Para aqueles que já desfrutaram da magnificência e esplendor desta obra: poupe seu investimento. Procure por outros jogos, porque Xenoblade Chronicles 3D não oferece nada de novo para os viajantes veteranos.

Leia Também

Nintendo - 29/05/2020

Subarashow #40: Animal Crossing: New Horizons

O pessoal do Estação 64 discutiu o fenômeno que Animal Crossing: New Horizons criou dentro de um novo cenário mundial, analisaram as mecânicas do jogo e comentaram suas experiências (frustradas) como arquitetos de uma...

Leia Mais...

Nintendo - 29/05/2020

Nintendo a 3 #211: Futuro de Xenoblade e jogos baseados no Brasil

O pessoal do Estação 64 discutiu sobre a entrevista de um dos diretores de Xenoblade Chronicles Definitive Edition, a respeito dos proximos jogos da Monolith, e sobre os jogos baseados em cenários brasileiros. Acesse...

Leia Mais...