Nintendo - 20/06/2015

Hands-On: Mario and Luigi: Paper Jam


Eu estava esperando que a Nintendo revelaria algum jogo de Paper Mario durante a E3. De fato, a franquia esteve presente na lista de anúncios realizados pela empresa em sua apresentação digital, na última terça-feira (16). Mas não imaginava que ela viria com um papel secundário dentro de um crossover de Mario and Luigi.

Não sou exatamente um fã de carterinha dos jogos de RPG dos bigodudos da Big-N. Joguei os demais títulos o suficiente, mas alguns nem cheguei a zerar.O fato é que Mario and Luigi: Paper Jam existe, será lançado ainda este ano e estava jogável na E3. E diga-se de passagem, de todos os jogos da empresa disponíveis na feira, este era o mais longo em questão de conteúdo, e o mais trabalhoso para ser testado.
Você poderia escolher entre 3 modos. O primeiro deles, chamado Quest Mode, permitia que o jogador controlasse os 3 personagens dentro de Quests, que serão obrigatórias no jogo final. Estas missões são simples, como encontrar os Toad escondidos dentro do mapa, eventualmente lutando contra os demais inimigos.


A presença de Paper Mario funciona bem em todos os momentos. Tanto dentro quanto fora de batalha, a Nintendo brinca com o fato do personagem ser apenas um plano dentro de 3 dimensões, podendo se transformar em um avião de papel e carregar Mario e Luigi, ou se esgueirar por lugares menores. Algumas vezes acontecem trocas de perspectiva durante a exploração do mapa, e isto ajuda o jogador a encontrar esconderijos que apenas o Mario de papel têm acesso.

O modo Boss Battle nos permitiu enfrentar uma Piranha Plant com tudo o que tínhamos. Se você já jogou algum game de Mario and Luigi, sabe como as batalhas são dinâmicas, e necessitam de interações do jogador, que deve apertar os botões no momento certo para causar mais dano ao inimigo, ou evitar dano do próprio.


Paper Mario possui suas próprias vidas. Porém, uma opção a mais em seu menu de ações permite que ele crie 6 cópias de si mesmo, que se agrupam as suas costas. As cópias de Paper Mario passam então a se tornar suas vidas - isto é, ao receber dano, uma das cópias é eliminada. As cópias são importantes na hora de Paper Mario atacar: quanto mais cópias, mais dano será causado. Porém, é necessário uma sincronia do jogador a fim de atacar com todas as cópias ao mesmo tempo.

Também existem habilidades que podem ser realizadas com os 3 personagens. Obviamente, elas se baseiam em brincadeiras com o fato de Paper Mario ser de papel, e muitas vezes, utilizam as cópias geradas pelo herói de celulose. Por exemplo, um dos golpes, chamado Trio Shoryuken, faz Mario e Luigi arremessarem as cópias de Paper Mario nos inimigos.

O último modo disponível, chamado Papercraft Battle, é completamente novo. Nele, Mario, Luigi e Paper Mario estão em cima de um Mario gigante de origami, segurado por Toads em sua base. A frente, existem diversos Goombas gigantes de origami, que precisam ser derrotados.
É como um jogo de sumô: o jogador pode apertar B para investir em um Goomba e, quando este ficar tonto, basta apertar o botão A para pular em cima dele. Tudo isto gasta uma barra de energia, que é recuperada quando o jogador se posiciona em cima de um círculo para apertar o botão A na hora certa, de acordo como ritmo da música. Um pequeno e divertido sistema que foge do gameplay tradicional.


Mario and Luigi: Paper Jam se parece muito com Mario and Luigi: Dream Team (inclusive, os gráficos são idênticos). Se você gosta da franquia, e já zerou seu antecessor, então aqui está uma boa opção para seu acervo de jogos do 3DS.

Leia Também

Nintendo - 05/07/2016

Zelda: Breath of The Wild ganha prêmio Best of Show no E3 2016 Game Critics Awards

Mesmo com uma apresentação que praticamente só focou em um único jogo, a Nintendo teve grandes vitórias na E3 2016 Game Critics Awards. Foi anunciado hoje que The Legend of Zelda: Breath of The Wild foi escolhido com...

Leia Mais...

Nintendo - 18/06/2016

Fã pede namorada em casamento no estande da Natsume na E3

Logan Talbert e sua namorada Caitlin Wheeland são fãs de Harvest Moon. E qual seria a melhor maneira de pedi-la em casamento? É claro que fazendo referência ao jogo que ambos amam. Tudo foi feito dentro do estande d...

Leia Mais...