Nintendo - 18/06/2015

Hands-On: PoPoLoCrois: A Story of Seasons Fairytale


Já disse isso aqui algumas vezes, mas fiquei muito feliz quando PoPoLoCrois foi anunciado para o 3DS. Tanto por ser um anime clássico que assisti na minha infância, quanto pela mecânica similar ao Rune Factory. Bem, PoPoLoCrois: A Story of Seasons Fairytale estava disponível para ser testado na estande da XSEED na E3, e não perdi tempo para ver se minhas expectativas foram cumpridas.

O jogo é bem diferente do que eu esperava. Primeiro porque o sistema de RPG é muito mais clássico: com batalhas por turnos e exploração de dungeons. Sua party pode ter até 3 membros além de Pietro. Mas os demais personagens clássicos de PoPoLoCrois não estavam presentes. No lugar deles, um casal de humanos e um lobo te acompanhavam.


Não existe muita exploração a ser feita dentro do game, e isto me deixou um pouco decepcionado. Na verdade, o jogador pode se locomover simplesmente ao selecionar uma localização no mapa, exceto enquanto você estiver dentro das dungeon.
Dentro das dungeons, o jogador deve explorar ambientes temáticos, eventualmente sofrendo encontros aleatórios de inimigos. No final, o jogador deve enfrentar o chefe da dungeon a fim de sair dela.

As batalhas são no estilo tático, e permitem que o jogador se movimente e ataque ou utilize uma habilidade com custo de MP. A única pequena diferença dos demais jogos clássicos do estilo é que os personagens se movem dentro de uma área maior. E ocupam mais blocos de movimentação.


Algumas pessoas não costumam gostar de fazer grind. Para estas, tenho uma boa notícia: as batalhas podem ser ajustadas para o modo automático. E diga-se de passagem, este modo é inteligente o suficiente para fazer as melhores opções: como atacar o inimigo com menos HP, ou utilizar habilidades de cura etc. Pessoalmente, não gosto desta opção, porque acredito que tira a emoção de enfrentar desafios. Mas como é uma configuração opcional, não posso reclamar muito.

O jogador pode voltar para a fazenda de Pietro a qualquer momento. Nela, o gameplay é parecido com Story of Seasons: onde o jogador deve plantar, colher frutos e cuidar de seus animais. O único problema é que tudo foi feito para o jogo ser mais fácil do que os demais jogos de simulação de fazenda.
Seus frutos não morrem. Tal qual como seus animais. Eles apenas permanecem como estão, e o jogador ainda recebe uma notificação na tela assim que eles necessitarem de cuidados. Logo, você não precisa cuidar de sua fazenda para progredir no jogo. Basta seguir no modo RPG.


Parece que esta foi a primeira vez que a XSEED esteve na E3. E ela cometeu algumas falhas. O jogo de PoPoLoCrois não estava 100% traduzido (na verdade, a maioria dos textos ainda estavam em japonês). E eles tiveram a infeliz ideia de deixar o jogo na versão para os desenvolvedores a disposição para testes. De repente, eu descobri como ativar o modo debug. E a partir deste momento, o céu foi o limite para as coisas que eu pude testar.


Me desapontei um pouco com PoPoLoCrois: A Story of Seasons Fairytale. Ele é muito mais simples do que um jogo de Rune Factory, e o sistema de simulação de fazendas deixou a desejar. Não deixarei de comprar o game, mas terei expectativas bem menores para a versão final.


Revisão: Caio Gomes

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